Bolo de Chocolate Vegano


Sempre fui fã do famoso bolo Nega Maluca e sempre achei ele a receita mais fácil para um bolo de chocolate, até conhecer essa receita. Às vezes a gente tem a falsa ideia que receitas vegetarianas ou veganas não são gostosas ou que são caras, mas hoje vou  mostrar que dá para fazer um bolo chocolatudo, fofinho e que você nem vai sentir falta dos ingredientes de origem animal que a gente tá acostumada. Borá conferir!?

Ingredientes


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara  de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara  de água morna
1/3 de xícara  de óleo
1 colher de chá de vinagre branco ou de maçã

Modo de preparo


1. Em uma vasilha, peneire a farinha, cacau, bicarbonato e o açúcar. Misture tudo com a ajuda de uma espátula e adicione a água morna (lembre-se a água deve está morna e não fervendo) e o óleo .
2. Misture até que fique incorporado. Por último, acrescente o vinagre e misture delicadamente.
3. Transfira para uma assadeira untada (eu gosto de usar papel manteiga, pois deixa com uma acabamento mais bonito, e zero farinha), e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por 35 minutos ou até que esteja assado.
4. Desenforme e espere esfriar. 

Dica de amiga: para facilitar sua vida quando bater aquela vontade de um doce ou surge uma visita surpresa em casa é  separar todos os ingredientes secos em saquinhos ou  potinhos, assim na hora de preparar é só adicionar os ingredientes líquidos, misturar tudo e colocar para assar. 

Caso você queira deixar seu bolo mais saudável troque o açúcar cristal por açúcar demerara.  Caso você não tenha cacau em pó, você pode substituir por chocolate em pó 50% ou até achocolatado, mas vale ter em mente que o sabor vai mudar e até mesmo a textura.  

Obs: talvez você deve estar se perguntando qual a função do vinagre e se não corre o risco dele deixar o bolo, com o gosto tão característico, e a resposta é não. Nesta receita o vinagre tem um papel fundamental, pois ele reage com o bicarbonato de sódio ajudando o bolo a crescer, ficar com a textura fofinha e aqueles aspecto de bolo molhadinho que a gente ama!

Espero que gostem da receita e quando fizerem nos contem o que vocês acharem! Caso você tem uma receita mara e que merece ser conhecida compartilha aqui com a gente e vamos deixar nossos dias ainda mais doces (vale receita salgada também)!  

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Eu não sou muito fã de doces mas acho que vou fazer esse bolo, vai ser legal surpreender a galera aqui de casa mostrando que dá para fazer doces sem leite e ovos hehehe
    Obrigada pela dica! Eu estou na transição para me tornar vegetariana estrita e é sempre bom encontrar receitas fáceis e baratas como essa ♥

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita e o fato de ser simples de fazer a torna ainda melhor rs Aqui em casa sempre uso açúcar demerara por ser natural

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino