Oração para desaparecer


Primeiro romance de Socorro Acioli após A cabeça do santo, Oração para Desaparecer conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro.

Cida, uma mulher sem identidade nem memória, reconstrói pouco a pouco uma nova vida em um lugar completamente desconhecido. Jorge encontra nessa misteriosa estrangeira uma paixão inesperada, que recria o que não parece provável. Do outro lado do Atlântico, Joana é o fantasma de um amor há muitos anos perdido por Miguel.

Quando os quatro personagens se entrecruzam no tempo em busca de respostas para as próprias angústias, se deparam também com uma trama fantástica sobre magia, ancestralidade e pertencimento. Oração para Desaparecer é uma das histórias possíveis sobre o amor e seu poder de dissolver as barreiras do imponderável.


📖Skoob 👍Avaliação Final:  ⭐⭐⭐⭐  💳Onde Comprar: Amazon


Imagine acordar com os olhos grudados de lama, o nariz entupido de terra e a boca cheia de areia estralando nos dentes. Tendo como única certeza que fora enterrada por alguém que você sequer faz ideia de quem seja. Imaginou? Pois é assim que esta história se inicia. Nossa protagonista até então desconhecida e desmemoriada é desenterrada por um casal em terra portuguesas, o que logo iremos descobrir não é o lugar de origem da jovem que acaba de voltar à vida podemos assim dizer.  


Eu estava nua, com medo e morrendo de ódio daquela mulher me chamando de rapariga.  


Cida, como é chamada já não se recorda do seu verdadeiro nome, é uma ressurrecta, alguém que ia morrer, mas que por um triz escapou e voltou à vida em outro lugar. A única coisa que se sabe é que é brasileira pois fala "brasileiro", afinal são nítidas as diferentes entre o nosso português e o de Portugal e outros países que compartilham o idioma. 

Conforme os dias passam e Cida se recupera ela se vê diante de um dilema entre seguir em frente e reconstruir a vida ou se prender a um passado que desconhece.  Em meio a sonhos desconexos que podem ser ou não um vislumbre de outra vida, o caminho de Cida cruza com o de Jorge. Juntos eles irão se aventurar no desconhecido que é o passado da jovem para que assim eles possam construir um futuro juntos. 


Vida e morte são mistérios que ninguém alcança. Tudo o que se fala sobre nascer e morrer é mera aposta. A morte é dolorosa, mas talvez o nascimento seja pior, e minha desgraça estava ali, entre uma coisa e outra. 


Oração para desaparecer é o meu primeiro contato com a escrita da Socorro Acioli, e já nas primeiras páginas fica claro o motivo dela ser um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Com uma prosa poética onde realidade e fantasia se misturam  a autora nos convida a descobrir os segredos que a perda da memória de "Cida", uma jovem brasileira encontrada em terras portuguesas guarda. 

A história se divide em três partes, cada uma contendo peças que juntas irão formar o grande quebra-cabeça que é o passado da protagonista, e é exatamente essa busca por resposta que move a leitura.  Tendo como principal combustível a curiosidade do leitor a leitura flui muito bem, ainda assim, mesmo que seja uma história que se possa ler em poucas horas, acredito que ela será melhor apreciada sendo lida aos pouco, ainda que a nossa vontade para desvendar os mistérios seja grande. 


Acredito que as pessoas seriam mais felizes no amor se aceitassem as renúncias que ele impõe e nem todo mundo aceita. 


Oração para desaparecer é um livro que traz consigo uma brasilidade que muitas vezes passa despercebida fazendo que nossos olhos se voltem para o interior do Ceará e exploremos os segredos que Almofala e os Tremembés guardam. Socorro através de suas palavras nos faz viagem através de 3 continentes, juntando saberes, refletindo sobre a vida, sobre as memórias, os laços que criamos e o amor em toda sua plenitude. 




3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Amei a resenha. quero muito ler Cabeça de santo e não conhecia esse ainda. É tão incrível o quanto de história boa tem na literatura nacional e que ainda não sabemos
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Muito bacana saber que é uma literatura nacional, confesso que não conhecia ainda a autora, mas fiquei bastante tentada a colocar esse livro na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Amo a escrita da Socorro, mas este livro me lembra o que aconteceu com o meu ex! kkkkcrying
    Vou colocá-lo na minha lista de leitura para o futuro.

    Amei a resenha!
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino