6 Ferramentas úteis para criação de conteúdo


Semana passada listei 5 blogs que toda blogueira deveria conhecer, neles você poderá encontrar várias dicas desde como criar seu blog  até temas para postagens e como personaliza-lo. Nesta semana resolvi compartilhar algumas ferramentas que poderão facilitar seu trabalho na hora de criar conteúdo seja online ou offline, você sendo blogueira ou não.  Vamos lá!

1. Correção Online de Textos

Correcao.pt: é uma ferramenta criada para encontrar erros ortográficos, bem como erros gramaticais e estilísticos, em textos portugueses, ou seja ele funciona tanta para o português brasileiro quanto para o de Portugal. Ele é um serviço gratuito e não requer registo. Essa ferramenta funciona bem quando a gente já revisou o texto várias vezes e ainda tem dúvidas se deixou um ou outro erro passar.


2. Produtos Gratuitos para  Design Gráfico

Creative Market: o Creative é um dos meus favoritos da lista e talvez seja o que eu mais utilize. Nele todas as semanas são disponibilizados 6 conteúdos gratuitos com fontes, ilustrações, templantes, imagens, patterns, brushes, entre outros. 

The Hungry Jpeg: este site geralmente é associado a suas fontes gratuitas, mas além disso eles também disponibilizam toda semana um arquivo gratuito(fontes, patterns, posters, elementos de design, estampas, ilustrações, ícones, por exemplo) em uma parte chamada Weekly Freebie, além dessa parte, também há uma fixa com vários conteúdos para baixar a qualquer momento,para isso basta acessar a página chamada Freebies

DesignCuts: segue a mesma linha dos dois sites  anteriores, porém, além do conteúdo gratuito de design que eles disponibilizam, também há uma área dedicada a tutoriais, todo o conteúdo está em inglês, mas nada que o Google tradutor não resolva. Lá dá para aprender várias coisas como: 



3. Editar imagens e criar designs

Canva: provavelmente o mais conhecido desta lista e o meu favorito desta categoria. O Canva é uma plataforma online disponibilizada via desktop , dispositivos iOS e Android. Nela é possível editar imagens e criar designs de vários tipos como imagens para Blog, Pinterest, Twitter, Instagram (tanto para o feed quanto para o stories), Facebook, Tumblr, cartões de visitas, currículos, apresentações, convites, marcadores de livros, planners, banners, imagens para redes sociais, capas para livros, estampa para camisetas, etc., tudo de forma simples e intuitiva através de  modelos pré-editáveis. Ele também conta como o acesso a várias imagens, vídeos, vetores e ilustrações gratuitas, que qualquer um pode usar para criar o seu próprio design com um ar mais  profissional. A melhor parte é que dá para criar muita coisa sem precisar saber nada de Photoshop e afins.  
 Canva conta com uma página onde é possível encontrar guias, artigos, tutoriais e dicas de design e o melhor de tudo é que está em português. Confira alguns exemplos do que encontrar por lá: 


Crello: assim como o Canva a Crello é uma ferramenta de design online. Porém, ela é mais focada em criar animações e gráficos para redes sociais e Internet, principalmente se você deseja focar mais na parte de  marketing.  
Assim como o DesignCuts, a Crello conta uma com parte dedicada a tutoriais, só que aqui esse conteúdo está relacionado a criação dentro da ferramenta. 

Picsart:  é um aplicativo bem popula de edição de imagem tudo-em-um e comunidade criativa que torna mais fácil levar suas fotos para o próximo nível. Com milhares de recursos de edição poderosos, você pode fazer imagens, colagens e desenhos incríveis e remixar fotos com amigos. Ele está disponível  via desktop , dispositivos iOS e Android. O meu favorito sem dúvidas é sua versão para celular, uma vez que ela possui mais opções de criação que sua versão para desktop. 
A parte mais legal desse aplicado é que ele possui vários tutoriais para criar conteúdos incríveis. No Pinterest do Picsart a várias dicas de edição tanto para foto quanto para vídeos. 



4. Fontes

Identifont: é uma ferramenta que fornece uma gama de recursos para nos ajudar a localizar fontes ou encontrar informações sobre elas. No site dá para encontrar fontes gratuitas, semelhantes à qualquer outra fonte comercial, tipo aquela que a gente ama usar, mas está disponível apenas para uso pessoal. Você pode buscar por nome, similaridade,  por imagem, designer/editor ou aparência

Google Fonts: é um diretório de fontes gratuito do Google para usuários que têm sites e blogs  e desejam utilizar fontes diferentes em suas páginas. 

The Hungry Jpeg: como dito anteriormente o The Hungry Jpeg é famoso por suas fontes, neste caso aqui eles possuem um pacote gratuito com 22 fontes diversas com licença comercial e garantia vitalícia de download. Você pode baixa-lo a qualquer momento. Para ter acesso a ele basta compartilhar com seus amigos para desbloquear o pacote!

Dafont: acredito que esta seja a indicação mais conhecida, nele há milhares de opções podendo ser tanto freeware (a utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties), shareware (disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação), versões demo ou de domínio público, ou seja antes de usar verificar qual a licença correspondente a fonte que você desejar utilizar. De modo geral boa parte são de uso pessoal, mas se você pretende criar algo pensando em comercializar aquele pacote do The Hungry Jpeg  é uma ótima opção para utilizar sem se preocupar.


5. Banco de Imagens

Unsplash: é uma plataforma alimentada por uma comunidade incrível que compartilha centenas de milhares de suas próprias fotos para estimular a criatividade em todo o mundo. Você pode inscreva-se gratuitamente ou não, de qualquer forma, você tem acesso a mais de um milhão de fotos sob a licença Unsplash - o que as torna livres para fazer o que quiser. Nessa categoria esse é o meu favorito, às vezes é só entrar lá e ficar olhando as imagens para me sentir inspirada a criar algo. 

Grátis PNG: como o próprio nome sugere aqui você encontrará várias imagens gratuitas no formato PNG para design gráfico, ou seja chega de sofrer para ter que tirar o fundo das imagens ou correr o risco de usar uma imagem que não possui licença para uso pessoal/comercial.

Freepik: é plataforma onde designers podem encontrar recursos gráficos gratuitos de de alta qualidade como: ilustrações, fotos, ícones, maquetes e modelos de apresentações

Pixabay: é uma comunidade de criativos, compartilhando imagens e vídeos sem direitos autorais. Todos os conteúdos são liberados sob a Licença Pixabay, o que os torna seguros para uso sem pedir permissão ou dar crédito ao artista - mesmo para fins comerciais.

No Pixabay além de de fotos e vídeos, você também encontra músicas, ilustrações e vetores. 


6. Facebook e Instagram 

Estúdio de Criação: esta ferramenta do  Facebook for Creators simplifica o processo de criação e gerenciamento da sua presença no Facebook e no Instagram. Você pode publicar, programar, monetizar, rastrear desempenho e interagir com seus seguidores.

Sabe todo aquele trabalho que você tinha para passar uma foto ou vídeo do computador para o celular? Então com o Estúdio de Criação você consegue fazer tudo isso direto do seu computador. Além de poder administrar mais de uma conta do Facebook e Instagram. 

Bônus

Emojis para usar no: Blog |  Facebook (também funcionam no Instagram) |  Twitter 

Bom por hoje é isso, espero que vocês tenham curtido as dicas. Agora me contem vocês costumam utilizar algumas dessas ferramentas? Se sim quais são as que vocês indicam?  Quais outras vocês adicionaria a lista? 


Essa postagem faz parte da Sexta do Blog, um projeto de Blogagem Coletiva idealizado pelo Adriel Christian, do blog Não me Venha Com Desculpa.  Confira os demais participantes: 

Não me Venha Com Desculpa | Pandinando | Sweet Luly | Algumas observações Confabulando |  Justo Eu Camila por Aí | Inventando assunto | Like Paradise | Tô Pronta!

9 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ai, Ane, você é muito maravilhosa! :D
    Eu adorei o post e já vou deixá-lo salvo nos meus favoritos!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. amei demais o post!
    O canva já usava e o estudio de criação depois que descobri não largo mais ele e facilita muitoo o trabalho <3

    Diário de uma desastrada

    ResponderExcluir
  3. Aiiii eu amei esse post, muuuuito obrigado mesmo

    O canva é meu xodó, criei todo o visual do negócio da minha mãe com ele e é ótimo demais. O dafont também é meu xodózin, mas uso mais para fazer resumos e anotações bonitas das aulas hahah

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  4. Oie! Adorei o post :D
    Picsart, Dafont e Pixabay são meus queridinhos da vidaa!! Sempre me salvam haha :D
    Vou conferir os outros apps e ferramentas que ainda não conheço.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. ANE DO CÉU, amei! Esse post vai ficar guardadinho, já entrei nos sites e salvei tudo porque quero sair fazendo altos downloads! Muito obrigada por esse post ♥
    Beeijos.
    www.pandinando.com

    ResponderExcluir
  6. Esse da correção de texto me ajudou muito no meu trabalho! AMO o Creative Market *-* e to pensando em disponibilizar minhas coisas lá nele. Ainda não conhecia o DesignCuts e já salvei aqui, porque já vi que vai me ajudar MUITO! Eu ouvi falarem do Crello mas ainda não cheguei a brincar lá, vou tentar agora. Agora as animações estão muito em alta! Amo o PicsArt! E das fontes eu só conhecia o Google Fonts e o DaFont *-* amei conhecer os outros sites, sou viciada em baixar fontes. Você acabou de mexer com um monstro que tem dentro de mim... hahaha! Sobre os bancos de imagem eu conhecia quase todos, apenas o Grátis PNG que eu achei novidade. Só espero as melhoras do Estúdio de Criação pra poder programar minhas postagens, por enquanto só uso pra monetizar. Mais um post completo e maravilhoso! Adorei!!!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. oiê!

    gnt, esse post simplesmente é de utilidade pública!!!! eu fui correndo pra todos os links e acabei de baixar várias imagens e fontes. to finalizando um projeto novo e o material q baixei vai ser muito útil pra identidade visual. brigadooo! <3

    ResponderExcluir
  8. Oieee! Vi o post no Instagram e vim correndo conferir todas as indicações de ferramentas. Amei muito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino