Os números do amor

z

Um romance que prova que o amor muitas vezes supera a lógica.

Já passou da hora de Stella se casar e constituir família — pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada. Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional. Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor. 

- CONTEÚDO ADULTO

📖Skoob 👍Avaliação Final:  💳Onde Comprar: AmazonEditora


Lançado em 2018 e relançado com uma nova capa de 2022, Os números do amor,  traz uma protagonista que foge dos padrão que estamos acostumadas a ver (Stella é uma mulher autista, bem sucedida no Vale do Silício e de ascendência asiática), não apenas nos livros, mas nos filmes e séries também, detalhe esse que já é um bom motivo para dar uma chance para essa leitura. 


Sei que você odeia surpresas, Stella. Para alinhar nossas expectativas a um cronograma aceitável para você, saiba que já estamos protos para ser avós.


Stella é bem sucedida em praticamente tudo o que faz, exceto quando o assunto é o sexo oposto. Cansada das tentativas fracassadas de relacionamentos e da constante cobrança da mãe  para que ela comece uma família, ela decide focar naquilo que faz de melhor: analisar dados. Afinal não tem como dar errado, já que os números  não mentem. Para que sua análises deem certo ela resolve contratar um acompanhante de luxo  para coletar dados suficientes para se tornar boa de cama e finalmente encontrar um amor pra chamar de seu. 


Garotas como eu intimidam e afugentam namorados. Garotas como eu nunca são chamadas para sair. Garotas como eu precisam encontrar sua própria solução, inventar seu próprio destino.  Precisei lutar para conseguir tudo na vida, e vou lutar por isso também. Vou ser boa de cama, e finalmente atrair a pessoa certa para mim. 


Do outro lado temos Michael Phan, acompanhante de luxo nas "horas vagas", que sempre se virou bem com a vida dupla, mas  quando seu caminho cruza com Stella e seu jeito único de ser, ele começa a reavaliar todas as suas convicções e a forma que está conduzindo sua vida.  


Podia mudar seu comportamento, seu modo de falar, sua aparência, mas não tinha como alterar sua essência. Ela sempre seria austista.


Helen Hoang aborda neste livro assuntos importante como por exemplo o autismo, mulheres em ambientes corporativos majoritariamente masculinos, a cobrança que as mulheres sofrem para se tornarem mães, abandono parental, responsabilidade afetiva,  de uma forma leve e divertida, ainda que em alguns momentos ela não se aprofunde tanto em alguns assuntos. Além disso, a autora trouxe mulheres fortes e independentes que são uma verdadeira inspiração para outras mulheres.  Sem contar que a forma que ela trabalhou o autismo da protagonista foi feita de uma maneira que foge de muitos estereótipos que vemos por aí. 


Ela tinha uma síndrome, mas a síndrome não era aquilo que a definia. Ela era Stella. Um indvídio único. 


Apesar de ter ter gostando bastante da escrita da autora, da narrativa, dos personagens, senti falta de um aprofundamento mais na temática, mas entendo que talvez a intenção da autora fosse dar o informações suficientes para nosso entendimento da trama ao mesmo tempo que despertasse nossa interesse em saber mais sobre o assunto.  Outra coisa que senti falta foi de mais detalhes sobre os  personagens — e não apenas seus encontros amorosos. Inclusive já aviso, não se engane pela capa fofinha o livro é repleto de cenas 🔥, que inclusive me pegaram de surpresa. 


Ele não tirou a mão, o que a levou a analisar como se sentia. Era um toque casual e não solicitado, do tipo que em geral a fazia se fechar em si mesma. Mas naquele momento só sentia o calor do corpo de Michael, a aspereza de sua pele e o peso de sua mão. Era difícil entender, mas seu corpo o aceitava. Somente ele.


Os números do amor é o primeiro volume de uma trilogia (Os números do amor, O teste do casamento e O princípio do coração, mas que ao meu ver pode ser lida de forma independente, é claro que se você ler na ordem a experiência de leitura é bem melhor. Enfim, esta é uma leitura perfeita para quem busca histórias que protagonistas que fogem do padrão, gostou de filmes como Muito bem acompanhada e Uma linda mulher,  da série Atypical, do drama Uma Advogada ExtraordináriaGood Doctor (assim como suas adaptações)


*No livro Stella é descrita com portadora de Asperger, porém desde 2022 a nomenclatura caiu em desuso. De acordo com a nova versão da Classificação Internacional de Doenças (CID), agora os sintomas estão incluídos no chamado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O diagnóstico do autismo é definido a partir do nível de gravidade, ou de acordo com a necessidade de apoio de cada indivíduo. São considerados três níveis: leve, moderado e severo. De modo geral, pessoas  anteriormente associadas à síndrome de Asperger, como a protagonista deste livro, são consideradas autistas no nível 1. 

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. The book cover is lovely. Thanks for sharing.
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!
    Tenho sempre visto muitas pessoas falando sobre esse livro e até me dá vontade de ler, mas como não curto muito livros com hot, acabo deixando para lá
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. OI! Eu li esse livro faz um tempinho e lembro que gostei bastante da história, a protagonista foge dos clichês a com isso temos um romance diferente e mais inclusivo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino