Caraval



Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.
📖Skoob 👍 Avaliação final: 

Sabe aquele livro que quando você começa a lê-lo esquece de tudo a sua volta, não liga para o passar do tempo e só consegue larga-lo quando chega a última página? Pois bem Caraval é esse tipo de livro. Quando comecei a leitura apesar de ler a sinopse não sabia exatamente o que esperar, mas com o avançar das páginas fui envolvida na trama e surpreendia a cada página. 




Scarlett e Donatella sempre foram próximas, mas depois que sua mãe desapareceu sem deixar pistas, as irmãs se tornaram ainda mais unidas. O pai das meninas com o sumiço da esposa se tornou um homem amargo, agressivo e cruel e via no amor que as meninas nutriam uma pela outra, uma forma de feri-las caso alguma delas o desobedecesse. Vivendo cercada pelas abusos do pai Scarlett prometeu proteger a irmã e que jamais iria abandona-lá como a mãe o fez.

Com o desaparecimento da mãe e a agressividade crescente do pai. As meninas encontram consolo através das histórias que avó contava sobre O Grande Lenda do Caraval, mestre de uma trupe de artista que eram conhecidos pelo grande espetáculo que misturava fantasia e realidade, que  se apresentavam de ilha em ilha entretendo as pessoas. 
Você esperou a vida inteira por isso, desejou a cada estrela cadente, rezou para que cada navio entrando no porto fosse a nau mágica que carrega os misteriosos atores de Caraval. Você quer isso ainda mais do que eu. 
Scarlett começou a escrever cartas ao Grande Lenda do Caraval para que ele visitasse sua ilha e quem sabe trazer um pouco de magia e felicidade para a vida dela e de sua irmã. Mas Lenda nunca a respondia.  Scarlett ficou alguns anos sem escrever e quando o pai a avisa que ela irá se casar em breve com um conde, a garota vê no casamento a chance de salvar a irmã das monstruosidade do pai e resolve escrever uma última carta ao Lenda pedido que ele não venha para sua ilha porque irá se casar em breve e finaliza assinando pela primeira vez com seu nome completo. Eis que essa é a única carta que ganha resposta e traz consigo três convites para o Caraval, um para ela, outro para irmã e um para o noivo. 

Sumira como uma estrela cadente deixando o mundo intocado, a não ser pela luz que ninguém jamais voltaria a ver. 

Mas Scarlett apesar de tentada não está disposta a arriscar uma chance real de liberdade que o casamento poderá lhe trazer, por uma fantasia tola de infância.  Mas Donatella não apoia esse casamento e vê nos convites para o espetáculo a real chance das irmã serem livres. E com a ajuda de marinheiro ela leva a irmã a força para a ilha onde acontecerá o Caraval. E deixe para trás pista para que o pai pense que elas foram sequestradas. 


Quando chegam a ilha Scarlett se perde de Donatella e conta apenas com a ajuda do misterioso e nada confiável marinheiro. Na busca pela irmã ela acaba descobrindo que a irmã foi sequestrada pelo Lenda e que para encontrá-la Scarlett precisa vencer o jogo. 

O futuro é muito parecido com o passado; geralmente, já está decidido, mas sempre pode ser mudado. 

Não irei entrar em mais detalhes pois é aqui que as coisas começam a ficar interessantes na história e no jogo. E é exatamente aí que a magia começa a ganhar vida. Mas posso adiantar a você que o Caraval na minha opinião é uma mistura de Pais das Maravilhas versão o Lado Mais Sombrio com um toque da história da série Westworld. Onde a fantasia e a realidade se misturam de tal forma que é impossível saber o que é de verdade e o que é encenação, ninguém é realmente confiável, e tudo aquilo ali não é apenas um jogo, cada escolha traz uma conseqüência real e imutável na vida de quem joga e de quem observa.   

A escrita da autora é convidativa e poética, de uma maneira que nos conquista já de cara. Apesar de algumas coisas nos parecerem familiar ela trás algo novo (quem já leu A Rainha Vermelha deve entender o que estou falando), diferente e quando chegamos ao fim da história já ansiamos pela continuação. Pois é o livro têm continuação. Acho que esse foi o único defeito que encontrei nele, não ter a continuação para ontem. 
Ninguém é verdadeiramente honesto - respondeu Nigel. - Mesmo se não mentirmos para os outros, mentimos para nós mesmos. E a palavra boa significa coisas diferentes para pessoas diferentes. 

Caraval  é um livro que tem sua trama central focada no amor fraternal. Aquele amor que supera qualquer coisa, a magia mais poderosa que alguém poderia encontrar. Se você tem uma irmã ou irmão vai ver esse livro com um significado ainda maior e se identificar com o dilema das irmãs. 




O livro está em pré-venda e deve chegar as livrarias no mês de junho. E já adianto os direitos do livro já foram adquiridos pela 20th Century Fox.

Caraval  é um dos melhores livros que li este ano até o momento. E já adiando fãs de fantasia e enigmas devem adicionar este livro na lista de preciso ler! 

14 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Kkk vc achou o defeito não ter a continuação. Eu já ia procura lo. Minha decepção é saber que só chega em junho.
    fiquei na adrenalina lendo sua resenha. Já vou colocar na lista de Quero Ler ♡

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  2. O futuro é muito parecido com o passado; geralmente, já está decidido, mas sempre pode ser mudado. Só essa frase já me ganhou! Ótima resenha

    ResponderExcluir
  3. Caraval não é minha melhor leitura do ano, mas também me apaixonei pela história ♥ No começo, imaginei que seria algo meio arrastado, mas depois me identifiquei muito com as teorias mágicas e a fantasia. A obra ficou incrível e vale mesmo a leitura. E para quem diz que não remete ao circo, só tenho a dizer que não leram o livro por completo nem entenderam o enredo rs.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha !! fiquei com vontade de ler o livro rs já vou colocar na minha lista ;)

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse livro e nem ouvi falar na verdade, mas despertou através da sua resenha um pouco de interesse em mim. Parece ser muito foda, XOXO, Kakau

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou muito boa. Nunca li o livro, mas confesso que fiquei com vontade. Beijos e boa sorte!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  7. Uaau adorei! Parace super instigante o livro! Quero ler já!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls (PARTICIPE DO SORTEIO DE PINCÉIS!)

    ResponderExcluir
  8. Quando chegou na parte "não irei entrar em detalhes", eu pensei: preciso saber mais rs.
    Agora estou doidinha pra ler o livro.
    Se os direitos foram adquiridos pela 20th Century Fox, pode ser que tenha um filme mais pra frente né.

    Beijos

    www.tudojuntoemisturado.info

    ResponderExcluir
  9. Já está na minha lista de livros que preciso ler, logo atrás dos outros "trezentos" que ainda não tive tempo de parar pra ler.

    ResponderExcluir
  10. Meu coração até disparou lendo a resenha, kkkk. Obrigada pela resenha <3

    ResponderExcluir
  11. Não sabia desse livro não.. Mas já gostei e vou ficar ligada na pre venda..
    Já estou ansiosa kkk

    ResponderExcluir
  12. Pôxa, que bom ler uma resenha positiva desse livro. Várias pessoas que eu conheço que leram não gostaram, algumas até abandonaram a leitura, e não entendem todo o hype. Eu estou curiosa, achei a sinopse bem legal. Vamos ver se leio.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  13. Não brinca com essas resenhas, que fico maluca! Adorei sua resenha, já salvei nos favoritos! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  14. Nossa, juto que eu não tinha dado nada pelo livro lendo a sinopse - achei bem confusa e fraca. Mas a cada palavra da sua resenha, senti mais vontade comprar o livro pra já! Adorei a premissa, parece muito envolvente.
    Literalize-se

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino