Para gostar de ler


Pra mim não existe esta história de “Ah eu não gosto de ler”, para mim o que existe são pessoas que ainda não encontraram o seu tipo certo de leitura.  Pensando nisso resolvi fazer uma pequena lista com dicas de livros para quem quer começar a se aventurar pelos principais gêneros da literatura atual e também sugestões para quem já é apaixonado por esse universo.

1- Infanto-juvenil: é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes, tendo seus personagens principais variando até os 14 anos. A temática pode ser sobrenatural, distopia, aventura e etc. Geralmente é aqui que encontramos aqueles livros que são capazes de agradar leitores das mais variadas faixas etárias.

Para ler: Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Pequeno Príncipe, A Marca de uma Lágrima, Alice no País das Maravilhas, O Estudante, Fala Sério Mãe, Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, Diário de Uma Garota Nada Popular, As leis de Allie Finkle para meninas: Dia da mudança, Caçadores de Tesouros, Turma da Mônica: Laços , Darkmouth - Os Caçadores de Lendas e A Droga da Obediência.

2 - Young Adult: é um gênero voltado para jovens adultos, com personagens entre 15-18 anos. São livros em geral sobre a adolescência. Podem ser sobrenatural, distopia, contemporâneo, de época e etc.



3 - New Adult: Os personagens variam de 18 a 25 anos, geralmente as histórias se passam no período da faculdade, marcando a transição da adolescência para a vida a adulta. Suas histórias possuem um conteúdo de cenas mais explícitas de romance, assim como uma linguagem mais vulgar em alguns casos. 

Para ler: Belo Desastre, Easy, Química Perfeita, Métrica, Perdendo-me, Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo, Paixão sem Limites.

4 - Chick-Lit: é a literatura voltada para mulheres. Suas histórias são romances leves, divertidos, que são o retrato da mulher moderna e independente.  Nesta categoria estão aqueles livros que são a garantia certa de boas risadas.

Para ler: Qual seu Número, Azar o seu, Tamanho 42 não é gorda, Melancia (ou melhor todas da Marian Keyes), Dizem por aí... Bolsas, Beijos e BrigadeirosO Homem Perfeito

5 - Sicklit: são livros que fazem a gente parar e pensar e trazem histórias com desfechos não tão felizes e geralmente temas como depressão, distúrbios alimentares, suicídio, bullying, doenças graves e etc., estão presentes.


É claro que existem mais gêneros que ficaram de fora, mas não pensem que eles foram esquecidos. Para não ficar uma postagem muito grande e cansativa resolvi dividir em partes, em breve mais dicas de leitura.
Agora quero saber de vocês quais seu estilo de leitura preferido e que livros vocês me recomendam? 

16 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oie, tudo bem? Gosto de ler desde sempre. Amo um bom suspense, policial, romance e também histórias adolescentes rs Acredito que se a pessoa diz não gostar de ler é porque não encontrou uma história que conquistou seu coração. Quando ela encontrar um gênero que atenda suas expectativas, com certeza mudará de opinião. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o fato de você separar por categoria, assim sempre fica mais fácil saber qual o estilo que agrada mais a cada um né

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ler, mas com a correria do dia a dia ultimamente está impossível. Gostei da dica de separar por categorias

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa separação em categorias com o intuito de nortear melhor o estilo literário de cada pessoa! Eu mesma não consigo me prender à maioria dos livros, mas fantasia ganha meu coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ler com muita frequência , a leitura é vida ♥ Gosto de ler livros espirituais / romance , sempre antes de dormir , me relaxa eu fico em paz.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do texto. Nunca entendi como alguém pode simplesmente não gostar de ler. Eu amo! Acho que quando lemos entramos em uma nova aventura e deixamos a nossa vida de lado por um tempo. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amo todos esses gêneros, mas sempre me apaixono pelos Sicklit's, mesmo sabendo que irei sofrer depois! ahahaha Beijo ♥

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver você separar as categorias. Eu estou doida para ler A Culpa é das Estrelas que ainda não li, acredita? Só assisti o filme várias vezes rs

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros tipo New Adult, porque é o momento que estou vivendo. E estou dentro de uma dessas idades.

    ResponderExcluir
  10. Eu amei seu post !Eu gosto mais do tipo Sicklit e inclusive gostei muitos das suas indicações,pretendo ler todos .

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Tudo joia? eu gosto de ler de tudo um pouco, então acaba que nem divido em categorias, acho que gostaria de ler este "Tamanho 42 não é gorda". Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, já conheci as divisões de categorias, mas o seu ficou muito bem explicadinho e adorei a separação de temas. Estou lendo um New Adult chamado Meu Romeu, é muito divertido como a escrita é xula e popular, do jeito e assuntos (sexo) que falamos diariamente com nossos amigos. Como faz quando se é uma pessoa de 21 anos e lê infanto-juvenil até hoje auhauha? dos Young Adult não sou muito fã, só li dessa lista Starters, e não curto muitoesas distopias adolescentes. Já quis ler Fazendo Meu Filme, mas acabou saindo da minha lista a anos. Gostaria muito de Ler Os 3 Porquês.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  13. Já salvei esse post para não esquecer nenhum desses termos haha :)

    Eu amo ler, e me encaixei em praticamente todas as categorias, mas meu gênero preferido é o infanto-juvenil e o Young Adult. Meus livros preferidos se encaixam nos dois: Alice no País das Maravilhas e a série "O Lado Mais Sombrio" <3

    ResponderExcluir

  14. Já salvei esse post para não esquecer nenhum desses termos²
    Quando eu era criança eu lia muito gibi... E o meu carater literario foi se moldando com o tempo... Eu não conhecia esses termos, apesar de ter lido vários desses livros que você citou.

    BJO

    ResponderExcluir
  15. Olá! disse tudo tudo, também acho que não existe essa de '' Eu não gosto de ler'' o mundo da leitura tem tantas variedades de livros para ler que é impossível não se cativar por um né? eu sinceramente amor ler principalmente Young Adult .
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Concordo totalmente com você, quem não gosta de ler ainda não encontrou seu gênero favorito (e/ou tem preguiça de procurar).
    Particularmente não sou fã de nenhum dos que você listou aqui, sou mais adepta de fantasia, romance histórico, thrillers, ficção científica, mas dou muito valor à literatura infantojuvenil, e algumas obras superam muito romance adulto por aí em qualidade e profundidade de história.

    Post super importante. <3
    Beijo!
    Amanda
    Metamorphya••• Particpe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino