5 Adaptações literárias para TV


Você já parou para pensar quantas séries foram inspiradas em livros? Com os recentes lançamentos eu me comecei a me questionar sobre o assunto e descobri que são várias, até mesmo aquelas que eu nunca ouvi falar do livro.  Mas aí no meio desses questionamentos nosso seria legal listar essas séries e então cá estou com 5 séries que estrearam este ano e que são adaptações literárias. 


1.Big Little Lies: Inspirada no best-seller de mesmo título escrito por Liane Moriarty (aqui no Brasil o livro foi lançado pela editora Intrinseca com o nome de Pequenas Grandes Mentiras),  conta a história de três mães que se aproximam quando seus filhos passam a estudar juntos no jardim de infância. Até então, elas levam vidas aparentemente perfeitas, mas os acontecimentos que se desenrolam levam as três a extremos como assassinato e subversão.


2. Girlboss: Inspirada no livro de mesmo nome de Sophia Amoruso (aqui no Brasil o livro foi lançado pela editora Seoman), os episódios trazem a história dela, que começou a carreira vendendo roupas vintage no eBay e, neste caminho, acabou montando um negócio de moda milionário. A série focou mais no lado pessoal de Sophia do que no seu lado empreendedor. Nessa caso a série e o livro servem como algo complementar sendo difícil dizer qual se destaca mais, pois isso vai depender do que você procura. 


3. 13 Reasons Why: A série é baseada no romance homônimo de Jay Asher (aqui no Brasil o livro foi lançado pela editora  Ática).  Com 13 episódios, a história começa com Clay Jensen  recebendo uma caixa com 7 fitas gravadas por Hannah Baker . As fitas explicam os motivos por que a garota cometeu suicídio e devem ser entregues para cada uma das pessoas que contribuíram para isso de alguma forma. A série assim como o livro é um tapa na cara da sociedade e com o avançar das fitas/ episódio é impossível não sofrem junto com os personagens. 


4. Famous in Love: A série é baseada no romance homônimo de Rebecca Serle, aqui no Brasil o livro foi lançado pela Novo Conceito e tem resenha aqui no blog.  O enredo  acompanha uma garota, que ganha a fama ao ser escalar para estrelar a adaptação para de uma franquia cinematográfica baseada em um livro popular. Logo, ela se vê envolvida em triângulos amorosos tanto dentro quanto fora da tela, e precisa lidar com a pressão de se tornar a nova queridinha de Hollywood.  Pelo primeiro episódio deu para perceber nítidas diferenças entre o livro é a série, seja na maneira que as coisas são abordados, na escolha do elenco, nos relacionamentos, por exemplo, enquanto o livro traz algo mais romântico, a série traz mais intrigas e escândalos. Sabe aquele coisa meio Gossip Girl? Então mais ou menos naquele estilo. 


5. A Series of Unfortunate Events: A série é uma adaptação dos livros Desventuras em Série, de Lemony Snicket (aqui no Brasil o livro foi lançado pela editora Companhia Das Letras), que também ganhou uma adaptação para o cinema. Na trama acompanhamos as aventuras de três crianças, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. As crianças ficam sob a tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.  

Resolvi separar 5 adaptações mais recentes, todas as que citei aqui foram lançadas este ano. Girlboss, A Series of Unfortunate Events e 13 Reasons Why estão disponíveis para assistir na Netflix. 



19 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Assisti 13 Reasons Why por causa do hype todo que a série teve e na verdade eu não curti muito. Estou assistindo agora Desventuras em Série e até o momento estou curtindo acompanhar a história.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  2. 13 reasons why e girlboss assiste em tres dias ambos! ♥
    São demais! Os outros não vi, mas parecem ótimos! Vou procurar ♥

    ResponderExcluir
  3. Heyy, adorei o 13 razões porquê, e GirlBoss!
    Queria muito ver as desventuras em série!
    Obrigada por me relembrar kkkkk
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Dessa lista assisti girlboss, 13 reasons why e desventuras em série. Não dá para esperar que a série siga fielmente o livro, vivo me decepcionando por isso, mas acabo aceitando a série do jeito que ela é

    ResponderExcluir
  5. Asssisti "Girlboss " e "13 Reasons why" e gostei muito.
    Da lista eu só não tinha ouvido falar de "Famous in love".Nem livro e nem serie, mas parece ser legal.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a série Big Little Lies e super indico!

    ResponderExcluir
  7. Eu vi a Reese Witherspoon falar tanto de Big Little Lies no SnapChat que fiquei MUITO curiosa pra ver, nem sabia o plot da história nem nada mas já queria, só falta tempo, hahahaha! Desventuras de Série também só não vi porque não deu ainda, mas tá na lista da Netflix, todo mundo fala maravilhas dessa nova adaptação!

    ResponderExcluir
  8. É verdade, muitas séries e filmes baseados em livros.
    Eu adorei Big little Lies, já vi a 1ª temporada não sei se vai haver mais. E estou a começar a ver o 13 Reasons Why.
    https://livrosepapel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu NUNCA descubro esses livros antes de virarem séries (ou filmes)! Por que?? haha
    Começa uma série nova e pá, é baseada em livro. Eu amo ler e queria muito descobrir histórias tão boas assim, mas tudo bem, ainda bem que inventaram as séries hahaha :D

    Ah, eu acabei de terminar 13 Reasons, acho que vou comentar sobre ela no meu blog em breve! :)

    ResponderExcluir
  10. Li o livro Girlboss e me amarrei muito na série! Amei os 13 Porquês, mas ainda quero comprar o livro para poder comparar os dois! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro 13 Reasons Why, mas não assisti a série. Particularmente, não gostei do livro, logo não senti interesse de ver a série (quem quiser o livro em PDF eu tenho). Amei o post e amei (muito, muito) o blog ♥

    ResponderExcluir
  12. Não conheço muitas destas séries, mas já tinha visto que 13 Reasons Why tinha sido basead num livro. Julguei o post pela capa e pensei que ia falar dos Simpsons e pensei "há um livro dos Simpsons?" haha

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oii!! Essas adaptações literárias sempre me deixam numa dúvida danada. O Girlboss e o 13rw eu queria ler o livro né?! Aiii a vida aconteceu e eu acabei nao lendo os livros e só assistindo o seriado mesmo. #chateada HAHAHAHA Beijos

    www.verdadeescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Acredita que Big Little Lies não me comprou muito!? ahah No caso, não fiquei com vontade de assistir, mesmo com esse elenco avassalador que reuniram... Girl Boss ainda não vi e tô cheia de pé atrás por causa das resenhas que andei lendo, preguiça de ver e achar perda de tempo... kkk Assisti 13 Reasons Why e, apesar de ser muito parada e enrolada em alguns pontos, é uma série boa e trata de temas que precisam ser discutidos (tem muitos outros poréns... mas não vou escrever um post inteiro sobre ela aqui kkk). Não conhecia a Famous In Love e vou procurar pra ver se gosto porque eu gosto das intrigas e fofocas bem à lá GG eheheh Comecei a ver Desventuras em Série e até hoje não terminei! É, tô muito atrasada com minhas séries!
    Adorei a listinha de séries inspiradas em livros, não li livro de nenhuma delas ainda! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Cada vez mais os diretores estão apostando em transformar séries e filmes diversas obras que fizeram sucesso para os leitores. Da sua listinha já comecei a ler Girl boss mas ainda não vi a série. Desventuras em série não sabia que tinha livro, assisti somente o filme com o Jim Carrey e gostei muito. Tenho curiosidade para ver 13 reasons, mas ainda não tive a oportunidade. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Da sua lista só vi 13 porques. Comecei a ver Desventuras em série mas parei :( Em nenhum li o livro hahha

    Adorei as sugestoes!

    ResponderExcluir
  17. Das séries que você citou eu assisti 13 reasons why e assisti o filme Desventuras em Série (não a série...). Eu cyrti ambas adaptações.

    ResponderExcluir
  18. Sou suspeita a falar porque dessa lista eu só não vi ainda: big little lies e nem famuos in love, porém as demais eu vi e acabei a temporada em um só fim de semana porque não me aguento com ansiedade, e ai depois fico arrependida porque queria continuação como no caso de Girlboss, que série maravilhosa <3


    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir
  19. Adorei Big Littles Lies e 13 Reasons Why, estão entre as melhores deste ano :) Vou tentar ver Girlboss, gostei da sinopse :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino