Pão de Mel

by - sexta-feira, maio 10, 2019


Como não amar uma receita que consegue reunir de maneira harmoniosa, chocolate, doce de leite, mel e especiarias!? Existem várias maneiras de se fazer o famoso pão de mel e muitas delas prometem ser a melhor do mundo. Hoje quero compartilhar com vocês a receita que pra mim deu certo, e olha que já testei várias. Essa receita reúne uma massa saborosa e fofinha, daquelas que é impossível a gente ficar em só um pedaço. 

Assim como o pão de queijo, sua origem é um pouco incerta.  Há quem diga que ele surgiu na Rússia, sendo chamado “Pryaniki” (se você jogar no google vai ver que o Pryaniki lembre muito aquele pão de mel que mais parece uma bolacha vendido no mercado). Na época, o doce era feito com farinha, mel e  suco de frutas. Mais tarde,  com a descoberta das especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, cravo gengibre...), elas foram sendo adicionadas na receita. 

Outra versão é de que o pão de mel, é um doce  tradicional da Europa, feito à base de mel,  farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate. Segundo a tradição, o doce ganhou a famosa camada de chocolate quando se descobriu que o pão feito com especiarias quando coberto com uma camada de chocolate derretido,  prolongava o sabor e a umidade. 


INGREDIENTES

-❥ Massa:

1 xícara de leite
1/2 xícara de mel 
1 colher de chá de canela 
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada (opcional)  
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de de chocolate em pó 
395g de leite condensado (1 caixinha) 
1 colher de sopa de fermento químico 


-❥ Recheio e Cobertura:

Doce de leite
Chocolate 

                                         MODO DE PREPARO                                              



1. No liquidificador bata o leite, o mel e o leite condensado.
2. Transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e então comece a adicionar os secos, sempre peneirando-os. Primeiro o chocolate em pó, depois as especiarias, a farinha de trigo, por último, o fermento. Misture  até incorporar.
3. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com chocolate em pó ou forrada com papel manteiga.
4. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C  e asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que o teste do palito dê certo.
5. Quando a massa esfriar corte-a ao meio e recheie com doce de leite. Feche a massa com a outra.  Nesse momento você pode servir como um bolo pão de mel ou cortar  e servir em porções individuais.
6. Finalize  com chocolate derretido.


DICA:  Caso você queira dar uma inovada teste antes de acrescentar o recheio umedecer a massa com uma calda simples de água e açúcar ou uma mistura de  leite com as especiarias.  


Caso você tenha interessante já ensinamos como fazer doce de leite caseiro e leite condensado




Você pode gostar

0 comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique a vontade para comentar. Obrigada pela visita! Volte sempre.