Blogs literários que vale a pena conhecer


Dia 31/08 é comemorado o Dia do Blog, e fiquei pensando em uma forma de não deixar a data passar em branco e que de alguma forma combinasse com os temas que escolhi abordar na blogagem coletiva Sexta do Blog

Bem se antes eram tantos os blogs existentes que era praticamente impossível a gente conhecer todos. Hoje, na maioria das vezes a gente acaba sempre visitando os mais famosos porque eles tem mais visibilidade e são de fácil acesso, já que na correria do dia a dia é complicado procurar e conhecer coisas novas.  Pensando nisso no primeiro rascunho desta postagem eu tinha listados alguns blogs, mas depois de um tempo refletindo sobre resolvi listar postagens que se destacaram ao meu ver durante o mês de agosto, assim seria mais fácil compartilhar um número maior de blogs por aqui sem ficar cansativo e de quebra já indicar conteúdos interessantes para vocês aproveitarem durante o final de semana, porém,  para minha surpresa boa parte do conteúdo que consumi não foram produzidos este mês, e alguns datavam de 2019. É um pouco triste ver blogs incríveis sendo deixados de lado, o que faz inciativas como a #SEXTADOBLOG ser tão importante.

E agora? O que fazer? Quando o plano B não funciona a gente volta para o A. Provavelmente você deve conhecer vários “Booktubers” e “Bookstagrammers, boa parte dos blogueiros literários que eu comecei acompanhar em 2009/2010 migraram para o Youtube e Instagram deixando os blogs de lado, e não isso não é uma crítica. Então aproveitando a atual  situação dos livros no Brasil (para entender do que estou falando acesse Você já defendeu o livro hoje?), resolvi indicar 10 blogs literários para conhecer, principalmente para quem assim como eu prefere mil vezes tirar um tempinho para ler as novidades literárias e descobrir novas sugestões de leitura.  Bora lá conferir!



Viaje na Leitura

O Viaje na Leitura foi criado em novembro de 2009. Há anos, ele proporciona aos seus leitores  conhecimento do universo literário com resenhas, dicas de leitura e tudo relacionado ao mundo mágico  dos livros. Seu slogan " A leitura é a passagem sua imaginação a viagem!" define o conceito do que queremos transmitir aos nossos leitores: o prazer de viajar sem sair do lugar!
Este foi um dos primeiros blogs literários que conheci e fico feliz em ver que ele segue firme e forte no seu propósito.

Vento do Leste

Anteriormente o blog se chamava 18 primaveras e abordava vários assuntos, mas em 2018 ele passou a se chamar Vento do Leste . Com essa mudança o blog passou a ter como foco o universo literário, mas ainda é possível ver outros temas por lá como filmes e música.

Amiga da Leitora

Criado em 06 de Outubro de 2010, o blog surgiu da necessidade que Thais Teixeira tinha de interagir com pessoas que gostassem dos mesmos assuntos que ela, como livros, séries, filmes, decoração e até mesmo seus sonhos ou sentimentos mais profundos.
O Amiga da Leitora também faz parte dos blogs raízes, e ainda que ela esteja presente em outras plataformas as conteúdo do blog não foi deixado de lado. Além das resenhas, as fotografias que ilustram as postagem enriquecem ainda mais o conteúdo. 

Resenhando

Acredito na magia dos livros e guiada por esse sentimento, entendi que queria mais do que apenas ler, precisava compartilhar com o mundo. Facilitando o acesso às histórias e quem sabe provando, que só não gosta de ler, quem não foi apresentado para a leitura da melhor maneira. Foi assim que nasceu o Blog Resenhando, nessa mistura de amor e encantamento,  que me permite divulgar as mais diversas viagens que podemos fazer, sem sair do lugar.
Além dos livros, também dá para encontrar dicas de filmes e séries por lá. 

Estante Diagonal

O Estante Diagonal foi criado em 2014 com o objetivo de criar uma simples biblioteca virtual. Um lugar onde eu poderia registrar todas as discussões que as leituras me traziam, um lugar que depois de meses, eu poderia voltar para tal livro e reviver a experiência. A ideia foi crescendo e ganhando leitores, de acordo com o feedback que recebíamos o nosso objetivo maior passou a ser compartilhar ideias e opiniões de forma mais ampla, um lugar que poderíamos discutir junto com nossos leitores e demonstrar nossa paixão por histórias e livros.
Uma das coisas mais legais que eu acho neste blog são as entrevistas. Elas são um diferencial a mais.

Livros e Citações

O blog Livro e Citações reúne as principais notícias do universo literário. Lá você descobre os últimos lançamentos, novidades das adaptações literárias, resenhas, dicas.


 A criadora Maria Luiza tenta trazer a sua forma de ver o mundo para os seus posts, de forma que possa discutir temáticas interessantes de uma maneira divertida. Também adora compartilhar dicas, sejam elas de beleza, moda ou estilo de vida.

Queria estar lendo

Para todos aqueles que, ao menos uma vez no dia, pensam Queria Estar Lendo, esse é o espaço cheio de #grlpwr para trocar ideias, opiniões e dicas de leituras!

Fome de Livros

O fome de livros surgiu em 2012 e é fruto da nossa nossa paixão pela leitura e da necessidade de conversar com outras pessoas sobre nossos livros favoritos. Resenhamos diversos gêneros e esperamos que todos aproveitem esse cantinho para debater as leituras recentes. 

Minha Vida Literária

O Minha Vida Literária é um blog voltado ao universo da literatura. Fundado em Julho de 2011, aborda diferentes gêneros literários, sendo conhecido principalmente pelas resenhas de romances e chick-lits, gênero, no qual, é considerado uma das referências no meio. Com o intuito de incentivar a leitura, conta com resenhas e indicações de livros e de filmes adaptados, notícias do universo literário e assuntos diversos relacionados ao tema principal. 
Como a própria definição do blog diz ele é conhecido principalmente por suas resenhas chik-lits, esse é um dos detalhes que mais gosto nele. Inclusive já resenhamos aqui no blog um dos livros da Aione Simões (Escrito nas Estrelas?), criado do blog Minha Vida Literária. 

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado das dicas! Agora me contem que tipo de blogs vocês costumam acompanhar? Deixe seus favoritos aqui nos comentários para que eu possa conhecer e visitar também. 



6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oi, Ane!
    Acho tão importante o trabalho que os blogs literários fazem! É muito legal ver uma lista tão completa quanto a sua por aqui.
    Dá vontade de continuar lendo os blogs e os livros que eles indicam!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista de blogs literários! Muito deles não conhecia, é muito bom saber, vou começar a acompanhar o trabalho deles ♥

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu AMEI suas indicações! Apesar de ler relativamente pouco, a maioria dos blogs que eu frequento atualmente, seja pelo conteúdo do blog em si ou pelas postagens complementares em redes sociais, são literários. Dá vontade de ler tudo que a galera indica, né? Acho que meu "top 3" é Retipatia, A Garota Que Bebeu a Lua e Sai da Minha Lente, e das suas indicações AMO Resenhando Por Marina, Janela Literária e Estante Diagonal - preciso conhecer os outros!

    ResponderExcluir
  4. eu amei demais as indicações, já estou saindo daqui e indo conferir todos os blogs

    essa sexta do blog foi maravilhosa, foi tão bom resgatar esse hábito <3

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  5. Ah!

    Achei lindinho demais as indicações, até dei uma visitada.

    https://www.jinformal.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo vários desses blogs! São tudo! ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino