Como era a minha vida na época da internet discada

Ontem dia 03 foi comemorado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e com todo essa polemica sobre dos planos das operadoras e do apoio da Anatel e o risco de vivermos em um país com o acesso a informação limitado é preocupante. E isso meio que lembra como era viver nos anos 90 em tempos de internet discada. Com base em tudo isso a blogagem coletiva desde mês do grupo de Blogueiros Geek propôs que contássemos um pouquinho de como era nossa vida na época da internet discada.

Em uma época não muito distante não existia nada melhor do que passar o tempo assistindo televisão. Os anos 90 tinha uma programação incrível e eu nem sonhava em ter um computador em casa e quem dirá com a internet. A  partir de 1997 que a internet começou a ganhar espaço no coração dos brasileiros, mas não era todas as casas que tinham esse privilegio. 


Acho que eu deveria ter uns 9 anos quando recebi a noticia que íamos ter internet em casa, olha que na época só de ter um computador em casa já era algo maravilhoso (passar o tempo desenhando no paint e jogando paciência...), imagina só ter acesso a internet!? Lembro que para acessar precisava colocar uma especie de login e senha, usar o telefone e acessar a internet eram duas coisas que não aconteciam ao mesmo tempo. Sem falar que demorava uma vida para conseguir conectar, isso é claro se desse certo de primeira. E para melhora tudo tinha o detalhe de dia e horário, era liberado só nos finais de semana e a noite por era mais "barato".
 

Depois de uma longa espera quando aparecia que você finalmente está conectado era como se um novo universo surgisse, eram tantas possibilidades, mas com o tempo limitado tínhamos que ter foco, sem contar que nem existiam tantos sites assim e como eu era criança nem tinha tantas opções.  O primeiro site que acessei foi o do programa Planeta Xuxa e olha que nunca fui muito fã dela. Porém lembro que no programa dela ela vez uma propaganda tão grande que não poderia perder a oportunidade.


Não demorou muito e logo surgiu a internet a rádio e com ela uma possibilidade maior de acesso, mas também não chegava nem perto da internet que temos hoje, o sinal vivia caindo. Porém era muito melhor que a discada. Foi aí a televisão perdeu espaço de vez. Meus sites favoritos na época eram o da Barbie, o portal da Monica, por conta do Splash (alguém também passou horas cuidando daqueles bichinhos virtuais?), Neopets e outros de joguinhos onlines como do Cartoon Network (o do Jovens Titãs era um dos melhores!) e outros que não me recordo o nome agora. 



Uns três anos depois a internet já era mais parecida com a que temos hoje, e os blogs comeram a surgir, assim como os fotologs da vida, o msn começava a ganhar espaço e o icq ia ficando de lado. 

Ter internet em casa era algo que tornava você alguém legal e nada melhor que estar conectado e poder compartilhas as novidades e  descoberta com os amigos no dia seguinte na escola. Literalmente estar conectado te conectava com o mundo sem te afastar do que realmente importava diferente do que vem acontecendo hoje em dia. 


Ficar sem internet não era o fim do mundo. A net caiu era só passar o tempo com algum jogo offline ou melhor sair para brincar. Não tinha tempo ruim. Lembrar de como era antes me faz valorizar ainda mais o que temos hoje e só de pensar e que podemos perder toda a nossa liberdade de acesso a informação é algo que me deixa preocupada. Afinal não estamos avançando e sim regredindo. 


Mas agora me contem como foi o primeiro contado de vocês com a internet? Quem aqui também é da época da internet discada? Quero conhecer um pouquinho da história de vocês! 

barra_bg

11 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Acabei de pegar o post FRESQUINHO heim?! Ri muito com os gifs... e lembrar de internet discada faz a gente pensar em cada momento ne? O barulinho pa conectar.. entrar depois da meia noite.. HAHAHAH enfim.. adorei o post! Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro muito bem da época da internet discada, só fui ter internet em casa aos 17 anos e como só tinha um computador, era uma briga com o meu irmão para ver quem ia usar primeiro, depois chegamos até a fazer um horário para cada um hehe. Foi nessa época em que criei meu primeiro blog cheio de gifs e blinkies, apesar de hoje em dia ser bem melhor, de vez em quando sinto saudades dessa época. Amei o post! Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nostalgia ahahaha Eu lembro muito bem também da internet discada, dos joguinhos que eu amava quando ela chegou, os de vestir bonecas hahaha e claramente da demora e da paciência que eu precisava para esperar carregar ç.ç
    Adorei o post, beijão. www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  4. Geeeeeente, que saudades! NEOPETS <33333 joguinhos do cartoon network :D EU adoravaaa :D Internet discada era treva, GZUS, ficava toda ansiosa pois lá em casa tinha essa mesma regra: internet somente aos finais de semana ;( mas me divertia muito com a turminha brincando com/de outras coisas :D Concordo em tudo, limitar a internet seria um retrocesso. Adorei o post ;*

    ResponderExcluir
  5. A internet chegou pra mim aos 10 anos. Eu ficava horas no site fliperama do iG jogando e fazendo download de diversos jogos! Lembro de ficar esperando as 14h do sábado para conectar, assim como deixar os jogos baixando de madrugada porque consumia apenas 1 pulso hahaha. Também joguei Neopets ♥
    E aos 13, ainda com a internet discada eu criei meu primeiro blog! :D
    Uma coisa interessante que você falou foi sobre a internet não nos distanciar do resto do mundo naquela época. O que muitas vezes acontece hoje em dia, já que não precisamos nem de computador para acessá-la!

    Parabéns pelo texto! Adorei relembrar dessa época de internet discada!

    Beijos!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  6. Sabe que não me lembro, Acho que tinha uns 10. Mas tinha pc em casa a mais tempo... sei que odiava quando ela caia! hahaha
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  7. O Portal da Monica! O Splash, eu amava aquele bichinho virtual, hahahahaha. E claro, o Neopets. Viciei naquilo de um jeito... Nostálgico esse post, né?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. E pensar que as crianças de hoje vivem de tablets e smartphones com internet ilimitada nas mãos, é até meio engraçado como a tão pouco tempo atrás nó tínhamos que passar, as vezes, horas para apenas se conectar. O meu site favorito era o da turma da mônica e do chamequinho, kkkk, eles tinham concursos de desenho. Além de todos aqueles joguinhos de vestir as bonequinhas, kkk, que hoje vc faz o download grátis no seu celular. Muito bom relembrar isso tudo.
    Bjinhos
    Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
  9. Sou dá época da internet discada, mas eu já era mais velha. Não era de fato tão estressante quando caía pq não haviam tantas coisas assim a se fazer na internet como hj em dia, hahaha!

    Mas... bendita seja a internet banda larga <3

    Um bj,
    Re

    ResponderExcluir
  10. Eu demorei muito pra ter internet na minha casa, mas quando eu era criança acho que nao sentia muita falta pois sempre consegui me entreter bastante com os desenhos da tv e sessão da tarde, sem contar que brincava de verdade haha hoje em dia é tão diferente, né? Não sei até que ponto ter acesso a internet desde sei la (2 anos de idade) vai ser benéfico para essa nova geração hahaha Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  11. Bateu uma nostalgia da época de e-mail no bol ou no zip.net! uashuahsuahsuahs
    Ficar até de madrugada ou passar o fim de semana inteiro com o telefone ocupado! uahsuahsuahsa

    Bons tempos!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino