Pequeno manual antirracista

Foto original: Thought Catalog no Pexels


Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em dez capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

📖Skoob 👍Avaliação Final:   💳Onde Comprar: Amazon - Submarino


É danoso que, numa sociedade, as pessoas não conheçam a história dos povos que a construíram. 

Em Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro nos apresenta alguns caminhos de reflexão, recuperando contribuições importantes de diversos autores e autoras sobre o tema (quem já fez TCC ou leu um já deve estar acostumado com esse tipo de escrita), com objetivo de informar, conscientizar e quem sabe despertar a curiosidade para saber mais sobre o assunto e assumir a responsabilidade pela transformação de nossa sociedade. 

a sociedade escravista, ao transformar o africano em escravo definiu o negro como raça, demarcou o seu lugar, a maneira de tratar e ser tratado, os padrões de interação com o branco e instituiu o paralelismo entre cor negra e posição social inferior.  

Para a autora não basta dizer, "mas eu não sou racista" e não fazer nada sobre, uma vez que o racismo se trata de uma estrutura social enraizada. A inação contribui para perpetuar a opressão, por isso ela defende a importância de políticas antirracista. Esse pensamento me vez lembrar do livro O Ódio Que Você Semeia, de Angie Thomas, principalmente quando a protagonista Starr diz: Eu sempre disse que, se visse acontecer com alguém, minha voz seria a mais alta e garantiria que o mundo soubesse o que aconteceu. Agora, sou essa pessoa, e estou morrendo de medo de falar.


Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação. 

 

Assim como o livro Sejamos Todos Feminista, da autora Chimamanda Ngozi Adichie, Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, é um livro curto, de leitura ágil e com um conteúdo complexo abordado de maneira simples e direta que nos faz refletir por muito tempo depois da leitura.  É praticamente impossível ler esse livro e não querer conversar sobre, querer entender mais sobre o assunto, assim como repensar alguns comportamentos que temos. 

Sobre a mulher negra incide a opressão de classe, de gênero e de raça, tornando o processo ainda mais complexo.

Pequeno manual antirracista é uma leitura necessária ele nos lembra dos perigos de uma história única, nos dá uma perspectiva sobre a realidade atual do nosso país e como chegamos aqui, assim como nos dá ideias do que é necessário para criarmos o futuro que desejamos! Como diz aquele ditado é verdade dói, mas liberta!

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino