Bolo Xadrez de Natal


Depois das comidinhas temáticas para o Halloween o Natal não poderia ficar de fora não é mesmo? Esse bolo pode parecer difícil, mas ele é bem tranquilo de se fazer basta ter um pouquinho de paciência, vamos lá!?

Para a massa do bolo você vai precisar de:

1 e 1/4 de xícara ( 150g) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de fermento químico
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 ovos, gemas e claras separadas
1/2 xícara (100g) de açúcar
1/4 (59ml) de xícara de óleo
1/3 de xícara (79ml) de água
1/2 xícara (100g) de açúcar
Corante alimentício*
Pitada de sal

*Como iremos fazer um bolo xadrez precisaremos colorir a massa. Use os corantes da sua preferência. Eu sei corante em gel nas cores verde e vermelho. A terceira cor eu deixou a natural do bolo de baunilha.  Como precisaremos de 3 cores para conseguimos o efeito desejado você pode dividir a massa em três partes ou fazer 3 massas de bolo.  Mas se você quiser usar apenas duas cores também dá certo. 

Modo de Preparo

1. Em uma batedeira, adicione as claras e bata em velocidade média até começar a esbranquiçar. Adicione 1/2 xícara de açúcar aos poucos e continue batendo para formar um merengue. Quando a mistura estiver firme e brilhosa, desligue a batedeira e reserve.
2. Em um bowl, adicione as gemas, água, óleo e baunilha e misture. Peneire a farinha, sal, e o açúcar restante e misture.
3. Incorpore o merengue aos poucos e misture delicadamente. Transfira a massa para uma forma de 21 cm untada com papel manteiga e leve para assar em forno preaquecido à 190 C por 28-30 minutos.



Cobertura: 

200 ml de chantilly de caixinha 
6 colheres de sopa de leite em pó
1/2 xícara de leite condensado gelado 

Modo de Preparo: 

Em uma batedeira, coloque o chantilly (siga as instruções da embalagem) e comece a bater. Assim que ganhar corpo, vá colocando o restante dos ingredientes  aos poucos. Adicione o leite condensado, deixe bater até ficar estruturado e tinja na cor desejada, com corante em gel ou pó.



Recheio:

1 Lata de Leite Condensado 
100g de chocolate meio amargo ( você pode usar ao leite ou amargo)
1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de Preparo: 

1. Coloque na panela a manteiga e aqueça em fogo baixo até derreter 
2. Adicione o leite condensado e o chocolate, misture bem.
3. Deixe em fogo baixo e mexa sem parar até chegar ao ponto de brigadeiro.
4. Tire da panela e coloque a massa em um recipiente e deixe esfriar em temperatura ambiente.
5. Após esfriar transfira para uma saco de confeiteiro e está pronta pra rechear seu bolo.

Obs: não é necessário colocar em um saco de confeiteiro, mas fazer isso facilita na hora de espalhar o recheio e deixa o corte da fatia muito mais bonito. 

Montagem: 

A montagem é bem simples, basta você seguir a ordem da imagem abaixo: 

1. Você deverá cortar as três massas com 2 moldes circulares de tamanhos diferentes. (se você não tiver um cortador, pode usar uma tampa redonda, um copo). A ideia é que você tenha 3 círculos, 1 grande, 1 médio e 1 pequeno. Você irá fazer esse processo nas três massas.
2. A primeira camada será na cor vermelha, então escolha o círculo maior desta cor, depois colocaremos o círculo médio na  cor verde e por último na cor "branca". 
3. Coloque uma camada de recheio. 
4. A segunda camada irá começar com a cor "branca", então o círculo maior será desta cor, depois colocaremos o círculo médio na  cor vermelha e por último na cor verde. 
5. Coloque mais uma camada de recheio.
6. A terceira camada e última camada irá começar com a cor verde, então o círculo maior será desta cor, depois colocaremos o círculo médio na  cor "branca" e por último na cor vermelho.
7. Cubra com a coberta e é terminar de decorar. 

Para a decoração do bolo eu usei a massa do doce de leite ninho que ensinei aqui. Segue algumas ideias de modelagem para ajudarem vocês: Boneco de Neve - Papai Noel - Rena - Pinha - Árvore - Árvore de Natal - Árvore de Natal Decorada. Mas você pode sua pasta americana, usar jujubas, biscoito de natal, deixe sua criatividade fluir e divirta-se! 

A ideia desse bolo é servir de inspirações para você criarem algo diferente esse ano, sem aquela velha desculpa de eu não consigo ou não tenho talento pra isso. 



1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

Postar um comentário

@profanofeminino