5 animações empoderadoras da Disney


Quando penso no Dia Internacional da Mulher logo de cara me vem à cabeça todas as mulheres guerreiras e inspiradores que existem ao redor do mundo.  Talvez você não tenha se dado conta disso, mas você pode ser ou se tornar a referencia de alguém de uma mulher empoderada.  Para celebrar a data separei alguns filmes da Disney (afinal todas nós princesas, rainhas) que contam a história ou possuem personagem que representem toda a força, determinação e brilhantismo das mulheres . Um pequeno lembrete de como todas nós somos incríveis! 


Frozen: A destemida e otimista Anna parte em uma épica jornada ao lado do radical alpinista Kristoff e da sua leal rena Sven para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes gelados condenaram o reino de Arendelle a enfrentar um inverno sem fim. Numa corrida contra o tempo para impedir o reino de ser destruído, Anna e Kristoff encontrarão trolls místicos, um divertido boneco de neve chamado Olaf, baixíssimas temperaturas e muita magia em todos os lugares.

Anna e Elsa representam a importância do empoderamento  entre as mulheres. Anna é uma mulheres sonhadora e corajosa, já Elsa é uma mulher forte e independente que escolheu ser livre a ter que viver presa aos rótulos impostos pela sociedade. 



Moana: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Moana representa todas as mulheres que sonham em ir além, que sabem o valor de suas tradições, mas que não deixam que isso as limite e  as impeçam de tornar seus sonhos em realidade.  



Mulan: Baseada numa das lendas mais populares da China e ambientada na vasta e poética paisagem do país, esta aventura cheia de humor e emoção conta a história de uma jovem destemida e corajosa que decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e sua Pátria. Quando seu país é invadido e seu pai doente é recrutado para a guerra, Mulan decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu gentil e engraçado dragão de guarda, Mushu, Mulan treina para ser um soldado habilidoso e valente e acaba aprendendo muitas lições sobre coragem, honra e amor.

Mulan representa aquela mulher guerreira que faz o impossível para ver aqueles que ela ama bem. Não tem medo de ir a luta, acredita no amor e tem coragem para ir atrás daquilo que acredita. 



Valente: Merida, uma talentosa arqueira e a teimosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor, está decidida a trilhar o seu próprio caminho. Com isso, ela desafia uma antiga tradição sagrada para os agitados e divertidos Lordes do reino. Quando as ações de Merida acabam, sem querer, desencadeando o caos no reino, ela precisa usar todas as suas habilidades e recursos, incluindo seus travessos e inteligentes irmãos trigêmeos, para desfazer uma terrível maldição antes que seja tarde demais para acabar descobrindo o significado da verdadeira valentia. 

Merida representa todas as mulheres que buscam a ter os mesmo direitos que os homens possuem. Que não buscam e não acreditam que o casamento seja a solução de todos os problemas. 



Zootopia: Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Judy representa todas as mulheres que se arriscam mesmo todos a desacreditando, que não se deixa limitar pelo gênero e que vai em busca de seus sonhos mesmo eles sendo ditos como impossíveis.  

Agora me contém quais outros filmes você adicionariam na lista? Acrescentariam alguma característica? 
Não deixe de conferir também: Sejamos Todos Feministas - O que eu sei de verdade - Séries sobre o cotidiano feminino - Celebridades Feministas -  Filhas da Luta - No braço - Mulheres na Música - Mulheres na Moda - Mulheres Inamoráveis

13 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Achei muito importante essa mudança no perfil das princesas Disney! Lembro que quando fui ao cinema ver Brave, sai de lá completamente apaixonada pela Merida <3
    Acho que temos que nos empoderarmos no dia a dia e praticar a sororidade também!
    As vezes a gente se espelha e se inspira em mulheres fortes e nem sequer nos damos conta de que podermos ser também, fonte de inspiração para outras pessoas <3
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o Zootopia nem o Moana... Mas, de resto, estou de acordo (só fico com dúvidas com a Anna e a Elsa, mas são perspectivas diferentes. Justificou bem a sua escolha ;))! Também me lembro de duas meninas bem corajosas: Lilo e a irmã, do Lilo & Stitch. Apesar de não ser uma princesa, mostra como podemos ser fortes também.

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver essas mulheres forte e empoderadas nos filmes da Disney, já assisti a maioria dos filmes que você listou - falta só a Moana que, por sinal, estou ansiosa para ver!
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Que legal você colocar a Judy na lista! É uma escolha que eu não pensaria de cara, mas pensando na personagem, faz muito sentido. Eu sou suspeita pra falar porque adoro a Disney mesmo as princesas antigas, mas estou amando essa nova fase cheia de empoderamento Muito bom ver que meu estúdio preferido cresceu <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Quero ver o último filme :)
    ^*já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Quanto amor por essa lista! De todos o único que não assisti foi Moana, to muito ansiosa pra ver esse filme! E amo demais todos os outros que você listou. Você descreveu muito bem cada personagem empoderada da Disney. De todas a minha favorita é a Elsa, adoro os poderes dela e não me canto de escutar a música que ela canta, e assistir junto com o "clipe".
    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei emocionada vendo Mulan quando era criança, é a personagem mais forte na minha opinião <3 Decidindo ir no lugar do pai, não aceitando as convenções que queriam empurrar à ela, lutando na guerra, ganhando a honra para a família <3.

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha eu de novo aqui hahaha <3 Desses o que mais gosto é MULAN *-* muito amorzinho por esse filme. Ainda não vi Zootopia e quero muito ver *o* hey, tem post novinho lá no blog e te convido a dar uma passadinha lá para conferir, vou apreciar muito a sua visita. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
  9. Nem duvida dois filmes da lista que mais me marcaram com relação a buscar seus sonhos e enfrentar tudo foi Moana e Valente.

    https://deixacombinado.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Já li duras criticas por causa das "princesas" da Disney mas, de uns anos para cá as personagense stão cada vez mais guerreiras e não precisam mais de principes...

    ResponderExcluir
  11. Já vi e revi todos esses!

    Estou amando a nova cara das princesas, onde elas saem atrás do que querem e final feliz delas é independente de principes. É disso que as novas crianças devem aprender.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto esses desenhos dessa forma e eu amo tudo que é relacionado a Disney. Adorei o que cada uma trás para as mulheres, o que cada uma representa.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  13. Amei o post. Minha preferida é a Merida, sou apaixonada pela personalidade dela e pelos cabelos ruivos e super cacheados !
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino