Alimentos que podem te ajudar a dormir melhor


Uma boa noite de sono faz toda a diferença, mas infelizmente isso nem sempre é uma realidade. Muitas vezes a dona insônia resolve nos fazer uma visitinha básica e quando nos damos conta ela acaba fazendo parte da nossa rotina diária e não imaginamos nossas noites sem sua companhia.  Se você já passou por isso e está passando vai gostar das nossas dicas, se você não sabe do que estou falando sinta-se uma pessoa sortuda e aproveite as dicas para deixar seu sono ainda melhor!

Aposto que você já deve ter ouvido falar que os alimentos possuem várias propriedades benéficas para a nossa saúde e usados corretamente nos ajudam a ter uma vida melhor.  Com base nesse fato separei 10 alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do nosso sono se tornando poderosos aliados no combate a insônia. 














1. Banana: tem um papel importante na produção de serotonina, que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, por exemplo. Também é uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6, magnésio e potássio. Assim como a aveia a banana é uma ótima fonte de triptofano. Recomenda-se o consumo de no máximo duas unidades ao dia.

2. Leite: é uma ótima fonte de cálcio, vitamina D e A, e ainda contém o aminoácido triptofano, que ajuda no relaxamento  dos músculos e induz o sono.  Quem aqui nunca ouviu a  avó/mãe falar que um xícara de leite antes de se deitar ajuda a dormir melhor?

3. Aveia: é um cereal fonte de vitaminas (E e do complexo B), minerais (zinco, cálcio, magnésio, selênio,  silício), proteínas e fibras. Ela também é fonte de triptofano, o que ajuda na hora de manter um sono contínuo. A recomendação é que se consuma no máximo 3 colheres de sopa ao dia, porém há um detalhe importante a ser dito os celíacos deverão evitar o consumo pois a aveia é rica em  glúten.











4. Maracujá: tem efeito calmante e auxilia no processo de relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitamina C e do complexo B. Acho que de todos os alimentos que citei aqui o maracujá é o mais clichê, porém isso não o torna menos eficiente. 

5. Linhaça: é rica em ômega 3 e ajuda na regulação dos neurotransmissores. Também melhora o humor, a irritabilidade, ansiedade e depressão. Além de auxiliar no tratamento para perda de peso, é um excelente anti-inflamatório. Na hora de consumir é recomendado no máximo duas colheres de sopa.

6. Amêndoas: rica em antioxidantes é excelente para a saúde do coração. Também reduz o colesterol, por ser fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.











7. Hortelãé rico em vitaminas C, B e D  assim como em minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio. O uso é ideal após as refeições, pois ele  contribui para uma boa digestão e alivia o estresse  melhorando o sistema imunológico. Características que juntas ajudam a garantir uma melhor qualidade de sono. 

8. Melpode ser usado para fortalecer o sistema imune, assim como melhorar a capacidade digestiva. Também é considerado anti-séptico, antioxidante, diurético, expectorante e calmante. E melhor ainda auxilia o "caminho" do triptofano ao cérebro. 


9.Salmão: é fonte de ômega 3 e também da vitamina B12, que tem um papel fundamental na hora de  converter o triptofano em serotonina.

10. Alface: as folhas de alface contêm propriedades sedativas. É comum consumirmos ele em forma de salada, mas também pode ser usado para se fazer chá e garantir uma noite tranquila. 

Acho que deu para perceber que boa parte dos alimentos citados aqui são fontes de triptofano, mas afinal o que é o triptofano?

Bom de um forma bem resumida, ele é um aminoácido que juntamente com a niacina (vitamina B3) e o magnésio, produz a Serotonina (conhecido como o hormônio do prazer) que está relacionado no processo do sono e humor. No cérebro, a serotonina tem função na regulação do sono (melatonina), humor, apetite , memória e etc… Devido as suas ações, esse aminoácido ajuda no combate a depressão, ansiedade, insônia, controle do peso e distúrbios alimentares.
Espero que essas dicas possam ser úteis na rotina de vocês. São coisas simples que aplicados no dia-a-dia podem trazer vários benefícios a nossa saúde.  Se vocês tiverem alguma dica para ajudar a dormir melhor nos conte nos comentários! 


3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa, muitos alimentos que eu nunca imaginaria que ajudavam a dormir.. HAHAHAHA. Sabe que meu marido se cheirar maracuja ele desmaia ne? Mas pra mim nao faz efeito.. HAHAHAHA Enfim.. muito legal teu post. Beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que eu gosto de tudo isso, por falar nisso sábado vou me esbaldar comendo salmão <3 Amoooo e sobre o alface não sabia que podia ser feito chá dele, muito boa! Adorei o post, beijão www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  3. Maracujá me derruba kkkkkk fico praticamente bêbada ~com o benefício de não ter ressaca no dia seguinte ;p

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino