Você não é invisível


Em seu novo livro, Lázaro Ramos escreve pela primeira vez para os jovens. Os irmãos Carlos e Vitória, mesmo vivendo num mundo repleto de maneiras de se comunicar, muitas vezes se sentem sozinhos, confusos e até mesmo invisíveis ― mas os desafios encontrados, representarão importantes passos no fortalecimento de suas identidades.

Esta é a história de uma família em quarentena. Carlos e Vitória são irmãos e moram com o pai, mas só o encontram no fim do dia. Muito diferentes um do outro, se expressam cada um a seu modo. Porém, possuem uma mesma motivação: entender seu lugar no mundo.
Carlos vive trancado no quarto, gravando vídeos e áudios sobre si mesmo ou postando nas redes sociais. Já Vitória é mais do papel, escreve um diário e inventa contos de fadas num caderno antigo que era de sua mãe. Mesmo confinados, os irmãos vão trilhando seus caminhos com os recursos e instrumentos que possuem.
O autor explora os muitos jeitos que temos de nos comunicar e com linguagem ágil, esse livro nos ensina que, se temos de encarar nossos monstros, que o façamos com coragem, segurando na mão de quem nos ama e quer bem ― porque ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.

📖Skoob 👍Avaliação Final:    💳Onde Comprar: Amazon

 

Você não é invisível é meu primeiro contato com a escrita do Lázaro Ramos e posso dizer que foi uma feliz surpresa. A  maneira que o autor escolheu para contar a história traz um dinamismo para a narrativa que é capaz de prende a atenção do público mais jovem tão acostumado com a agilidade das redes sociais. 


Por isso que, na falta de certezas, eu simplesmente vivo.


Carlos e Vitória não poderiam sem mais diferentes e ainda assim eles se apoiam cada um à sua maneira. O pai que passa boa parte do dia fora trabalhando em dois empregos tenta de alguma forma se manter presente na vida dos filhos e compartilhando com eles dados importantes sobre a história da família. A mãe está ausente e durante a trama é nítido como isso afeta os filhos, porém apesar da distância ela encontrar formas de se fazer presente e se conectar com eles. 

Ilustração do livro por  Oga Mendonça


Neste livro Lázaro aborda várias formas de se tornar invisível  e como é fácil perder um rumo quando não tem uma boa comunicação, quando não entende o valor em ser quem se é, e a riqueza de se contar a  própria história e apesar de se passar durante a quarentena, não trouxe todo o peso emocional que esse período carrega. A quarentena aqui funciona com um meio para que os protagonistas passem por um processo de autodescobrimento de suas identidades, afinal esse foi um momento que vez a gente realizar muitas coisas em nossas vidas não é mesmo? 


Não se deve chamar ninguém de escravo, que é uma condição. O certo é dizer que a pessoa foi escravizada, o que indica que algo interrompeu o fluxo natural da vida dela.


Esta é uma leitura rápida, podendo ser feita em pouca horas, mas que traz algumas flexões através das várias referências culturais, e situações que muitos jovens pretos poderão se identificar, principalmente no sentido de se sentirem invisíveis dentro da própria casa, na sociedade, de não se sentirem representados. Lázaro mostra como conhecer mais das próprias raízes ajuda a encontrarmos nosso lugar no mundo e assumirmos nosso protagonismo.



Obrigado por estarem me deixando voar. Eu voo, mas volto, porque nosso amor é maior. Ser livre para falar a verdade para quem se ama é uma bênção.


E aí conta pra gente você já leu Você não é invisível ou outro livro do Lázaro Ramos? Conta pra gente! 

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Não li nenhum livro do Lazaro e gostei muito da premissa desse.
    Vou salvar o livro na minha wishlist para ler depois!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino