5 dicas para conservar seus livros | BEDA 29



Não importa se você tem 1, 10, 100 ou 1000 livros. Todos merecem ter um lugar específicos para serem guardados.  Livros não são apenas um meio de entretenimento, mas também um investimento em cultura e aprendizado. Para eles durarem bastante tempo e levar conhecimento pra muito mais pessoas é importante ter alguns cuidados como: 

1. Para fazer seu livros durarem mais, o ideal é guarda-los vertical. Livros maiores devem ter prateleiras específicas para isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

2. Faça uma  limpeza e inspecione seus livros sempre que possível. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel. Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. 



3. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel e os organizem de maneira que eles fiquem longe da luz do sol. Ela acaba  desbotando e entortando as capas. Também evite deixa-los apertados pois isso  favorece o aparecimento de cupins, então melhor não arriscar né!?

4. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa mais dano, que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.

5. Não utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para  tentar remedar seu livro.  Esses materiais possuem alta acidez e acabam provocando manchas irreversíveis no local aplicado. 

São dicas simples, mas que fazem a diferença. Agora nos contem como vocês cuidam dos seus livros? 

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino