Dicas de Moda: Óculos

>>>>>Tenho que usar óculos e agora:<<<<<

Toda vez que surge a possibilidade, de usar óculos, parece que o mundo de quem vai usar o óculos, vem a baixo, (a sensação social é que o óculos inibe a beleza, camufla, uma ideia para aqueles que não tem informação), tem se tornado um vilão entre os seus adeptos, que pouco sabem como o compor em um visual ou qual formato fica bem com o seu tipo de rosto.


Tudo graças a ideia de que o óculos é responsável por causar a famosa frase "fiquei horrorosa com o óculos, estou feira, quatro olhos", entre outros termos usados dentro do bullying. 

Segundo o designer e esteta ótico Francisco Ventura, 90% das pessoas compram óculos de grau de tamanho errado. O ideal é experimentar vários modelos, em vez de comprar porque parecia bonito em uma amiga ou na vitrine. “Não se deve comprar óculos com pressa. É preciso entender o que se está comprando.” Para não errar, há cinco pontos fundamentais que devem ser considerados na hora da compra. Em primeiro lugar, a pupila deve estar centralizada no desenho da armação, como se fosse um alvo. O apoio no nariz deve ficar confortável e encaixar bem, sem marcar a pele, o que ocorre quando o tamanho não está certo. “Há dois tipos de apoio, os de metal, com as plaquetinhas, e os de acetato. Quanto maior a área de apoio no nariz, melhor, pois divide o peso”, explica Ventura. 
 O terceiro fator é que a armação deve sobrepor a parte inferior aos olhos, de forma a disfarçar as olheiras. O quarto ponto, muito importante, é que as sobrancelhas devem acompanhar o formato da armação. Os óculos não devem ultrapassá-las, ou seja, as sobrancelhas não podem ficar dentro da lente. “Delinear é o ideal. Se a sobrancelha é arredondada, a armação também deve ser. Não deve haver espaço entre a sobrancelha e os óculos”, indica o esteta ótico. Fonte: IG.

As hastes devem apenas se apoiar nas têmporas, sem pressioná-las, o que significa que os óculos não devem ser apertados. Em alguns casos, vincos se formam por conta disso. Elas também devem ficar bem ajustadas atrás da orelha, de forma que os óculos não fiquem nem frouxos nem apertados. Uma dica é passar sempre na ótica para manter as hastes sempre alinhadas, de maneira que os óculos não fiquem tortos.

Escolher um par de óculos exige tempo e disposição para experimentar vários modelos até chegar ao ideal. Muita gente não tem paciência para escolher a armação adequada, detesta usar o acessório e recorre a lentes de contato ou usa os óculos em situações imprescindíveis, como ler ou ir ao cinema. 

Mas óculos que harmonizam com o rosto e o estilo de quem os usam podem até mesmo dar um up no visual.

O óculos deixou de ser um “fardo” para se tornar uma peça que faz parte do look e até lhe deixa mais estilosa. 

No foto a ideia foi demonstrar, qual o formato ideal, os óculos foram de um formato harmônico com o rosto ao formato errado. O formato próximo do ideal é o segundo, o que ficou errado no formato  foi o tamanho, faltou dois centímetros para a armação correta, ficou faltando para o campo da visão. Na primeira e terceira foto, o formato ficou desproporcional, ao rosto da modelo.
Diante, da escolha do acessório da moda, fica difícil determinar como se escolher um óculos, dicas aparecem aos montes, primeiramente, procure reconhecer o formato do seu rosto, dentro do seu estilo escolha as armações, nas óticas são inúmeros os formatos, cores e estilos.
"Alguns modelos ficam lindos em alguém, mas podem não combinar com outra pessoa", alerta o consultor e designer óptico Francisco Ventura, proprietário da Ótica Ventura. Então, antes de comprar os seus óculos, experimente muito e preste atenção neste pequeno manual - com apenas algumas dicas, é possível encontrar a peça certa sem mistério.

ponte (parte da peça que apoia no nariz) precisa ter o tamanho exato de cada um para evitar marcas e desconforto. “Comprar o tamanho errado do nasal é como comprar sapato de número errado”, afirma Francisco. 

. As hastes não podem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto (não pode sobrar nem faltar atrás das orelhas), assim como a frente dos óculos não deve ser maior do que a distância entre as têmporas direita e esquerda.

 pupila dos olhos deve ficar centralizada na lente. "É esse detalhe que dá a harmonia necessária".

Os modelos com armação maior na parte inferior ajudam a disfarçar as olheiras. 

. Para não esconder a expressão,sobrancelha deve ficar levemente exposta.  

. Rosto redondo fica melhor com armações quadradas - linhas retas ajudam a afinar o rosto. Já quem tem rosto quadrado deve procurar as que têm cantos retangulares. Rosto triangular, armações redondas, estreitas e ovais. E os privilegiados que nasceram com o rosto oval ficam bem com qualquer modelo. "Geralmente este tipo é mais proporcional e, portanto, favorece a escolha dos óculos”, explica Francisco no livro Olhar Atento, como escolher e usar óculos.

Em tempo: não se apegue tanto a essa regra que relaciona óculos vs. formato do rosto. Francisco aconselha a aproveitar a liberdade que os dias de hoje proporcionam.  “Os óculos de grau viraram um acessório de moda e mudam a cada estação. Impor regras, que são estáticas, ficou ultrapassado”. Anotou? (blog Chic).

Dicas para escolher seu óculos de grau:


Deixe as maças do rosto livres
Mesmo com a moda das armações grandes, é preciso saber perceber se elas estão grandes demais para o seu rosto. Os óculos não podem encostar-se às bochechas. Além de ficarem fora do foco cada vez que você sorrir, ainda tem a possibilidade de deixar marcas antiestéticas.
Respeite a forma do seu nariz

O óculos precisa ser um objeto confortável. É importante escolher uma ponte adequada ao tamanho do seu nariz. Quando experimentar a armação, perceba se ela está muito grande ou muito apertada no seu nariz. O resultado estético também é melhor.


As sobrancelhas não podem ser cortadas

As sobrancelhas devem ser ressaltadas pela armação. A borda superior da armação deve seguir a linha e a forma das sobrancelhas e não cortá-las. Diferente dos óculos de sol, as sobrancelhas não devem aparecer dentro das lentes.
Olhos centralizados nos aros

A distância entre os dois olhos é determinante para o tamanho das lentes e da armação. Os olhos devem estar no centro da lente para criar harmonia.


Leve em consideração seu formato de rosto


1. Rosto oval

As proporções do seu rosto são equilibradas, com testa e queixo arredondados. É o único formato de rosto em que qualquer armação cai bem. Entretanto, busque óculos de um tamanho que complete a forma natural do rosto.


2. Rosto redondo

O seu rosto tem poucos ângulos e a altura e a largura são iguais. Para alongar e afinar seu rosto, aporte em armações geométricas, ligeiramente curvas ou estreitas.

michelle-trachtenberg-oculos-de-grau

3. Rosto quadrado

Você tem a linha da região do maxilar bem marcada, queixo e maçãs do rosto angulares e largas. Para alongar o rosto e suavizar esses ângulos, armações sutilmente curvas ou do tipo “gatinho” são ótimas opções.


4. Rosto triangular invertido

Sua testa é larga e seu rosto se estreita na parte alta da região do maxilar até o queixo mais fino. Para que seu queixo parece mais largo, escolha armações que um pouco mais largas e prefira um aro maior na parte de baixo como as do tipo aviador.


5. Rosto retangular

O seu rosto longo e estreito. Você pode abusar dos modelos curvados ou mesmo arredondados (ovais ou redondos), que dão mais ênfase à largura do rosto e suavizam o comprimento.

oculos-de-grau5
blog doutissima






Óculos de sol 

Escolher um par de óculos de sol é bem mais simples. As últimas coleções trazem modelos que, na maioria, deixam as sobrancelhas escondidas. “Eles devem, de preferência, cobrir a sobrancelha, para o sol não bater por cima”, observa Miguel Giannini. Na hora da compra, Ventura recomenda fazer um teste simples: sorria; se a armação se mexer, não a leve para casa. Vale considerar também o conforto e o encaixe no nariz, bem como o apoio das hastes, da mesma forma que no caso dos óculos de grau. 
Quando os óculos têm metal, as mulheres devem considerar também se a cor combina com a dos outros acessórios, como brincos. “A combinação é importante. É preciso bom senso para não misturar.” As lentes espelhadas, que estarão em alta no verão, devem ser usadas apenas em situações informais, segundo Ventura. Outro fator importante, segundo Giannini, é evitar óculos de camelô, pois não há como saber se eles têm proteção ultravioleta.

Mesmo com tantas dicas, uma fator que ajuda muito nos formato do rosto e na escolha da armação dos óculos, é o estilo do cabelo, o formato usado interfere e muito na escolha. Esqueça essa ideia retrograda de que o óculos não ajuda na beleza. Este cria um estilo, ajuda no visual e facilita sua vida.
Bjus, D. Santos.   
COMPARTILHE: #PROFANOFEMININO  
                      https://twitter.com/BLOGDSANTOS

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adoro, usar óculos, sempre quis usar, arrisco mais nos óculos do que no visual porque passa a sensação de segurança e posso trocar a qualquer hora do dia, para mudar o visual.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era mais nova eu tinha medo de usar óculos por medo de alguém falar : "4 olhos" kkk .
    Necessito de um mais preciso ainda ir ao oftalmo, mais até hoje não sei o formato do meu rosto :O , acho q deve ser redondo, pois sou japa e se eu engordar vou parecer uma trakinas =/
    Adorei o post dicas ótimas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino