Como não amar uma receita que consegue reunir de maneira harmoniosa, chocolate, doce de leite, mel e especiarias!? Existem várias maneiras de se fazer o famoso pão de mel e muitas delas prometem ser a melhor do mundo. Hoje quero compartilhar com vocês a receita que pra mim deu certo, e olha que já testei várias. Essa receita reúne uma massa saborosa e fofinha, daquelas que é impossível a gente ficar em só um pedaço.
Assim como o pão de queijo, sua origem é um pouco incerta. Há quem diga que ele surgiu na Rússia, sendo chamado “Pryaniki” (se você jogar no google vai ver que o Pryaniki lembre muito aquele pão de mel que mais parece uma bolacha vendido no mercado). Na época, o doce era feito com farinha, mel e suco de frutas. Mais tarde, com a descoberta das especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, cravo gengibre...), elas foram sendo adicionadas na receita.
Outra versão é de que o pão de mel, é um doce tradicional da Europa, feito à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate. Segundo a tradição, o doce ganhou a famosa camada de chocolate quando se descobriu que o pão feito com especiarias quando coberto com uma camada de chocolate derretido, prolongava o sabor e a umidade.
INGREDIENTES
-❥Massa:
1 xícara de leite
1/2 xícara de mel
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada (opcional)
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de de chocolate em pó
395g de leite condensado (1 caixinha)
1 colher de sopa de fermento químico
Chocolate
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada (opcional)
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de de chocolate em pó
395g de leite condensado (1 caixinha)
1 colher de sopa de fermento químico
-❥Recheio e Cobertura:
Doce de leiteChocolate
MODO DE PREPARO
1. No liquidificador bata o leite, o mel e o leite condensado.
2. Transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e então comece a adicionar os secos, sempre peneirando-os. Primeiro o chocolate em pó, depois as especiarias, a farinha de trigo, por último, o fermento. Misture até incorporar.
3. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com chocolate em pó ou forrada com papel manteiga.
4. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C e asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que o teste do palito dê certo.
5. Quando a massa esfriar corte-a ao meio e recheie com doce de leite. Feche a massa com a outra. Nesse momento você pode servir como um bolo pão de mel ou cortar e servir em porções individuais.
6. Finalize com chocolate derretido.
DICA: Caso você queira dar uma inovada teste antes de acrescentar o recheio umedecer a massa com uma calda simples de água e açúcar ou uma mistura de leite com as especiarias.
Só de olhar para essas fotos fico com vontade de ir até ao centro comercial mais próximo e procurar o que de mais parecido encontrar lá! Apesar de a receita ser bem explicita, com as minhas habilidades de cozinha desastrosas faria certamente algo a anos luz do que é mostrado nas fotos.
ResponderExcluirObrigado pela partilha!
Essa foto deu água na boca rs. Já vou salvar esse post nos favoritos, quero fazer sim. Amo fazer doces e esse já vai entrar pra lista.
ResponderExcluirQue delícia! Parece simples, acho que vou tentar fazer no final de semana!
ResponderExcluirMais que delícia pão de mel é um dos meus docinhos favoritos e esse ai ficou sensacional ja quero fazer aqui 😍
ResponderExcluirseu banner está super fofinnhoooo, eu amei, parabéns!
ResponderExcluirEssa receita deve ser muita boa, apesar de não ser fã de mel, vou salvar aqui pra fazer pro meu namorado !