Cajuzinho



Quem cresceu nos anos 90 deve se lembrar que nem só de brigadeiro os doces de festas de aniversário eram compostos. Tinha o beijinho (aquela versão passada no açúcar e com um cravo decorando), olho de sogra, bicho de pé, bala de coco, cajuzinho e alguns outros que variavam de região para região. 

Em meio a tanta gourmetização às vezes a gente se pega  pensando em uma época não tão distante onde as coisas eram mais simples e relembramos aquelas receitinhas que marcaram nossa infância e que ocupam um espaço todo especial em nossa memória afetiva. Em um desses momentos bateu uma saudade daquele doce em formato de caju, mas que na verdade era feito de amendoim, mais conhecido como cajuzinho. 


Buscando no Google encontrei várias opções, tinha a de brigadeiro com amendoim,  a versão vegana, a low carb, a com paçoca, a que vai leite ninho, suco de caju, as que vão no fogo, as que não vão. Entre tantas opções optei pelo que me parecia ser a mais simples e mais próxima da lembrança de infância, assim como aconteceu na receita de Esfiha  essa uma adaptação simplificada das duas receitas que mais gostei! 


Ingredientes:


2 xícara de amendoim sem sal, sem casca, torrado e moído

2  colheres sopa de cacau ou chocolate em pó

1/2 lata de leite condensando 


Decoração:


1 xícara  de açúcar cristal

amendoins inteiros para decorar


Modo de preparo:

Leve os amendoins para torrar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos, na metade do tempo, abra o forno e vire os amendoins para torrarem no outro lado. Depois de frios, triture-os no liquidificador até virar uma farofa.


Em uma vasilha, coloque o amendoim moído, o cacau e o leite condensado. Misture tudo muito bem até dar o ponto de moldar. Caso necessite, vá acrescentando mais amendoim moído ou leite condensado aos poucos até dar o ponto de enrolar. Modele os cajuzinhos, passe no açúcar cristal e decore-os com um amendoim e está pronto para servir!

Qual outro docinho de festa de aniversário que foi negligenciado com o passar dos anos que você sente falta hoje em dia?  






1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Amo esse doce. Saudades das festas de aniversário raiz.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino