9 Dicas para desenvolver o hábito da leitura



Olá, leitores ávidos e aspirantes a devoradores de livros! Se você está aqui, provavelmente deseja incorporar o hábito da leitura em sua rotina diária, mas talvez esteja se sentindo um pouco intimidado ou sem saber por onde começar. Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo!


1. Comece com livros que você goste: escolha livros que tenham a ver com seus interesses e que você tenha vontade de ler. Muitas vezes aquele livro que tá super em alta no Tik Tok, não faz o nosso estilo e ler só porque todo mundo está lendo pode ser um pouco frustrante, principalmente se sua opinião for um pouco diferente. 

Uma boa forma de escolher é buscar por temas que você tenha interesse no momento. Por exemplo, você ama doramas, então que tal buscar por livros que possuem essa temática? Outra dica é buscar por sugestões de pessoas que possuem um gosto semelhante ao seu, assim a chance de você curti  a leitura aumentam bastante. 


2. Experimente diferentes formatos de leitura: além dos livros físicos, experimente ler e-books, audiobooks (sim, eles contam como leitura). No começo pode parecer estranho não ter o livro físicos em mãos, mas depois de um tempo você irá descobrir as facilidades que o e-book traz na hora de manter o hábito de leitura, assim como o audiobook. 


3. Defina um objetivo de leitura:  agora que você já definiu qual  um tema ou gênero que você goste e estabeleça uma meta de leitur, ela pode ser de quantos livros ou páginas você deseja ler por dia/semana/mês. Para algumas pessoas definir metas pode ser algo assustador e até limitante, então uma ótima forma para fazer isso de uma forma leve é não definir uma quantidade de livros e páginas, e sim estipular ler todos os dias por pelo menos 10 minutos.  


O Skoob é uma ótima ferramenta para te ajudar nessa organização. Para quem não conhece o Skoob é uma rede social criada para quem ama ler. Lá podemos conhecer outros leitores, editoras, novos livros, autores, participar de grupos e sorteios. Também temos nossa estante onde organizamos nossos livros em lidos, lendo, vou ler, relendo, abandonados, troco, favoritos, desejados, emprestados, tenho, meta, histórico de leitura. Podemos dar notas as livros  e fazer resenhas dos mesmos. O legal é que podemos ver a avaliação do livro e termos uma ideia se vale a pena ler ele ou não de acordo com nosso gosto literário. 


4. Estabeleça um horário regular para a leitura: escolha um momento do dia em que você esteja mais disposto e disponível para dedicar tempo à leitura. Às vezes a gente só consegue fazer as coisas se separar um tempinho na agenda, então que tal deixar reservado todos os dia um tempo só para a leitura? Pode ser alguns minutos antes de dormir, pela manhã antes de começar a rotina do dia... Comece com 10 ou 15 minutos por dia e vá aumentando o tempo conforme seu hábito de leitura se desenvolve.


5. Crie um ambiente para a leitura: a gente sabe que nem sempre isso vai ser possível, mas vale a pena adaptar essa ideia para sua rotina.  Então escolha um local tranquilo e confortável, com boa iluminação e com o mínimo de distrações possível



6. Leve um livro sempre com você: ter um livro aconchegante para sua leitura faz toda a diferença, porém não deixe de aproveitar os momentos de espera ou intervalos para ler um pouco, como em filas, transporte público ou salas de espera. 


7. Busque apoio de grupos ou clubes de leitura: nem sempre vai ser fácil manter um rotina de leitura, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, então uma forma de dar aquele empurrãozinho para as coisas não saírem dos trilhos é participar de grupos online ou presenciais para discutir livros e compartilhar experiências de leitura.


8. Faça anotações durante a leitura: faça anotações ou marque as partes que mais gostou para retomar posteriormente, mas também para identificar o que mais de atraí em um livro, quais tipo de personagens você se identifica mais. 

9. Não se cobre demais: leia no seu próprio ritmo e não se preocupe em ler todos os livros do momento ou em seguir uma lista de leitura obrigatória. O importante é desenvolver o hábito de leitura e aproveitar o prazer que a leitura pode proporcionar. Ler com intenção vai ter permitir ter uma experiência muito mais significativa. Afinal qualidade vale muito mais que quantidade. 




Agora contam para gente qual outra dica você adicionaria a esta lista? 

7 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Essas dicas são preciosas. Amo ler. Ler faz bem para o corpo e para a mente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Adorei as dicas!!! E mesmo sendo uma leitora assídua, ainda aplico várias delas no meu dia a dia :)

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho a facilidade de gostar de ler, mas para quem já não tem esse habito estas dicas são muito úteis!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  4. This post is so useful for me because I am trying to get back to reading a lot again
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  5. Dicas extremamente valiosas, amei.
    Beijinhos

    lendocomrenata.com

    ResponderExcluir
  6. Oie meninas! Tudo bom?
    Eu costumo dizer que quem não gosta de ler é porque não achou o livro certo.
    São ótimas as dicas para começar o hábito!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, meninas. Eu sou uma leitora assídua, mas às vezes é bom pegar novas dicas com outras pessoas, pois sempre tem algo novo que podemos testar, né? Eu passei a fazer anotações das minhas leituras pelo app do Skoob e me foi a melhor coisa. Fora que, por ser uma rede social, dá para interagir com as pessoas também, hehe. Eu mantenho o kindle na bolsa comigo, independente pra onde vou. Nunca se sabe quando terei um tempo livre, já faz uma diferença gritante no saldo de leitura do dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino