Canva


Hoje em dia não basta apenas escrever um bom texto, é preciso saber a melhor maneira de chamar a atenção para ele através de uma boa imagem, como diz aquele ditado: "Uma imagem vale mais que mil palavras". 

Trabalhar com design não é o trabalho mais fácil e quem tem blog, site e/ou trabalha com redes sociais sabe que esse é um elemento que faz parte da rotina. Porém para nossa alegria existem ferramentas que nos ajudam a tornar o ato de criar algo mais fácil. Hoje vamos falar de uma dessas ferramentas. 

Acreditamos que vocês já devem ter ouvindo falar sobre o Canva, e  provavelmente até já tenham usando um ou outro de seus recursos, mas aprender um pouquinho mais sobre o assunto não faz mal a ninguém, não é mesmo?   


O que é o Canva



O Canva é uma plataforma online disponibilizada via desktop , dispositivos iOS e Android. Nela é possível editar imagens e criar designs de vários tipos como imagens para Pinterest, Twitter, Instagram (tanto para o feed quanto para o stories), Facebook, Blog, Tumblr, cartões de visitas, currículos, apresentações, convites, marcadores de livros, planners, banners, imagens para redes sociais, capas para livros, etc., tudo de forma simples e intuitiva através de  modelos pré-editáveis, assim como imagens, vetores e ilustrações, que qualquer um pode usar para criar o seu próprio design com um ar mais  profissional. 






Como usar o Canva


O primeiro passo é criar uma conta gratuita no Canva. Isso pode ser feito rapidamente através de um cadastro via email ou Facebook. Em seguida, é só fazer o login na plataforma  para ter acesso direto a todos os  layouts disponíveis para os mais diversos tipos de design, com as dimensões já adaptadas para cada finalidade, esse é um detalhe simples, mas que faz toda a diferença já que não precisamos nos preocupar em ter que adaptar  imagem após a edição para o local de postagem.

Além de termos acesso a vários layouts, também podemos usar vários elementos disponíveis na biblioteca, como imagens, ícones, ilustrações, vetores, formas geométricas, várias opções de fontes e cores, ou seja, acho que já deu para perceber que existem várias opções por lá, inclusive da para fazer upload da image que quisermos por lá.  




Após finalizarmos nossa criação podemos compartilhar-lha com outras pessoas diretamente da plataforma, por meio de um link, e-mail ou redes sociais, incorporá-la em um site ou baixá-lo em quatro opções de formato diferentes: JPG, PNG, PDF - Padrão ou PDF - Impressão.

Além da conta gratuita, o Canva oferece o Canva for Work, que conta com recursos de colaboração adicionais para facilitar o trabalho em equipe: pastas ilimitadas para organizar projetos, armazenamento ilimitado de imagens, acesso exclusivo a mais fotos, ilustrações e modelos, designs animados, download de designs com fundo transparente, salvar templates para a equipe etc.  Na versão gratuita temos acesso a várias recursos, então acreditamos que o Canva for Work é perfeito para quem trabalha com uma equipe desenvolvendo projetos, possuí alguma marca/empresa, presta serviços e necessidade de uma gama maior de espaço e opções de personalização. Caso você não tenha certeza se vale a pena migrar do plano gratuito para o pago, dá para testar o Canva for Work por 30 dias.  Para saber mais acesse: Escolha o plano ideal para você. 




Como já dissemos anteriormente criar no Canva e editar imagens por lá é um processo bem tranquilo, mas caso surja aqui dúvida ou o bloqueio criativo dê o ar da graça, temos acesso no próprio site da plataforma a guias, artigos, tutoriais, dicas de design, fotografia, empreendedorismo, estratégias de branding e estudo de casos para criar designs vencedores para seu negócio, modelos de material escolar e outros recursos que vão ajudar você a obter um alto desempenho escolar e acadêmico, por exemplo.  Para ter acesse a esse conteúdo não precisa ter conta, basta acessar: Aprenda: Alcance seus objetivos de design com nossos artigos, tutoriais e recursos.


Acreditamos que essas informações que disponibilizamos aqui vão ajuda-los a trabalhar dentro da plataforma seja  pelo computador ou pelo celular, porém gostaríamos de salientar que nossa experiência foi mais proveitosa utilizando o Canva pelo site do que pelo aplicativo. 

As imagens que ilustram este post foram alguns designs que criamos utilizando a plataforma, mas vocês podem conferir outras imagens que usamos para ilustrar as postagens utilizando o Canva como: Divide: tudo que você precisa saber sobre o novo álbum de Ed SheeranEscrito nas Estrelas?Mulheres na LutaTodas as Pequenas LuzesMassa básica para biscoito





Curiosidades sobre o Canva


  • A CEO e co-fundadora, Melanie Perkins, teve a ideia de criar o Canva quando estudava na universidade. Melanie estava ensinando outros alunos sobre como usar o pacote de software de design existente, mas notou que levava muito tempo para os alunos se sentirem um pouco confiantes, mesmo ao projetarem algo simples. Foi então que ela percebeu que o futuro do design seria mais simples, on-line e colaborativo, e foi aí que a ideia do Canva surgiu. Juntamente com o seu namorado Cliff Obrecht, eles lançaram seu primeiro negócio juntos para testar a ideia quando ela tinha 19 anos. A Fusion Books é uma plataforma de software que os alunos usavam para projetar seus anuários escolares. Eles começaram um nicho para provar que sua nova abordagem do design era possível e necessária. Depois de continuar crescendo por alguns anos, eles decidiram que estavam prontos para ampliá-la e alcançar todo o universo do design e lançaram o Canva em 2013.
  • O Canva está disponível em mais de 100 idiomas, incluindo a capacidade de criar designs em línguas escritas da direita para a esquerda, como o árabe, urdu e hebraico.
  • Também foi lançado o Canva China, com uma experiência completamente adaptada com fontes locais, templates locais e uma equipe em Pequim.
  • O Canva possuí mais de 25.000 organizações sem fins lucrativos em todo o mundo no programa Canva para ONGs. Então se fosse tem uma ONG ou conhece alguma fica a dica. 
Bom gente esperamos que você tenham gostando de conhecer um pouco mais sobre a plataforma. Vocês curtem esse tipo de conteúdo? Quais dicas vocês gostariam de ver por aqui? Nos contem nos comentários e se vocês já utilizam o Canva nos contem qual o recurso favorito de vocês por lá? 


9 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Conhceço o Canva a alguns anos, e desde que ouvi falar dele em um blog, e testei, nunca mais parei de usar.
    O legal é que ele é uma ferramenta muito intuitiva, então até quem não tem habilidade ou conhecimento sobre design consegue fazer coisas belas lá.
    Analu Andrade, Blogger | Designer

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o canva, não consigo largsr ele por nada hahaah os designs sempre combina com algum texto que quero fazer ❤
    diariodeumdesastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu ainda estou aprendendo a mexer no canva acho muito interessante otimo para fazer as imagens pro pinterest.

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Eu comecei a usar o Canva recentemente e já amo muito, tenho usado sempre para criar imagens para divulgação de posts.
    Eu não sabia que dava pra testar o Canva for Work por trinta dias e já vou lá começar a testar agora mesmo, amei as curiosidades também :)
    Amei o post
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  5. Tenho dificuldade nessa área, mesmo usando o canva há um tempinho...
    Usei-o na criação do cardápio da minha empresa fictícia. Que ficou super fofo. Preciso estudar mais como criar boas imagens. Estou falhando nisso e reconheço. Obrigada pelo post! Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Gente eu uso e amo, o blog ta fofinho

    ResponderExcluir
  7. Acredita que eu conheci o Canva esse mês e foi por um grupo de WhatsApp? Hahahah. O Canva é muito bom, ainda mais porque eu não sei lidar muito bem com essas coisas de Photoshop e etc (acho muito chato, ew). Depois que eu conheci, parece que ficou bem mais fácil de lidar e produzir imagens.

    Eu não conhecia o Canva para trabalho, vai salvar a minha vida!

    Amei o post! ♥

    http://www.vinteinvernos.com/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar, mas nunca usei... entendo esse mundo contemporâneo como focado na imagem, mas isso não me seduz. Gosto de fotografias, amo observar a paisagem urbana-humana, mas não me rendo ao quesito imagem.
    Entendo a frase, mas não a pratico porque acho que mil palavras dão um bom enredo para um diálogo. Sou dessas... então ainda não usei esse app, mas nessa semana é o terceiro post que leio a respeito. Quem sabe um dia eu experimento, mas não hoje. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  9. Amo usar o canva para fazer artes para o blog eu tenho adorado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino