É assim que se perde a guerra do tempo


Uma história que atravessa tempo e espaço para narrar o destino de duas viajantes do tempo rivais que se apaixonam e precisam mudar o passado para garantir um futuro juntas. Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler. E assim tem início uma correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço para assegurar o melhor futuro para seus respectivos times. E então, o que começa como uma provocação se transforma em algo mais.

Um romance épico que põe em jogo o passado e o futuro. Se elas forem descobertas, o destino será a morte. Ainda há uma guerra sendo travada, afinal. E alguém precisa vencer.


Vencedor dos prêmios Hugo, Nebula e Locus.

“Uma mistura de romance epistolar com uma genial aventura de ficção científica, essa história é deslumbrante, cheia de significados, causas e efeitos, tecnologias imaginativas e intrincados jogos de palavras. Extraordinário.” ― Publishers Weekly


📖Skoob 👍Avaliação Final:    💳  Onde Comprar: Amazon


Falar sobre viagem no tempo assim como falar sobre o amor não é uma tarefa fácil. Porém, é algo que vai ficando mais simples, podemos assim dizer, a medida em que você se se dispõem a vivenciar tais experiências.  Não li muitos livros sobre viagem no tempo, o único que me recordo no momento que aborda como trama central o tema foi o livro Todos os nossos ontens (inclusive recomendo), mas em compensação já assisti vários filmes e séries que possuem o tema ainda que ele não seja o foco principal, então são essas as referências que usei como base para a criação desta resenha.

 

É assim que se perde a guerra do tempo foi um livro bem diferente das histórias que já li. A trama é narrada em terceira pessoa com capítulos intercalados entre as duas protagonistas Red e Blue, e entre cada capítulo temos uma carta ora enviada por Red, ora enviada por Blue, são nessas cartas que conseguimos obter informações importantes sobre cada uma delas e seu papel na história.  Como disse anteriormente, falar sobre viagem no tempo não é algo simples, uma vez que cada escolha feita cria pelo menos uma nova realidade em termos bem simplórios, aqui isso se chama fio. Entender como os fios funcionam e o e os planos de cada grupo, e o porquê dessa “guerra” é algo que vai exigir certo esforço, e ainda assim não garanto que iremos conseguir repostas satisfatórias. Talvez se se você já esteja acostumada com esse universo de ficção cientifica, universos paralelos e afins, talvez isso seja mais fácil e você não ache a história assim tão complicada.

 

imagem divulgação

 Red faz parte da Agência, enquanto Blue integra o Jardim, não há muito detalhamento sobre como cada grupo funciona então para facilitar meu entendimento imaginei que a primeira seria algo como a Temps Aeternalis, agência responsável por manter a cronologia do espaço-tempo usando como recurso assassinos temporais, em The Umbrella Academy. Já o Jardim estaria mais para o que vemos na série DC's Legends of Tomorrow. Aqui não a mocinhos ou vilões cada grupo age de acordo com seus próprios propósitos.

 

E é em meio esse caos que Blue e Red começam a se relacionar através de cartas. No início é mais provocativo, algo como Tom e Jerry, mas depois isso vai se transformando em algo diferente, maior, melhor e as duas acabam se tornando uma versão de Romeu e Julieta. Elas sabem que isso que há entre elas é algo impossível de acontecer longe das trocas de cartas, porém, elas decidem que vale a pena lutar por isso. É exatamente quando as coisas começam a se complicar e parece que não existe mais nenhuma alternativa pela frente que a história fica clara e tudo começa a fazer sentido.  É como se Amal El-Mohtar e Max Gladstone criassem um quebra-cabeça, que é praticamente impossível de ser montado, a menos que você tenha a peça certa para começar.

 

imagem divulgação

É assim que se perde a guerra do tempo é um livro interessante, envolvente e bem construído. Porém, que peca por não se aprofundar um pouco mais na história, mas é claro isso é uma opinião pessoal, e não é nada que estrague a leitura, são só detalhes que poderiam deixá-la ainda melhor.  Por fim, está é uma história para quem está buscando algo para sair da zona de conforto, para os fãs de ficção científica e/ou que curtem  histórias de amor!

 

 

 

 

 


1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oi, Ane! :)

    Essa coisa de viagem no tempo sempre me lembra daquele filme: A casa do Lago (que tem o meu casal preferido com a Sandra Bullock e o Keanu Reeves).
    Achei a resenha ótima e cada ilustração linda, não?! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino