Oli procura uma (nova) melhor amiga

 

Foto Original: Estée Janssens, via Unsplash


Neste livro superdivertido, uma garota vai se meter nas maiores confusões para conseguir encontrar, a qualquer custo, uma nova melhor amiga.

Oli e Fafá são melhores amigas. Elas estão sempre juntas no intervalo, não perdem um episódio da novela coreana de que mais gostam e até inventaram a melhor comida do mundo, o coxinhole (metade coxinha, metade rissole). Mas quando Fafá conta que vai mudar de escola, o mundo de Oli vira de cabeça para baixo: como é que ela vai sobreviver sem a sua fiel escudeira?

Ela decide, então, tomar uma atitude e encontrar logo uma nova melhor amiga. As candidatas são Valentina, Fernanda, Nina e Tábata. Mas as garotas têm personalidades muito diferentes, e Oli vai ter que ser bastante criativa para tentar se aproximar de cada uma delas – uma tarefa bem mais difícil do que parece.

Nessa narrativa leve e muito engraçada, Janaina Tokitaka apresenta aos jovens leitores uma menina determinada e que não tem medo de errar – que ganha ainda mais graça com os traços do ilustrador Fits.

📖Skoob 👍Avaliação Final:   💳Onde Comprar: Amazon


Para Oli a mudança de escola da sua melhor Fafá é quase equivalente ao fim do mundo,  e ela não está lidando nada bem com a notícia.  Inspirada pela Kim Sung, protagonista de Lágrimas do Sucesso seu Dorama favorito, ela decide buscar entre suas colegas de escola alguém para ocupar o lugar de Fafá, se é que isso seja possível. Para isso, ela aproveita todas as oportunidades que encontra para se aproximar das possíveis candidatas a nova melhor amiga tenta, porém, nem sempre as coisas saem como o planejado.


O plano de Oli me lembrou um pouco a lista que a Desi Lee, protagonista do livro Isso Que a Gente Chama de Amor, criou para conquistar o garoto dos seus sonhos. Ambas são apaixonadas pelo  universo dos K-dramas e os usam como inspiração para conquistar seus objetivos. Já os dilemas que Oli vivencia são similares ao de Allie Finkle, de As leis de Allie Finkle para meninas : Dia da mudança, ainda que elas tenham idades diferentes. 


Uma mulher prevenida não espera, faz.


Oli procura uma (nova) melhor amiga é uma leitura rápida e divertida sobre amizade, aceitação, respeito e diversidade. O livro é indicado para leitores a partir de 8 anos, mas pode ser lido por todas as idades, porém, acredito que a galera entre 12 e 14 anos vai se identificar mais com os dilemas vividos pela protagonista já que elas traz várias situações típicas da adolescência.

 

Janaina Tokitaka através da história de Oli e suas amigas nos lembra que mudanças muitas vezes são inevitáveis, mas que ainda assim podem trazer boas surpresas,  que nenhuma pessoa pode ser substituída e que não vale a pena tentar ser outra pessoa para ser aceita, e que boas amigas se apoiam e se ajudam a conquistar seus sonhos.


Se você  está buscando um livro para presentear alguma criança ou pré-adolescente ou está procurando um leitura rápida e divertida este livro pode ser uma ótima opção! 

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino