Ted Lasso


Ted Lasso foi uma série que não prometeu nada, mas que entregou  tudo ao longo de 3 temporadas disponíveis na Apple TV+ (inclusive o último episódio foi ao ar hoje). Já em sua primeira temporada contendo apenas 10 episódios, ela já entrou na minha lista de favoritas da vida (inclusive cirei algumas estampas inspirada no seriado confira aqui), e talvez por esse fato esse post  tenha ficado um bom tempo como um rascunho, afinal, muitas vezes é difícil encontrar as melhores palavras para falar de algo que a gente gosta muito. Porém, ao longo dessa última temporada fiquei pensando em como a série mesmo tendo sido vencedora de 11 prêmios Emmy, incluindo a de melhore série por dois anos consecutivos (2021, 2022), ainda é pouco conhecida. Então cá estou para panfletar essa série para vocês.


Ted Lasso (Jason Sudeikis), é um treinador de futebol americano universitário da Wichita State University, no Kansas,  que não possuí basicamente nenhuma habilidade com o futebol, mas que acaba sendo contratado  para ser o mais novo treinador do AFC Richmond, um pequeno time que joga na Premier League, primeira divisão do futebol inglês. 



Neste momento você deve estar se perguntando como um cara que claramente não tem nenhuma experiência com o esporte se torna o treinador de um time da primeira divisão? Bom a resposta é bem simples, nunca faça uma mulher de boba.  Rebecca Welton (Hannah Waddingham), a proprietária do time  contrata Ted como uma forma de  se vingar das traições do seu ex-marido Rupert Mannion (Anthony Head), uma vez que o time era uma de suas grandes paixões.  Ou seja, um treinador sem experiência é igual a um fracasso certo. 


Mas como já diz o Emicida "quem tem um amigo tem tudo". Ted não está sozinho nesse novo desafio de sua vida,  acompanhando ele temos o Treinador Beard (Brendan Hunt), seu melhor amigo e assistente técnico. O que falta em experiência com o futebol, ele compensa em carisma. Ted Lasso poderia facilmente ser comparado com a Poliana e seu Jogo do Contente, sempre tentando tirar o melhor das piores situações


A série usa o futebol como plano de fundo para abordar assuntos importantíssimos como saúde mental, masculinidade tóxica, racismo, homofobia, sexíssimo, machismo,  amizade, perdão, família, xenofobia, vulnerabilidade, empatia, resiliência,  entre outros. Dentre os temas que citei a saúde mental é o que mais se destaca ao meu ver, inclusive o elenco esteve na Casa Branca para falar sobre o tema (leia aqui). Aproveitando o assunto acredito que a ginasta Simone Biles, durante as  Olimpíadas de Tóquio e a jornalista Izabella Camargo contribuíram para que o  assunto saúde mental entrasse para as rodas de conversa. Um detalhe que acho importante mencionar apesar de a série não ter tantas mulheres no elenco, temos vários exemplos de mulheres fortes, inspiradoras e que aprenderam a serem protagonistas da própria história e não ser apenas a coadjuvante na vida de um cara.  Aqui podemos ver tanto a jornada do herói quanto a jornada da heroína em ação. 



Nesta comédia que vez ou outra pode te deixar com os olhos marejados, o futebol se torna uma metáfora para vida, e ao longo de 34 episódios, assim como This Is Us nos convida a ter um olhar mais gentil sobre a vida, assim como  nos ensina valiosas lições que vão mundo além do esporte.

E aí você já conhecia a série? 




Curiosidade: Em 2013, a emissora norte-americana NBC adquiriu os direitos de transmissão da Premier League, a primeira divisão de futebol inglesa e com uma forma de promover a novidade em sua grade, eles convidaram o ator e comediante Jason Sudeikis para interpretar Ted Lasso, um técnico de futebol americano do Texas, Estados Unidos, contratado para comandar o time Tottenham, da Inglaterra. No entanto, já de inicio, fica muito claro que Lasso não sabe nada sobre futebol. De certa forma o comercial funcionava com uma forma de mostrar que  mesmo compartilhando o idioma, o Estados Unidos e a Inglaterra são bem diferentes, incluindo no futebol que cada país tem como favorito.  Quem diria né que uma das melhores séries de comédia da atualidade surgiu de um comercial para TV. 




2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Quero muito assistir essa série. Todo mundo tem falado bem dela.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. só pela cara do rapaz da capa já parece um filme interessante de se ver, obrigado pela resenha já ajudou muito a ter uma ideia do que me espera.

    Facebook
    Instagram
    site

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino