Depois do Sim



Depois do sim é uma leitura leve, divertida e ao mesmo tempo tocante e profunda sobre a complexidade dos relacionamentos que dão sentido às nossas vidas.

Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar. Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.

 📖Skoob 👍Avaliação Final:     💳Onde Comprar: Amazon


Para quem acompanha o blog a algum tempo sabe que não é nenhum segredo que a Taylor Jenkins Reid se tornou uma das minhas autoras favoritas. Acho incrível a forma criativa que ela tem de explorar outras formas de narrativa como vemos em Os sete maridos de EvelynHugo, Daisy Jones & The Six e Evidences of de Affair, mas ao menos tempo consegue inovar contando sobre assuntos comuns do cotidiano como Em Outra Vida, Talvez?Amor(es) Verdadeiro(s) e Depois Do Sim.


Vocês querem muito esse lance de família normal. Você queria tanto que conheceu alguém aos dezenove anos e foi até o fim sem pensar duas vezes.


Depois Do Sim é o segundo romance da autora, originalmente publicado em 2014, mas que só chegou ao Brasil em 2020. Este era um livro que eu estava ansiosa para o lançamento, no início a leitura fluiu bem, porém, chegou um ponto que não fluía mais. Acredito que isso se deva não porque a história não fosse boa, mas pelo momento caótico que estávamos vivendo no ano passado, e de certa forma ainda estamos. Esse ano resolvi retomar a leitura finalmente e cá estou para compartilhar com vocês o que eu achei. 


O livro se divide em cinco partes. Em Para onde vão as coisas boas (parte 1), acompanhamos como Lauren e Ryan se conheceram e como com o passar dos 11 anos de relacionamento chegaram à conclusão que já não estavam mais felizes juntos. Como uma forma de tentar salvar o casamento eles decidem passar um ano separados, sem nenhum tipo de comunicação entre eles.


Sua vida amorosa precisa ter amor. Se não tiver por mais que você tente, se for você for sincera, justa e boa, e decidir que a relação chegou ao fim e que é preciso procurar o amor em outro lugar, então... o que mais o mundo pode exigir de você? 


Em Chuva de outono (parte 2), é aquele momento da história em que Lauren se vê pela primeira vez em muito tempo sozinha. Encarar que talvez tenha fracassado como esposa não é uma tarefa fácil, principalmente quando sua família ama seu marido e acreditam que vocês são um exemplo de casal perfeito. Já quando chegamos em O amor é assim (parte 3) vemos Lauren mais confortável com a própria situação, e entendendo que ainda que seja difícil, ela pode sim levar uma vida longe de Ryan e que haver alguma alegria nisso.


Em Quase o tempo todo (parte 4), Lauren se dá conta de que ainda não sabe como proceder quando o ano chegar ao fim. Será que vale a pena insistir em algo que se mostrou falho ou talvez seja melhor recomeçar e ver no que vai dar?  E por fim temos Nada se compara a você (parte 5) onde finalmente descobrimos se Lauren e Ryan vão ou não ficar juntos.


 Vou lhe revelar um segredinho. É uma lição aprendida por quem já enfrentou as mais terríveis tragédias, e um segredo que imagino que você já saiba: o sol sempre nasce. Sempre. O sol nasce na manhã seguinte quando as mães perdem seus bebês, quando os homens perdem suas mulheres, quando os países perdem suas guerras. O sol nasce independente das nossas dores. Por mais que acreditemos que o mundo acabou, o sol sempre nasce.


Durante a leitura da parte um e dois tive a mesma sensação de quando li Em outra vida, talvez (você pode conferir a resenha aqui). Porém, a partir da parte três a história conseguiu prender minha atenção de tal modo que foi difícil largar o livro antes do final. Eu não estava preparada para a parte quatro e cinco. Acho que a última vez que me emocionei com uma história assim foi em O DiárioDe Suzana Para Nicolas.


Depois do sim fala sobre as várias facetas do amor, não apenas através do relacionamento da protagonista, mas de todas as pessoas que a cercam.  É interessante podemos ver as várias formas de amar e como isso pode ser aplicado nos vários tipos de relacionamento, não necessariamente os românticos, que temos ao longo da nossa vida. Amar e ser amado não é garantia de felicidade, mas o amor é um elemento fundamental para a base de qualquer relação. Ao terminar o livro me senti com o coração aquecido e com o aprendizado de que mesmo quando tudo parece não ter solução se nós acreditarmos que vale a pena, então não devemos deixar de tentar!

 




1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Olá, meninas.
    Eu só li um livro da autora até agora, o da Evelyn Hugo, que amei. Mas depois começou essa pandemia e como os livros dela geralmente puxam mais para o drama, eu não consegui ler mais nenhum. Estou fugindo de livros assim no momento. Mas quero ler esse e todos dela porque amei a escrita dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino