Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra

 

Lançado em 2024, este filme tailandês tornou-se um grande sucesso de bilheteira em toda a Ásia. Apesar de seu sucesso, eu ainda não havia ouvido falar sobre ele até que, de forma despretensiosa, o encontrei enquanto buscava algo para assistir entre os filmes disponíveis para aluguel na Vivo Play.

Já pela sinopse, imaginei que seria uma história triste e, ao buscar mais informações, me deparei com alguns vídeos curtos de pessoas chorando nas salas de cinema. De imediato, pensei: "Será que estou diante do mais novo Milagre na Cela 7?" Mas, no fundo, torcia para ser uma história mais parecida com This Is Us. 

A premissa da história é simples: um rapaz vê na doença da avó uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil, mas, conforme os dias passam, ele percebe que não é uma tarefa tão simples assim. Aproximar-se e conquistar a confiança da avó, tornando-se sua escolha como herdeiro, se revela um desafio mais profundo do que ele imaginava.



Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra não foi um filme que me levou às lágrimas, e acredito que essa não seja a sua principal intenção. No entanto, ele despertou em mim vários sentimentos, como indignação, frustração e esperança. Este é um filme sensível, que, apesar de se passar em um país com uma realidade totalmente diferente da nossa, traz diversas similaridades com situações cotidianas vivenciadas por M e sua avó.


Os grãos de arroz se transformaram em arroz cozido. O que está feito não pode ser desfeito.


Com 126 minutos, o filme nos convida a refletir sobre o quão solitário pode ser o processo de envelhecimento, além de destacar as oportunidades de aprendizado que surgem quando nos permitimos viver momentos de qualidade com entes queridos que já não são tão jovens. O filme também aborda a questão de que, muitas vezes, não estamos preparados para cuidar de um ente querido e que, em muitas situações, a motivação para se tornar um cuidador não é tão nobre quanto deveria ser.



Ao acompanhar os cuidados prestados pelo neto à avó, ainda que inicialmente motivados por intenções nem tão admiráveis, somos lembradas de que existem coisas que valem muito mais do que o dinheiro. É praticamente impossível assistir ao longa sem refletir sobre nossa própria realidade e nos imaginar vivenciando algo semelhante. Inclusive, acredito que seja exatamente isso o que levou muitas pessoas às lágrimas nos cinemas. Afinal, a expectativa de vida aumentou ao longo dos últimos anos, e as cenas de filhos e netos cuidando de pais e avós se tornaram cada vez mais comuns, assim como a procura por cuidadores, serviços de home care e casas de repouso especializadas.



O filme está disponível apenas no idioma original, com legendas em português, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas. Ainda assim, acredito que vale a pena dar uma chance à história, mesmo que esse não seja o seu estilo de filme favorito. No entanto, mesmo recomendando o filme, acredito que ele não seja para todos, principalmente por abordar temas sensíveis como perda, abandono, disputas por herança e luta contra o câncer. Portanto, dependendo do que você está vivenciando neste momento, a trama pode trazer elementos que possam ser gatilhos para você.

Onde assistir: Apple TV+ | Vivo Play | Youtube | 

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Parece ser um filme bem reflexivo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Caramba, acho que nunca assisti a um filme tailandês, o que num primeiro momento já é um baita incentivo pra dar uma chance pra esse!
    Gostei bastante das reflexões que ele causa, sobre envelhecimento e principalmente sobre esse processo triste de algumas pessoas se apropriarem do envelhecimento alheio... Fiquei interessada, nunca tinha ouvido falar nele!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino