Um passo de cada vez


Da mesma autora de Céu sem estrelas, esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos  a novos caminhos.

Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido.

Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento — e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e novas possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos enquanto guarda tantas feridas de seu passado?

📖Skoob 👍Avaliação Final:  💳Onde Comprar: Amazon | Submarino | Skeelo 


Aviso de conteúdo: Este livro aborda temas como assédio sexual, bullying e transtorno alimentar.


É incrível a sensibilidade que a Iris tem que abordar em seus livros temas sérios de uma forma leve e cuidadosa, e que suas palavras funcionem como um abraço apertado daqueles que nos confortam. Não li a primeira versão lançada desse livro (Confissões on-line), mas posso dizer que Um Passo de cada vez consegue conversar tanto com quem foi adolescente lá nos anos 2000 quanto com quem faz parte dessa geração conectada.


Muita gente implicava com o meu corpo, algo que eu sequer considerava um problema. Mas a única certeza que eu tinha era que eu ser gorda não servia de motivo para o que aconteceu. Meu peso não tinha a ver com a falta de caráter das pessoas. 


Através da Mari a autora nos convida a embarcamos em uma montanha-russa de emoções, e o lado fangirl da personagens conversa com o nosso nos lembrando quantas vezes a música nos salvou em dias difíceis e serviu de trilha sonora para os nossos melhores dias. 


Eu adoro a sensação de tropeçar nunca música, encontrar as palavras certas meio sem querer, a melodia perfeita para expressar aquilo que não consigo colocar em palavras. 


Ler Um passo de cada vez é não se lembrar de Daisy Jones and The Six foi praticamente impossível, já que ambos os livros apresentam bandas que marcaram uma geração graças a conexão do grupo e suas letras. Sem contar que ambas as bandas possuem uma música chamada "Aurora". Outro livro que veio a memória durante a leitura foi Garotas de Vidro, que inclusive a autora diz na entrevista no final do livro que serviu de inspiração para ela para abordar a temática de transtorno alimentar na obra, porém, aqui a autora trouxe o assunto de uma maneira mais sutil, mas ainda sim impactante nos fazendo refletir sobre o assunto. 


Foi preciso ser deixada de lado para me dar conta de que estava tentando caber num lugar que nunca teve a minha medida. 


A narrativa é fluída e os personagem são daqueles que são fáceis de a gente se identificar ou reconhecer na vida real. Ao final da leitura terminamos com o coração aquecido e um lembrete de que por mais impossível que as coisas pareçam ser ou por mais difícil que seja o momento que a gente se encontre, precisamos viver um passo de cada vez, não desistir, porque é aos poucos que as coisas vão se ajeitando.


Acho que às vezes tentamos fazer tantas coisas grandiosas e esquecemos que o que realmente importa é o que fazemos entre os gestos grandiosos.  


Agora conta pra gente você já leu algum livro da autora? Se sim, qual seu favorito? 


Não deixe de conferir também:  Pisando em Nuvens | De Olho Nela

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino