Poesia que transforma | BEDA 8




Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.
📖Skoob 👍Avaliação Final: 

Conheci o Bráulio Bessa através do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Com suas poesias declamadas e sua forma de ver a vida é impossível ouvir suas palavras e não refletir sobre o assunto. E é exatamente isso que a gente encontra em seu segundo livro, lançado pela Editora Sextante, essa essência que ele tanto defende por onde passa.  


Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. 

Em Poesia que transforma temos acesso a algumas das poesias escritas por Bráulio, assim como conhecemos um pouco da sua história de vida e como ele foi que surgiu a oportunidade de fazer parte do programa apresentado por Fátima Bernardes. 


O livro de 192 páginas é uma leitura que fluí de maneira leve e ágil, nos despertando os mais diversos tipos de sentimentos. Dividido entre poesias, ilustrações e trechos da vida do autor vamos entendendo mais do que há por trás de cada palavra e quem é a pessoa que está ali compartilhando sentimentos, memórias falando da vida do povo nordestino que não muito diferente da vida dos demais Brasileiros. É bonito poder ler mais sobre uma cultura tão rica que muitas vezes não tem o verdadeira reconhecimento. 

Se encante pela chance

de viver um novo dia
Se ame e seja amor
Se apaixone, por favor,
Se queira e queria bem,
Se pegue, se desapegue
Se agite, desassossegue
E se acalme também. 

O livro possui poesias distintas e diferente de alguns livros que já resenhei aqui, como por exemplo Prometo FalharTeus Casos Meus e Muito Amor, Por Favor são livros que podem ser lidos sem seguir a ordem em que os textos foram publicados sem prejudicar o sentido. Porém aqui é diferente cada texto está ali por um motivo e conforme vamos avançando na leitura ela caso com o tema que será tratado a seguir. 

A responsabilidade era grande. O peso era grande. Mas como sempre digo, quanto maior o peso que se carrega nas costas, mais força a gente cria nas pernas! 

Por esse motivos recomendo que você leia o livro seguindo a ordem proposta e só depois de finalizar a leitura, se permita buscar nas poesias ali compartilhadas conforto, inspiração e alegria. Como em uma palavra por dia busque de maneira aleatória algo que se encaixe com o que você necessita no momento. 



No final do livro temos depoimentos de várias pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo poder da poesia. E acredito que de alguma forma depois dessa leitura sua vida também passará por uma transformação.  Nem preciso dizer que recomendo a leitura né? 

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei saber mais sobre o livro, e principalmente ver que você deu cinco estrelinhas para ele. Eu ganhei este livro num sorteio do Skoob e fiquei muito animada por ter ganhado algo mas confesso que não fazia ideia de quem era esse cara e por isso não fiquei mega empolgada com a histórias. Mas lendo seu post já estou mais feliz e aguardando que chegue logo :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino