Esfiha



Esfiha é aquele tipo de receita que parece ser mais difícil do que realmente é. Conhecida como um prato típico árabe, a esfiha foi desenvolvida na Síria e difundida pelo Líbano; depois, para outros países até chegar aqui no Ocidente. Depois de testar várias receitas, uni o que mais gostei nas minhas favoritas  em uma só e cheguei a essa combinação que cá estou compartilhando com vocês.

Uma das melhores coisas dessa receita é que se você tem intolerância a ovo, lactose pode consumir tranquilamente, pois para seus preparo não vai esses ingredientes na massa. Outra vantagem é que não precisa deixar horas descansando e sovar muito. 

INGREDIENTES 


Massa:

1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) fermento biológico
½ xícara de água morna
¼ de óleo de girassol ou soja
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de trigo
½ cebola

Recheio:

1 xícara de proteína de soja texturizada ou 400g  de Carne Moída 
1 tomate  picado
½  cebola picada
Suco de 1 limão
 ½ colher (chá) de sal
Pimenta síria ou Pimenta do reino  (a gosto)
Cheiro verde  (a gosto)

Para Pincelar:

 Melado ou 1 ovo batido  

MODO DE PREPARO 


Recheio

Em uma tigela coloque todos os ingredientes do recheio, carne, tomate picado sem as sementes, cebola, suco de limão, sal, pimenta do reino/ pimenta síria e cheiro verde e misture muito bem e reserve. 

Se você estiver utilizando a carne de soja texturizada hidrate-a antes de utilizar de acordo com as instruções da embalagem. 

Obs: Essa é uma sugestão de recheio, mas você pode rechear com o que bem desejar.

Massa

Amorne a água e enquanto isso, misture o fermento com o açúcar. Adicione no liquidificador a água, a cebola, o sal e o óleo e bata muito bem. 
Coloque a mistura do liquidificador na tigela onde está o açúcar e o fermento e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e sove a massa até ficar bem homogênea e fofa.

Deixe descansar por alguns minutos (cerca de 20 minutos). Passado esse tempo pegue pequenas porções de massa e modele bolinhas.

Abra cada bolinha de massa até obter um círculo de espessura fina e adicione uma colher de sopa do recheio no centro dele. Em seguida, feche a esfiha num formato triangular.

Vire a esfiha com o lado da dobradura para baixo e pincele um ovo batido ou melado de cana diluído com um pouco de água sobre as esfihas. 

Asse em forno pré-aquecido a 180˚C por 30 minutos ou até que elas estejam douradas.

Obs: Eu particularmente acho que o melado dá um toque especial as esfihas, dá para aplica-lo direto a massa, mas cheguei a conclusão que diluído com um pouquinho de água o acabamento fica bem melhor. A diferença dele para o ovo em questão de acabamento é que o ovo traz um acabamento mais brilhoso, enquanto o melado é mais fosco. 

Viu só é uma receita bem simples de fazer e que não leva muito tempo, cerca de 1 hora você já tem deliciosas esfihas para saborear.  E o melhor de tudo é que a massa não leva nenhum ingrediente de origem animal então dependendo da sua escolha de recheio dá para fazer todo mundo feliz sem perder qualidade e sabor. 

Se testar a receita conta pra gente o que achou! 



10 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Já até compartilhei no Pinterest pois uma maravilha dessa precisa ser compartilhada, apreciada e degustada! Deu até fome agora.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que esfiha diferente, aqui no rio certamente chamaríamos de salgado, inclusive parece um que se chama joelho(??) kkkk Só conhecia a do habibs, com o recheio amostra. Vou salvar aqui e experimentar. Parece delicioso!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adoro esfiha, não acho difícil de fazer, mas acho meio chato. Tem que fazer a massa, o recheio, fazer as esfihas, deixar crescer e depois assar. Nem sempre estou disposta a ter tanto trabalho. Eu gosto de cozinha aos sábados. Hoje fiz bolo, mas eu sempre apelo para receitas práticas e que seja rápidas.
    Eu gostei da sua receita, vou enviar para uma amiga que tem intolerância e vive em busca do que pode fazer a casa. Ah, e vi que há outras receitas, me interessei pela ricota caseira.

    bacio

    ResponderExcluir
  4. Esfiha é algo tão maravilhoso que se me deixassem, comeria mais de uma! Eu sou extremamente apaixonada por cozinhar, ainda mais agora que vou precisar de um tempinho de descanso.

    Já salvei a receita aqui para fazer em um dia de cozinhar ♥

    http://www.vinteinvernos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Eu amei esse post, primeiramente a foto está linda e me deu muita vontade de comer esfiha :)
    E já estou anotando a receita pois preciso experimentar, queria agora, mas vai ser difícil fazer uma receita essa hora da noite, mas quero tentar o mais rápido possível ♥ Se der certo depois eu volto aqui pra contar.
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  6. Esfiha eu só conheço a do Habibs que por sinal não é tão boa assim rs
    Queria provar uma original, talvez eu até tente essa receita, está até me dando agua na boca <3

    Diário de uma desastrada

    ResponderExcluir
  7. Ai que legal! Nunca tentei fazer esfirra porque a massa parece um pãozinho e da última vez que fizemos pão aqui em casa, mal deu para comer. hahahaha Mas é fazendo que se aprende não?
    Olhando assim parece fácil. Vou tentar fazer na próxima vez que eu quiser comer algo gostoso.

    ResponderExcluir
  8. eu amo Esfiha, e pela sua receita parece bem fácil de fazer, já anotei a receita pras eu fazer bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada por esfiha! Já vou tentar fazer aqui em casa seguindo sua receitinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino