Foto Original: Estée Janssens, via Unsplash |
Neste livro superdivertido, uma garota vai se meter nas maiores confusões para conseguir encontrar, a qualquer custo, uma nova melhor amiga.
Oli e Fafá são melhores amigas. Elas estão sempre juntas no intervalo, não perdem um episódio da novela coreana de que mais gostam e até inventaram a melhor comida do mundo, o coxinhole (metade coxinha, metade rissole). Mas quando Fafá conta que vai mudar de escola, o mundo de Oli vira de cabeça para baixo: como é que ela vai sobreviver sem a sua fiel escudeira?
Ela decide, então, tomar uma atitude e encontrar logo uma nova melhor amiga. As candidatas são Valentina, Fernanda, Nina e Tábata. Mas as garotas têm personalidades muito diferentes, e Oli vai ter que ser bastante criativa para tentar se aproximar de cada uma delas – uma tarefa bem mais difícil do que parece.
Nessa narrativa leve e muito engraçada, Janaina Tokitaka apresenta aos jovens leitores uma menina determinada e que não tem medo de errar – que ganha ainda mais graça com os traços do ilustrador Fits.
📖Skoob 👍Avaliação Final: ⭐⭐⭐ ✩ ✩💳Onde Comprar: Amazon
Para Oli a mudança de escola da sua melhor Fafá é quase equivalente ao fim do mundo, e ela não está lidando nada bem com a notícia. Inspirada pela Kim Sung, protagonista de Lágrimas do Sucesso seu Dorama favorito, ela decide buscar entre suas colegas de escola alguém para ocupar o lugar de Fafá, se é que isso seja possível. Para isso, ela aproveita todas as oportunidades que encontra para se aproximar das possíveis candidatas a nova melhor amiga tenta, porém, nem sempre as coisas saem como o planejado.
O plano de Oli me lembrou um pouco a lista que a Desi Lee, protagonista do livro Isso Que a Gente Chama de Amor, criou para conquistar o garoto dos seus sonhos. Ambas são apaixonadas pelo universo dos K-dramas e os usam como inspiração para conquistar seus objetivos. Já os dilemas que Oli vivencia são similares ao de Allie Finkle, de As leis de Allie Finkle para meninas : Dia da mudança, ainda que elas tenham idades diferentes.
Uma mulher prevenida não espera, faz.
Oli procura uma (nova) melhor amiga é uma leitura rápida e divertida sobre amizade, aceitação, respeito e diversidade. O livro é indicado para leitores a partir de 8 anos, mas pode ser lido por todas as idades, porém, acredito que a galera entre 12 e 14 anos vai se identificar mais com os dilemas vividos pela protagonista já que elas traz várias situações típicas da adolescência.
Janaina Tokitaka através da história de Oli e suas amigas nos lembra que mudanças muitas vezes são inevitáveis, mas que ainda assim podem trazer boas surpresas, que nenhuma pessoa pode ser substituída e que não vale a pena tentar ser outra pessoa para ser aceita, e que boas amigas se apoiam e se ajudam a conquistar seus sonhos.
Se você está buscando um livro para presentear alguma criança ou pré-adolescente ou está procurando um leitura rápida e divertida este livro pode ser uma ótima opção!
Olá meninas!
ResponderExcluirAs peripécias de Oli me lembra da minha adolescência. Com certeza, já passamos pelo processo de perdermos algum amigo ou ficarmos com ciúmes de algum amigo conhecendo outros amigos e agora que amadurecemos vemos o quanto é besteiro tudo isso, huahuahuahuahuahua
Mas gostei muito da indicação, com certeza deve ser uma estória em gostosinha de ser lida.
KAROLINI BARBARA (BLOG)
@karolinibarbara_
Fiquei curioso em ler. Parece ser realmente divertido.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Nossa!!! Achei super interessante. Tenho 20 anos mas me divirto lendo esses livros infanto juvenil.. 🤭
ResponderExcluir