Chuvas esparsas


Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor cheias de personagens confusos, encantadores e, acima de tudo, profundamente humanos.

O primeiro Natal na casa dos pais do namorado é sempre inesquecível. Uma garota conhece um garoto acampando na porta de um cinema. Dois melhores amigos debatem os méritos dos bailes do ensino médio. Um príncipe se apaixona por uma troll. Até o próprio Simon Snow retorna para uma aventura natalina. Rainbow Rowell, com sua já conhecida maestria narrativa, oferece aos leitores contos onde o acaso, o amor e os bons encontros têm lugar garantido ― assim como o sorriso ao fim de cada leitura.

📖Skoob 👍Avaliação Final:   ✩ 


Fãs de Rainbow Rowell, preparem seus corações! Chuvas Esparsas chegou para matar a saudade pelas histórias criadas da autora. E para quem ainda não conhece a escrita de Rainbow, este é o momento perfeito para se aventurar por suas narrativas e se encantar com sua sensibilidade para criar histórias cativantes. Prepare-se para rir, se emocionar, passar um pouquinho de raiva e se apaixonar pelas páginas deste livro.

Chuva Esparsas reúne nove histórias que exploram temas como amor,  amizade e uma pitada de magia. São eles: “Meias-noites”, “Escrito nas estrelas”, “Músicas para esquecer um ex de merda”, “O baile de inverno”, “Se o destino permitir”, “O príncipe e a troll”, “Mensagens confusas”, “Convidado para o natal” e “À espera”.

Sabe como a gente se expõe quando é jovem? Só que, com o tempo talvez a gente não queira mais mostrar tanto aos outros. Talvez essas coisas sejam mais valiosas se as guardamos pra nós.

Ambas as histórias são leituras que ainda que apresentem poucas páginas são capazes de nos fazer sentir o que os personagens estão vivenciando naquele momento, seus altos e baixos, e quem já acompanha os livros da autora sabe que ela não traz personagens perfeitinhos, o que faz com que a gente se identifique com eles.


Acho que não teve nada de especial no fato de nos apaixonarmos e depois voltarmos atrás. É a coisa mais normal do mundo, e essa é a pior parte. Saber quão insignificante foi o nosso relacionamento.


Embora curtas, as histórias nos transportam para a realidade dos personagens, permitindo que acompanhemos seus altos e baixos como amigos de longa data. A autora possui uma habilidade de criar figuras complexas e autênticas, o que torna os personagens tão humanos e próximos de quem lê permitindo que nos identifiquemos com suas lutas, conquistas e emoções. 


Estou cansado de esperar que as coisas melhorem. Tenho a impressão de que é melhor nos reunirmos antes que as coisas piorem. 


Como é de se esperar neste tipo de livro a gente sempre tem os nossos contos favoritos, por aqui os meus foram: Músicas para esquecer um ex de merda, Convidado para o natal e Escrito nas estrelas. 

Em Músicas para esquecer um ex de merda temos a trope "strangers to friends to lovers", muita música e vários momentos fofos e divertidos.  Já em Convidado para o natal é uma feliz surpresa para quem se encantou pelas aventuras de Simon e Baz em  Fangirl e/ou Sempre em Frente (Carry On). Você vai  amar reencontrar esses personagens tão queridos. Mas já adianto este conto se passa após os acontecimentos de Venha o que vier,  terceiro volume da trilogia. 

Escrito nas estrelas  já havia sido lançado aqui no Brasil como Universos Afins, e nele temos amizades inesperadas em uma fila de cinema, Star Wars e várias situações que quem é fã vai se identificar.  Mensagens confusas e a À espera tinha tudo para estrar na lista de favoritos já que também são ótimas histórias, porém, senti falta de terem um final fechado e adoraria saber qual o desfecho dessas histórias. Inclusive se você gostou de Anexos e Ligações acredito que vá gostar de Mensagens confusas.  

Se o destino permitir foi um conto que despertou um mix de sentimentos, pois se passa no período da pandemia então é meio que impossível durante a leitura não ser transportada para aquele momento. O príncipe e a troll traz uma mensagem importante, mas de todas as histórias foi a que menos consegui me conectar. Já O baile de inverno Meias-noites, foram histórias que achei medianas, não amei nem detestei. 


De modo geral Chuvas esparsas é a escolha perfeita para momento que buscamos uma leitura leve e divertida, mas que também traga assuntos importantes para refletirmos sobre. 


Curiosidade: dos nove contos que compõem este livro, quatro deles já haviam sido publicados, inclusive um deles já havia sido lançando aqui no Brasil pela editora Novo Século, são eles:  "Meias-noites" e "Escrito nas estrelas" (Almost Midnight: Two Festive Short Storie), Se o destino permitir (If the Fates Allow: A Short Story) e o Principe e a troll (The Prince and the Troll Faraway collection). 





1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Parece ser uma leitura bem fluida e boa. Gostei muito de ler a resenha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino