Filmes franceses que valem a pena conhecer


Acreditamos que é raro encontrar alguém que também não se encante pelo charme parisiense e pelas atmosfera atraente que a França tem. Pensando nas belas paisagens que o país possuí  e que é muito bem retratada na fotografia de seus filmes hoje trazemos algum filmes franceses que valem a pena conhecer. 


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: talvez esse seja o filme mais famoso da nossa lista, mas ainda assim acredito que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de assisti-lo, então cá estamos para fazer um lembrete.  Lembre-se: "São tempos difíceis para os sonhadores", mas ainda assim vale a pena sonhar e é exatamente isso que o filme nos traz, um boa dose de esperança de dias melhores! Assista na Netflix



Entre os Muros da Escola: o filme é baseado no livro, de mesmo título, do professor François Bégaudeau. Nele acompanhamos o cotidiano do professor de francês François Marin e das salas em que leciona.  Através do ambiente da sala de aula deseja se mostrar um universo bem maior : como a França lida com seus cidadãos saídos de ex-colônias, representados pelos alunos árabes e negros.Mas não só isso, também as conquistas e pertubações da relação aluno e professor. Com  o choque de civilizações o trabalho do professor é dificultado e sua autoridade questionada. Esse é aquele tipo de filme que faz a gente pensar em como a educação transforma vidas, mas ainda assim independente do país educar não é uma tarefa fácil. 



Amor ou Consequência:  intensidade é uma palavra que resume bem esse filme. Acredito que de todos os romances que vi esse se destaca pelo desenrolar da descoberta do paixão pelos protagonista, algo como Romeu e Julieta, mas sem o lance da briga entre as famílias, mas a coisa de um amor tão forte que não cura, mas destrói tamanha sua força.  Sophie é uma solitária menina polonesa e Julien, após a morte de sua mãe, esta cada vez mais distante de seu pai. Juntos eles criam um jogo de desafios a serem cumpridos por eles. Mas o que no início era uma inocente brincadeira de criança, transforma-se num vício com provas cada vez mais pesadas. Isso os torna mais próximos, mas, aos poucos, vai despedaçando seus corações. Quanto mais longe eles vão, mais forte é o amor que sentem um pelo outro.


Ernest e Célestine: este é um filme infantil, mas com uma temática tão adulta que é impossível não se identificar com as situações vivenciadas pelos personagens. Em um cenário totalmente inusitado onde ratos e ursos não dividem o mesmo espaço, quem dirá serem amigos, Ernest e Célestine se encontram e juntos irão embarcar em uma jornada de aceitação, descobertas, amor e amizade. As escolhas que ambos fazem não serão toleradas, e eles terão que lutar para provar que é possível sim uma ratinha e um urso dividirem o mesmo espaço e  serem amigos. 



A Datilógrafa: o filme possui uma história simples, sem grandes reviravoltas, mas exatamente por não trazer nada extravagante ele surpreende. Com um romance leve, um dose de humor na medida certa e uma protagonista que deseja ser mais do que os outros esperam é praticamente impossível não gostar. Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e está prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, é o que todos esperam, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo suas habilidades como secretária sendo bem ruins, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país. 



Intocáveis: depois de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, provavelmente esse é o segundo filme mais popular da lista. Baseado nas memórias do empresário Philippe Pozzo di Borgo sobre sua amizade com o argelino Abdel Yasmin Sellou, o filme une o rico aristocrata tetraplégico Philippe ao problemático imigrante senegalês contratado para o auxiliar,  abordando as desigualdades (físicas e sociais) com uma boa dose de humor. Intocáveis ainda que aborde temas conflituosos, trás uma leveza em sua abordagem, e sua trama podemos resumir como um filme que fala sobre a vida e seus altos e baixos. 



Tomboy: este filme eu colocaria como um filme que precisa ser visto. Ele de uma maneira despretensios aborta um tema que ainda é considerado tabu na sociedade e nos faz refletir sobre a questão da identidade de gênero e sexualidade. Como o próprio título sugere tomboy é um termo dado a garotas que seguem traços masculinos, geralmente utilizado no mundo da moda. No filme temos Laure  é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade, e apesar dessa mentira Laure nunca se sentiu tão livre. 

É fato que existem outros filmes franceses incríveis para se assistir, mas acredito que nessa lista possuí bons títulos para começar a se aventurar. Agora nos contem já assistiram algum filme desse lista, se sim o que acharam? Nos digam também qual filme você adicionaria nesta lista que vale a pena conhecer? 






13 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Já assisti 3 desta lista e amei, vou explorar os outros títulos, adoro filmes franceses, os antiguinhos são o máximo!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro assistir filmes e confesso que so assistir um dessa sua indicação, Intocáveis!
    Mas ja coloquei na minha lista Tomboy; Ernest e Célestine; Entre os Muros da Escola; O Fabuloso Destino de Amélie Poulain; me instigou muito a ver e com toda certeza ja vou programar para ver! obrigada pelas dicas!!!
    Adoro descobrir filmes novos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amelie ♥ já assisti dois filmes com a atriz, ela arrasa!
    Dos outros, já ouvi mas não assistir "Intocáveis", a produção de filmes na França são boas, gosto bastante.

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Amei a lista! Eu não consegui assistir o filme da Amélie pelo fato de ser todo em tons de amarelo, o que me dói os olhos, acho horrível rsrsrs Intocáveis é simplesmente incrível! Os outros ainda não vi, mas adicionarei a lista!
    Beijão
    Through My Eyes

    ResponderExcluir
  5. Amélie e Intocáveis são dois filmes que me cativam do começo ao fim. Sabe quando você vê e revê mais de mil vezes e ainda assim não se cansa deles? Tenho essa relação quanto aos títulos. Apesar de não gostar da França em si, os filmes produzidos pela indústria francesa sempre carregam uma carga emocional muito boa ♥

    ResponderExcluir
  6. Muito boas recomendações! O cinema francês é lindo, e cheio de histórias maravilhosas. Eu gosto muito de um, que me tocou demais, que se chama "La Délicatesse", ou A Delicadeza do amor em português, É com a Audrey Tatou, e tem uma história linda sobre superação de perda e amor.

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti nenhum desses filmes, mas pretendo mudar isso no final de semana. Parecem todos incríveis, mas confesso que o que mais me chamou a atenção foi A Datilógrafa, porque adorei a foto com tudo rosinha ahaha
    Não sabia que existiam tantos filmes parisienses legais!
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  8. Dessa lista eu só assisti O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, achei o filme um pouco parado mas não da para negar que ele é encantador. Dos outros filmes eu me interessei por Tomboy, já vou anotar o nome para assistir ele depois.
    Fora O Fabuloso Destino de Amélie Poulain não me lembro de já assisti outro filme francês, preciso reservar um tempo para assistir mais coisas desse pais tão charmoso.
    Adorei a lista :)

    ResponderExcluir
  9. Da lista, o meu favorito - e na verdade o único que assisti inteiro - é com certeza Tom Boy. Amo esse filme! Amélie e Intocáveis eu sempre começo mas não acabo, não sei bem o por que, já que acho as histórias incríveis. Preciso resolver isso! haha

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai adorei essa lista de filmes, eu realmente fiquei com muita vontade de assistir! Filme francês é incrível, mas só conhecia o da Amlélie Poulain

    ResponderExcluir
  11. O único que assisti dessa lista foi os intocáveis, é um filme maravilhoso e que vale super a pena ser assistido!
    Os outros ainda não vi mas ainda vou sim, sou apaixonada por filmes e amo quando tem algo que nos faz ver o mundo diferente!

    ResponderExcluir
  12. Amei a lista e pretendo assistir vários! Pra mim Os Intocáveis é um dos filmes mais foda que já assisti 👏🏻👏🏻👏🏻
    www.ondecevailoko.com

    ResponderExcluir
  13. Que legal sua listinha também gosto de filmes franceses mas não havia assistido nenhum dos filmes da sua lista. Vou ver agora ;-) Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino