Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim

 


Apaixonada pela confeitaria e suas técnicas verdadeiras, obcecada pelas mídias e, acima de tudo, glutona, Raiza Costa criou o Dulce Delight em 2010, o primeiro canal on-line dedicado à confeitaria, antes mesmo de ser formada pelo French Culinary Institute de Nova York. Sua direção de arte, irreverência e humor renderam milhares de visualizações para o canal, que se tornou referência e se estendeu para um programa diário no GNT, o Rainha da Cocada. Com um pé no vintage e outro na inovação, e sempre com seu cãozinho Lancelote por perto, Raiza mistura tecnologia e funcionalidade com elementos decorativos que muitas vezes lembram a casa aconchegante de uma avó querida, mas sem perder a sua espontaneidade nem os códigos contemporâneos. Neste livro, você encontra receitas exclusivas e também as de maior sucesso da chef, sempre acompanhadas de importantes dicas que fazem a diferença. Nele, são ensinadas técnicas de confeitaria avançadas para seu séquito de fãs (e também para os fãs da confeitaria), de um jeito simples e divertido! Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim é uma 'deliciosidade' em todos os sentidos. Das receitas, que refletem um grande respeito pelas técnicas tradicionais francesas, ao projeto gráfico primoroso, com fotos criativas que ilustram todas as sobremesas e doces, tudo foi pensado para retratar, o mais fielmente possível, não só a trajetória de uma profissional, mas também a essência de uma personalidade intensa e descontraída.


📖Skoob 👍Avaliação Final: ⭐💖 💳Onde Comprar: Amazon - Submarino


Assim como escrever, há quem acredite que cozinhar é um dom e outros que é treino. Independentemente de que lado você esteja uma coisa é fato para cozinhar é preciso paixão e um pouco de paciência, principalmente se tratando da confeitaria.


Em a Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim, da Raiza Costa, não temos apenas um livro de receitas, mas também um guia básico sobre utensílios (o que são e para que servem), matéria-prima e preparos. 



O livro se divide em:

  • Nota do editor
  • Dedicatória
  • Faça o que eu falo e faça o que eu faço

Nessa parte temos algumas dicas e direcionamentos antes de irmos para as receitas. Por exemplo: a diferença entre o cacau natural e o alcalino, se a manteiga deve ser com ou sem sal e se dá para substituir por margarina, fermento biológico fresco ou instantâneo? Esses são alguns assuntos que você encontrará nessa parte.

  • Utensílios:  o que são e para que servem?

Como próprio nome sugere aqui iremos conhecer os principais utensílios usados na cozinha e quais são suas funções.  Aqui vamos ver desde os tipos de balanças, panelas, facas e formas, como também espátula de offset, maçarico, ralador microplane, fouet, ramequins, xícaras de medição, entre outros.

  • Matéria-prima

Aqui basicamente iremos aprender o que são e como fazer alguns preparos básicos para o desenvolvimento de algumas receitas. Entre as coisas ensinadas temos:  açúcar em pérolas, biscoitos champanhe, casquinha de sorvete, chocolate granulado, corante natural, cream cheese, creme de avelãs, doce de leite, leite de coco e manteiga.

  • Introdução

Aqui temos os tipos de açúcar, as funções e pontos de calda.

  • Chocolate

Nesta parte temos tipos de chocolate, qualidades desejadas e indesejadas, como manusear, o que é temperagem, para que serve e dicas de conservação.

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo:  bolo de chocolate sem farinha, bombom de maracujá, mousse de chocolate vegana, brownie e blondie de doce de leite.

  • Sobremesas moldadas

Nesta parte você irá encontrar o que é gelatina, quais são os tipos de gelatina e como substituí-la  e pasta de amêndoas x marzipan. 

 Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: charlotte de morango, fraisier, ópera e panna cotta de tangerina. 

  • Massa folhada e pâte à choux

Nesta parte temos a anatomia de uma massa folhada, dicas para uma massa folhada perfeita, como avaliar o sucesso de uma choux assada. 

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: éclair de chocolate, mil-folhas fenomenal, pain au chocolat e saint-honoré. 



  • Bolos Ordinários

Nesta parte você irá ver anatomia de um bolo, tipos de bolo, diferença entre bicarbonato de sódio e fermento, a forma de bolo e o que pode dar errado com seu bolo. 

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: bolo de brigadeiro vegano, bolo de cenoura com brigadeiro, bolo de limão com casca e bolo streusel de banana. 

  • Bolos extraordinários

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: bolo floresta roxa, bolo pão de mel, bolo red velvet natural e rocambole de baba de moça.

  • Pães

Nesta parte você irá encontrar o que é glúten, tipos de farinha, tipos de fermento de pão, receita básica de levedura, dicas para um pão maneirão. 

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: brioche au sucre, cinnamon rolls, donuts de crème brûlée e pão lua de mel. 

  • Tortas e biscoitos 

Nesta parte você irá ver do que consiste uma massa de torta, o que é necessário para uma massa bem crocante e perfeita, acabamento brilhoso para torta de frutas, manteiga  ou margarina, temperatura do forno. 

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: banoffe com doce de leite de banana, cookie de frigideira, gallete de goiaba, torta de morango, tarte tatin e biscoito sablé recheado com doce de leite. 

  • Aeradas e cremosas

Nesta parte você irá aprender sobre a composição do ovo, tipos de merengue, como bater claras com perfeição, qual a diferença entre suspiro e merengue francês, o que são mousses, o que é suflê, cremes, pudins, o que é sorvete, anatomia de um sorvete, tipos de sorvete.

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: banana pudding, crème brûlée, pavlova com marshmallow de morango, verrine de laranja, café e baunilha. 

  • Pequenos confeitos

Nesta parte você irá aprender sobre confeitos e caldas de açúcar, como fazer caramelo e decorações de caramelo.

Algumas receitas que você encontra nesse capítulo: brigadeiro de praliné, pipoca caramelizada, torrone e brittle.

Ah, e de bônus tem uma receita para os cachorrinhos. 


Como deu para perceber este é um livro bem completo, principalmente para quem quer se aventurar no universo da confeitaria. Além das dicas e receitas,  Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim é também uma ótima fonte de inspiração para criativos, seja pela direção de arte, diagramação ou  fotografia.


 Você pode gostar também de:  5 dicas para não errar mais na hora de fazer seus bolos


 Agora conta pra gente, você tem algum livro de receita? Se sim, fale mais sobre ele nos comentários. 

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Parece ser um livro incrível e completo. Gostei de conhecê-lo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhum livro de receitas, o que faço de novo pego nos vídeos do pinterest, youtube ou instagram. Confesso que não sou muito chegada na arte da cozinha, huahuahuahuahuahua, mas gostei da ideia do livro.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino