5 dicas para combater o bloqueio criativo


1. Seja um imitador: talvez você tenha ficando um pouco confusa lendo essa afirmação, mas não se preocupe que eu vou explicar o significado dela. É muito complicado e eu arrisco dizer raro alguém que acorda de um dia para o outro com algo totalmente original em mente e que saiba de cara como desenvolver isso. Então uma ótima maneira de começar é imitando o estilo de alguém que você admire. Mas como eu faço isso? É simples sabe seu livro favorito? Então liste quais são seus trechos favoritos, o que faz que ele seja tão especial, o que o autor fez que mais de impressionou?  Agora anote tudo isso e tente recriar tudo aquilo que você gosta na história. Feito isso tento mudar algumas coisas, coloco no papel algo novo, e assim por diante até o momento que você se sinta confiante para dizer é desse jeito que eu quero fazer, este é o meio estilo.   A ideia aqui é que você inicie imitando o estilo de alguém para que você encontre um jeito original de fazer algo. 

2. Pratique: isso pode soar clichê, mas nada fica bom sem treino, então pratique. A mais hoje eu acordei sem inspiração? E daí quem te disse que você precisa estar inspirado para fazer algo? Fico feliz em te informar que você não precisa da inspiração. Reserve alguns minutos do seu dia para praticar. Reúna inspirações, faça pesquisas, leia, ou simplesmente coloco tudo que vier a mente no papel ou simplesmente descreva tudo aquilo que esteja ao seu redor. Crie uma rotina de exercícios. 


3. Esqueça a perfeição: uma das coisas mais limitante na minha opinião é não nos acharmos bons o suficiente para fazermos algo, e deixamos que isso nos impeça de criamos. Então a dica é esqueça a perfeição. Vai lá se arrisque, pense fora da caixa, faça algo novo, faça testes. Trabalhos ruins são relativos, assim com os bons. Então crie e mostre para outras pessoas e vá lapidando seu trabalho aos poucos, mas por favor não os deixe esquecidos na gaveta. Mostre ao mundo seu potencial ainda que seja  em estado bruto. E nunca se esqueça acredite em você! 

4. Se coloque no lugar do outro: muitas vezes a gente que criar algo que esquece de pensar como o público alvo. Então de vez em quando se permita ver com os olhos do expectador, daquele que vai apreciar aquilo que você está fazendo. Pensa no conteúdo que você gosta de consumir, e depois volte para sue trabalho pensando no que as pessoas que seu trabalho é destinado esperam delem. 

5.  Faça um Brainstorm: aposto que você já ouviu a frase duas cabeças pensam melhor do que uma, então quando rola aqueles dias ruins onde nenhum ideia vem a mente se permita conversar com outra pessoas ou jogar várias ideias soltas no papel. Pense livremente, fala coisas aleatórias, mas nunca se esqueça de antes definir qual é o problema a ser solucionado.  Por exemplo Maria precisa chegar a cidade, mas a ponte está quebrada. Quais são os outros meios de Maria chegar ao seu objetivo? Na hora de responder a pergunta, não existe resposta certa ou errada, o que existe são respostas. Cabe a você descobrir aquele que melhor se encaixa no seu objetivo. 

Bom são 5 dicas simples, mas que quando colocadas em prática fazem toda a diferença. Se você tive mais alguma dica para vencer o bloqueio criativo me conte nos comentários. 


15 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Obrigado :) Acho que já todos passámos por isso pelo menos uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado :) Acho que já todos passámos por isso pelo menos uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Gracias!
    Amei muito as dicas!
    Viva reativar a criatividade 👏

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre recorro ao último ponto que citou. Quando está muito difícil sair um post eu envolvo outro blog e assim acaba rolando coisas legais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Manter-se criativo um desafia necessário, ótimas dicas

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sempre que posso paro pra treinar escrita, eu sou praticamente obrigada a isso também por causa do meu curso. Sempre tô olhando fotos, lendo e quando surge uma ideia, anoto logo.
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante das suas dicas, principalmente essa de começar imitando alguém para a partir daí criar o seu estilo próprio. Na verdade, é realmente muito difícil você ter uma ideia totalmente original logo de cara, né?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe a pessoa que em 30 dias passa 27 com bloqueio? Eu. Essas dicas são tão essenciais pra mim que eu nem sei como te agradecer por encontrar todas elas juntas num mesmo lugar 💕 obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, preciso praticar, muitas vezes tenho uma ideia otima e não consigo elaborar e acabo deixando pra trás.

    ResponderExcluir
  10. Adorei suas dicas, são bem simples, mas fazem toda a diferença! A primeira é a que mais faço, é sempre assim que encontro a forma que quero passar uma informação, muito boa mesmo. Amei seu blog, beijos <3

    http://entregalaxiasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei as dicas. Esse bloqueio criativo realmente é muito ruim. Apesar de me considerar uma pessoa criativa, as vezes sofro com ele. Beijos e boa sorte!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legais essas dicas! Elas me lembraram de um dos livros que estou lendo atualmente, Roube como um artista, esse livro tem dicas bem nesse estilo. São ótimas e inspiradoras. Adorei o post ♥

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Bloqueio criativo realmente paralisa algumas pessoas, ainda mais quando o assunto são os posts do blog. Para evitar momentos assim sempre ando com minha agenda, qualquer ideia que tenho já anoto, se deixo para depois é certeza esquecer. Gostei muito das dicas que você mostrou, com certeza irão ajudar. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Adorei as suas dicas, pois ninguém sabe quando um bloqueio vai nos pegar. Quando eu me pego bloqueada, faço coisas que me inspirar, entre elas ler Alice no País das Maravilhas, meu livro favorito :)

    ResponderExcluir
  15. Olá! Obrigado por compartilhar as dicas, gostei muito das suas ideias e realmente o caminho é este! A técnica do brainstorming é uma boa sacada, acrescentaria a ferramenta do mapa mental que ajuda muito!

    Parabéns pelo blog, um belo layout e uma boa arganização!

    Abraços

    André Sarti - Ideias em movimento
    Http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino