Não menospreze a dor do outro


Já faz tempo eu venho pensando sobre esse assunto: menosprezar a dor do outro. Sabe aquela história de chegar e dizer que o outro é dramático? Que está exagerando? Reclamando de barriga cheia?
É, essas e outras palavras falamos todos os dias, de pessoas diferentes. Às vezes para o próprio amigo, com aquela boa intenção de ajudar, fazê-lo acordar para a vida, reagir. Outras vezes, falamos ao léu, nos corredores, com terceiros... fofocando, na verdade.



Coisa triste essa. 

No final das contas a única coisa que a gente está fazendo é menosprezar, não somente a dor, como o outro por inteiro.
Vamos combinar: a dor é de quem? Quem é que sentiu, que passou por aquilo?
Toda dor é uma dor. Na minha opinião não existe essa de dor pequena, grande e mais ou menos. Nem pessoas pequenas, fracas ou fortes. Creio que exista problemas mais difíceis de serem resolvidos, coisas que não tem o que fazer. E momentos em que estamos melhores, mais fortes, mais preparados que outros.


Cada problema tem suas soluções. Uma coisa pequena a gente pode resolver rápido. Às vezes um simples abraço cura uma dor. Uma conversa amiga. Uma troca de favor. Outros são necessários tratamentos médicos, advogado, uma mudança radical... Mas uma coisa é certa: toda dor precisa de cuidados.
É tipo um machucado: um corte pode precisar de uma pomada, outros de uma vacina, alguns precisa levar uns pontos. No fim, se bem cuidado, fica tudo bem. Um pequeno corte, se não cuidar, infecciona e aí complica.


Quando me peguei pensando nisso refleti tanto, lembrando de quantas vezes falei isso do outro. Da mesma forma que já ouvi. E quando é com a gente que pesa. né? Quantas vezes tive uma dor, quis conversar e acabei guardando? E quando já fui conversar e ganhei um abraço bom? Toda diferença, né?
Não que esteja aqui dizendo que a gente tem que dar importância às dores, fazer drama e ficar dias remoendo, se fazendo de vítima. Só sei que a gente precisa saber ouvir o próximo.



Um amigo te chamou para conversar? Quer desabafar? Aparece! Empresta seu ombro, seus ouvidos, seja amigo e solidário. Tem frases que são tão lindas e importantes, como: te entendo. Tamu juntu! Um incentivo para um acompanhamento psicológico, se achar necessário. Acompanhá-lo naquele lugar que ele precisa ir. Conversar com quem o machucou para tentar amenizar o problema... qualquer coisa. Só não menospreze a dor do outro.


Se a gente olhar os casos de suicídio, depressão e tentativas, procurar saber, aparentemente não tinha nada. E quase todos eles não tinham com quem conversar. As campanhas de prevenção ao suicídio todas dizem sobre conversar, contar seus problemas. Temos o CVV, com número, chat gratuito na internet, só entrar e conversar.
Não dá para ninguém ficar sozinho, até porque aquela dor pequena, que a gente menospreza pode ser estar sozinha. Se somar tantas pequenas dores se torna uma grande bola, que só aumenta.

Não dá mesmo para menosprezar essas dores, cada um sabe de si, não há competição de problemas. Precisamos nos unir mais, sermos amigos, nos ajudar e ouvir uns aos outros. A pessoa está fazendo muito drama, só fica reclamando? Você já ajudou, já deixou por conta dela, ofereceu sua mão? A parte foi feita.


Acredito que assim deixaremos um mundo mais bonito.
Vocês concordam? Vamos conversar cada vez mais :)
Ah, e se precisar, liga para o 188, número do CVV.
Beijos no coração!!


8 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Olá Ane! Tudo bem?

    Gostei muito do seu texto e do blog! Penso que nos dias atuais falta muita empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, estamos agressivos, e cada vez mais menos tolerantes, essas combinações geram pessoas egoístas e incompreensíveis! Por outro lado, estamos também cada vez mais vulnerareis, a dor faz parte do processo de amadurecimento, e tem dor que não tem jeito nunca vai passar, como quando uma pessoa querida falece, você até aprende a lidar com a tristeza, mas a saudade nunca passa. Mas isso também é importante para o nosso crescimento, todos passamos por momentos difíceis.

    Nosso papel enquanto amigo é dar conforto na medida do possível, as vezes um choque de realidade também é necessário, mas estar aberto para o acolhimento também é importante. Essa é apenas minha opinião, espero ter colaborado com a reflexão!

    parabéns pelo blog e pelo post, você escreve bem e trouxe um tema necessário!
    Um abraço!

    André Sarti - Ideias em movimento
    http://andresarti.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário. Empatia é a chave para a evolução!
      Bjos

      Excluir
  2. Este post realmente fez-me pensar. Costumo ser aquela pessoa que chama os amigos à atenção quando estão a “fazer dramas”, mas vou tentar ser mais complacente.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é natural pq vivemos em uma sociedade assim. Fico feliz que tenha refletido, a gente vai melhorando dia após dia
      Bjos

      Excluir
  3. Eu acho sensacional a música da Lady Gaga que diz "até que aconteça com você, você não vai saber como eu me sinto", mas eu acho que mais do que isso: MESMO se acontecer com a gente a mesma coisa que aconteceu com o outro, a gente não vai saber como ele se sente! Por isso pensamentos como esses que você colocou aqui são tão importantes... X vai ter um valor diferente pra uma pessoa que teve pra outra, afinal experiências não são como a matemática, uma ciência exata onde o problema te dá exatamente o resultado da equação... A vida real carrega "50 Tons de X"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!! Não conhecia essa música e vou procurar. Obrigada por compartilhar.
      Cada um com seu jeito, ne?
      Bjos

      Excluir
  4. Ai meninas, eu amo o blog de vocês já disse isso né? Hoje esse texto veio muito a calhar. Essa semana mesmo, desabafei sobre uma situação que sofri e riram de mim. Acharam graça, disseram que até brava eu sou engraçada. Acontece que eu não estava brava, eu estava indignada, me sentindo ferida, sofrendo... mas enfim, que tenhamos sabedoria para ouvir o outro, pelo menos ouvir e respeitar. Mesmo que não seja possível fazer nadar, ou falar nada. O silêncio e a escuta é a melhor coisa que se faz.
    Parabéns pelo texto!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, lamento tanto por só ter lido seu comentário hoje. Já passei por isso inúmeras vezes e hoje meio que seleciono para quem vou contar. É muito ruim, não tem graça nenhuma ficar brava. Mas a parte boa é que não foi vc a menosprezar a dor das amigas, quem sabe não se torna um exemplo? De qualquer forma estamos aqui, trocamos mensagens no Insta, pode conversar.
      Bjos

      Excluir

Postar um comentário

@profanofeminino