Deu zebra? Saiba como lidar



As estrias são um dos problemas dermatológicos que mais assobram homems e mulheres. Isso mesmo não pense que isso só acontencem com mulheres, os homem também sofrem desse mal só que pode se fala neste assunto. As estrias podem ser ocassionas pelo famosos efeito sanfona, crescimento muito rápido, entre outros fatores.


O que são elas e por que elas aparecem?

As estrias são cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras de sustentação da pele, constituídas por colágeno e elastina. As estrias aparecem em pessoas geneticamente predispostas. Também existem outros
fatores que favorecem seu aparecimento: alterações hormonais na adolescência e na gravidez e durante o uso de corticóides, estiramento provocado pela gravidez, aumento de peso, crescimento durante a adolescência e excesso de exercício musculação Ainda não existi tratamento para extingui-las, mas existem no mercado produtos eficientes para melhorar a aparência da pele.

Qual a difenrença das estrias vermelhas para as brancas?

  • Estrias Vermelhas: As estrias em sua primeira fase do processo são vermelhas ou roxas. Elas acontecem devido ao estiramento excessivo da pele, que leva à ruptura das fibras, causando um processo cicatricial que inicialmente tem uma aparência avermelhada, pois há ainda presença de circulação local.
  • A atenção com o próprio corpo é fundamental para se detectar o problema ainda nesta fase. Muito Importante!!! É nesta fase (Estrias Vermelhas) que os resultados dos Tratamentos são melhores. Portanto quem tem Estrias Vermelhas ou Roxas deve procurar tratamento o mais breve possível.
  • Enquanto aguarda a consulta médica o paciente deve hidratar o local e fazer esfoliação. Esses procedimentos irão ajudar na contenção do processo até a consulta com um médica.
 Estrias Brancas: Essa é a sinalização do corpo de que a estria já está instalada. Nesta fase já ocorreu o comprometimento da circulação local e se consolidou um processo de fibrose. Uma vez instaladas, as estrias não serão mais removidas por se tratarem de cicatrizes. Os cuidados nesta fase serão no sentido de suavizá-las e evitar o aparecimento de outras

Há tratamento?
Sim. Basicamente são três os métodos mais usados para estimular a formação de colágeno, a proteína que preenche (e disfarça) a cicatriz:

• O químico é feito com peelings à base de ácidos;
• O térmico, por meio de um processo chamado fototermólise seletiva, direciona a luz do laser para a área lesionada;
• O mecânico se vale da microdermoabrasão com cristais para promover uma espécie de lixamento da pele.
Cabe ao dermatologista indicar o mais adequado a cada caso.

E os cremes à base de ácido retinoico, funcionam?

Sim, principalmente nas estrias novinhas. No entanto, tomar sol, mesmo aplicando um filtro solar com alto fator de proteção, fica proibido pelo menos durante seis meses - tempo do tratamento.
Isso porque o ativo é fotossensibilizante. E a pele, que se torna mais fina com o uso continuado, corre maior risco de sofrer uma queimadura. Sem falar que as áreas onde as estrias mais aparecem, como bumbum, quadris, coxas, seios, atrás do joelho e região lombar, sofrem o atrito de tecidos, seja o jeans ou até mesmo o sutiã.O resultado é um alto grau de irritação, o que pode levar à interrupção do tratamento.
Até que ponto os tratamentos dão resultado?

Eles apenas reduzem o aspecto enrugado. O sucesso, porém, vai depender do tipo de estria e de pele. A estria vermelha indica que o rompimento da fibra elástica, que resulta na cicatriz, é recente. Nesse caso, as chances de uma reversão aumentam.
E quanto antes você agir, melhor. A pele ressecada, mais sujeita ao esgarçamento, costuma ser mais difícil de tratar. Daí a importância de mantê-la bem hidratada.

Hidratação, então, é uma forma de prevenção?

Sim. Por isso, vale investir em um hidratante poderoso e de boa qualidade - e não apenas naquele produto cheiroso. Sua fórmula deve conter ativos que ajudam a segurar as moléculas de água nas camadas mais profundas da pele. É o caso da uréia, do PCA-Na e do D-Pantenol.
Também precisa ter óleos, como o de amêndoas, o de rosa mosqueta, o de bétula e o de uva, que formam um barreira sobre o corpo, evitando a saída da água e, assim, o ressecamento.

Por fim, ainda existem componentes que tornam o tecido mais firme e resistente. Procure no rótulo por elastinol e densiskin ou peça para o dermatologista manipular.

Há outras maneiras de evitar essas marcas?

Sim. Uma delas é não engordar. O sobrepeso faz a pele arrebentar como um elástico. O mesmo acontece se você fizer um treino de musculação de hipertrofia por muito tempo.

Quando o tamanho e o volume dos músculos aumentam, a pele também tende a esticar. As grávidas, por motivos óbvios, também ficam mais vulneráveis. De novo, hidratar o corpo todo pelo menos uma vez por dia pode ajudar.

A alimentação influi no aparecimento da estria?

Quem não ingere alimentos proteicos corre mais risco de vê-la surgir. Isso porque o colágeno depende do nutriente para se formar. Se ele está em falta, as fibras elásticas tendem a se romper com maior facilidade.

Dá para disfarçar?

Cubra a estria com um produto manipulado à base de óxido de cromo. Ele funciona como um tonalizante, ou seja, tem efeito temporário.

Fonte: 1-2-3

6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Haha novo lay tá um arraso! nem tinha visto adorei mesmo *-* lindo

    http://justlovethays.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aiai, esse terror que só assombra nossa vida :( HUSAUISA

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog!
    Já estou te seguindo,poderia me seguir?

    Mil beijos
    www.modanathy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você que hoje está sempre presente,
    alegrando os meus dias
    com doces melodias,
    que escuto para recordar
    dos bons momentos que estivemos
    juntos a teclar.

    Você me faz acreditar
    que o sentimento virtual
    pode ser tão verdadeiro e "real".

    Você me faz sentir
    esta vontade de lhe escrever
    este desejo de estar com você,
    e de querer dizer:

    Você me faz falta,
    quando não lhe encontro
    numa simples mensagem

    Porque você já faz parte
    do meu mundo real,
    e quero que continue nele
    para sempre...
    porque você é realmente
    muito especial!!!

    mordidinhas doces da Giza

    ResponderExcluir
  5. O blog tá perfeito,lindo visual.
    Sobre o post:amei as dicas. Toda menina,mesmo a mais magrinha tem estrias(mesmo que seja pouco).
    http://teenagedream-mah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, seguindo. segue? http://wwwgirl-teen.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino