5 Blogs que toda blogueira deveria conhecer


Provavelmente você já deve ter se deparado com alguma publicação listando o porquê você deveria ter um blog em 2020, se ainda vale a pena ter um blog e por aí vai. Mas a verdade é que acho isso um tanto quanto desnecessário, calma eu já vou explicar. 

De forma resumida você deseja ter um blog? Se a resposta for sim, crie um. Mas crie porque é importante para você, seja para criar algo, para guardar momentos ou simplesmente compartilhar coisas, ainda que ninguém vá ler. Não comece um blog pois você quer ganhar dinheiro (ainda que não tenha problema algum nisso), quer receber "mimos" de empresas e outras coisas que estão na moda.  Isso tudo pode ser passageiro e no meio do caminho você pode se sentir frustrada por estipular metas que não são suas, e desmotivada por não ter um proposito sólido como guia.  Quem é das antigas sabe que blogar com amor é o melhor combustível para continuar criando, apesar das tendencias mudarem de tempos em tempos. Inclusive o blog completou 10 anos dia 01/08 e 10 coisas que aprendemos tendo um blog, vale a pena dar uma olhadinha. 

Ainda que você tenha certeza que quer ter um blog é inevitável que surja dúvidas de como prosseguir. Nem sempre você vai ter dinheiro para investir em uma hospedagem paga, domínio personalizado, contratar alguém para criar seu layout do zero e outros pequenos luxos. E pensando nisso separei 5 blogs que reúnem dicas que toda blogueira iniciante ou não deveria conhecer.  Neles tem dicas de como personalizar os temas base do blogger, dicas sobre como profissionalizar seu blog, ferramentas que podem te ajudar e várias outras coisas.  Lá em 2009/2010 quando isso aqui tudo ainda era mato, blogs que ensinavam a mexer no HTML, disponibilizavam itens que nos ajudavam a deixar nosso blog com a nossa carinha eram bem mais comuns que hoje em dia. Por isso, resolvei começar essa #sextadoblog com essas dicas. Vamos lá!

Sernaiotto, por Loma 

Acredito que a Loma foi uma das pioneiras em compartilhar conteúdo com o objetivo de ajudar as outras blogueiras a deixarem seus blogs ainda mais incríveis. Uma das coisas mais legais foi o projeto que ela criou chamado ORGblog. Ele nada mais é  que uma série de postagens sobre a organização do seu blog, com dicas de manutenção, divulgação e criação de conteúdo. Um recurso essencial para blogueiros – experientes ou iniciantes – que ensina os segredos para construir um blog autêntico em 25 passos.


Elaine Gaspareto, por Elaine 

Quando o assunto é tutoriais o blog da Elaine arrasa, ao longo desses anos ela já me ajudou muito com suas dicas de HTML. Você quer mudar o menu ela te oferece várias opções, quer  personalizar a área de comentários, criar um layout do zero ou pegar um pronto tem também!



Sweet Magic, por Juciane Damasceno

Não lembro exatamente quando conheci esse esse blog, mas é certo que foi em algum grupo para blogueiras no Facebook. Ele não é um blog exclusivo de tutoriais para blogueiras, acho que hoje em dia é bem difícil encontrar algo que fale apenas sobre isso.Você vai encontrar por lá também dicas para Redes Sociais, Youtube, Anime e Cosplay, Lojas e Resenhas



Manual da Blogueira, por Lorena Alves

O Manual Da Blogueira tem como foco principal, incentivar, encorajar e fornecer  mulheres criativas um suporte sólido, para que possam construir uma presença digital duradoura, com estratégias testadas por sua criadora e com isso criar ou expandir o seu negócio.


Bloga aí, por Bá Nassar

Essa última dica é mais voltada principalmente para quem tem objetivo de transformar o blog em uma fonte de renda. Inclusive além do conteúdo gratuito a Bá oferece cursos e mentoria. 



Bom por hoje é isso, espero que vocês tenham curtido as dicas. Agora me conte você costuma acompanhar esse tipo de blog? Se sim quais são os que você indica?  


Essa postagem faz parte da Sexta do Blog, um projeto de Blogagem Coletiva idealizado pelo Adriel Christian, do blog Não me Venha Com Desculpa.  Confira os demais participantes: 

15 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ai eu ameeeeei!!!
    Os três primeiros eu já conhecia de loga data, o da Elaine sempre me salvou nas questões de HTML e layout do blog, amo muito esses conteúdos, e o melhor é que são praticamente atemporais, sempre estão ali e sempre recorro a ela qnd preciso

    vou conhecer os outros dois é agora mesmo

    Beijos,
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  2. Ah, que máximo, AMO esse tipo de conteúdo. Vou conferir os blogs que não conheço e aproveitar ao máximo as dicas. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico encantada com o conteúdo do blog e a forma na qual vocês compartilham as novidades, o design, tudo. Todos os blogs indicados são ótimos, já aprendi muita coisa com cada um deles. Os blogs são perfeitos pra quem quer criar seu próprio design.

    Kisu,
    Jaque de Lua 🎔

    ResponderExcluir
  5. Mininaaaaaaaa, a Loma era a minha salvação nos dias mais escuros da minha trajetória blogueirística! Ahusahushasa
    Adorei conhecer as outras blogueiras e vou até guardar o seu post aqui para voltar sempre que tiver um perrengue.
    Beeeijos!

    http://pandinando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que dicas ótimas,ainda mais pra mim que estou começando...
    Já estou seguindo seu blog
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog que completou 10 anos!!! O meu completa ano que vem. Quem é das antigas começaram por amor mesmo, não tinham interesse a mais ali. Até porque na época nem tinham mimos ou dinheiro por trás das postagens. Eu amava na época do blog os "Goodies" que eram as coisas que outras blogueiras e blogueiros deixavam disponibilizados pra gente aprimorar nosso "cantinho". Nossa, sim! A Loma foi uma das pioneiras daqui, amava os goodies ou freebies dela, haha! Os tutoriais da Elaine já me salvaram demaaaais! E como assim eu não conhecia ainda o Sweet Magic e o Manual da Blogueira? Mas é certo que já devo ter caído em algum post desses dois, porque não me é estranho. E o que dizer do 'Bloga aí'??? Vi a Bá crescendo, antes era o "Love is colorful" que eu também acompanhava, daí ela focou no conteúdo que mais gostava e foi longe! Admiro muito todas essas blogueiras que além de crescerem na blogosfera, ajudaram outras blogueiras a crescerem também.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que post bacana!!!
    Eu adoro a Loma e já conheço o blog da Barbara Nassar, mas os outros eu ainda não conhecia, vou ler nos próximos dias.

    Sempre bom esse tipo de dica porque com essa profissionalização dos blogs, muita gente leva isso pra competição e não compartilha. Logo, quem divide conhecimento já ganha um espaço no meu coração.

    Obrigada pelas dicas!

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  9. Ai que alegria ver o meu blog nessa lista!! Muito obrigada meninas por lembrarem do Manual e por compartilharem meu trabalho no blog de vocês. Desejo todo sucesso mundo e que vocês cresçam a cada dia \0/ Mil beijos :*

    ResponderExcluir
  10. oiii!

    nossa, ler o nome da Loma e Elaine num mesmo post me deu tanta nostalgia. eu usei demais as orientações da elaine e posts cheios de dicas da loma. sem dúvida alguma, elas foram fundamentais na última década nessa blogosfera! *-*

    as suas dicas no início do post foram sensacionais... não vale a pena criar um blog pensando só em mimos e tals. a gente até pode levar ele pro lado comercial, mas uma hora acabaremos ficando pra baixo ao ver q nem tudo gira em torno de mimos e publi. ser blogueiro vai além...

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda sou apaixonada pelo mundo dos blogs depois de tantos anos. Parte disso é porque eu amo escrever, amo ver o que os outros estão pensando, falando e criando. Acho que além de ser bom esse momento de compartilhar, também dá um gás enorme na nossa criatividade.
    Amei a sugestão do Sernaiotto, vou conferir os conteúdos!

    ResponderExcluir
  12. Eu juro que eu não lembro se comentei ou não, então vou escrever de novo, rs.

    Estou na blogosfera a muito tempo também, desde 2011, e esse é um dos meus espaços favoritos. Se passou anos, mas eu continuo amando compartilhar meus textos e blogar de diferentes formas. É incrível como mudamos e passamos por transições enormes, mas continuamos aqui resilientes.

    Adorei o blog que você indicou do Sernaiatto, tô lendo e pegando várias dicas de lá! <3

    ResponderExcluir
  13. Que dicas ótimas! Estava mesmo procurando novos blogs para seguir.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ane
    Simplemente adoreia a lista o único que não conhecia é o Sweet Magic, mas já vou lá conhecer, tenho certeza de que será maravilhoso, assim como os outros.
    Estou sempre passeando e consumindo conteúdo delas.
    Parabéns por compartilhar.

    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
  15. Amei, já peguei dicas com várias colocaria na listinha também a Simples Bella ela arrasa nas dicas.

    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino