Cores do ano 2021: Como usar?

Imagem imagem retirada do site da Pantone.br


 Desde 2000 a Pantone (maior empresa no segmento de pesquisa de tendências de coloração do mundo) elege a cor do ano, aquela que carrega as esperanças e expectativas do novo ano, e, em 2021, pela segunda vez, temos duas cores que carregam os desejos gerais da população.

A cor geralmente é vista nos desfiles da semana de moda de NY. Durante o ano ocorrem as apostas, mas a Pantone só bate o martelo em dezembro mesmo.


Representação das cores e apresentação, imagem retirada do site da Pantone.br


As escolhidas são Ultimate Gray e Illuminating (cinza e amarelo), que, segundo a própria Pantone:

 "A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança; isso é essencial para o espírito humano." Leatrice Eiseman

 Bom, não sei você, mas eu comecei o ano com a esperança de dias melhores (corona free) mas pé no chão, ou seja, com o otimismo do amarelo, mas com a realidade do cinza.


Onde iremos ver essas cores?

Basicamente em tudo que envolve o uso de cor: itens decorativos, papelaria, móveis, roupas, acessórios. 

Nem sempre a cor do ano é extremamente presente, principalmente se não for tão usual como o ano que foi um verde (2017 - Greenery). Mas, como esse tom de amarelo e o cinza são bem fáceis de se trabalhar e, num geral, fácil do consumidor gostar, acredito que veremos e muito essas duas por aí, seja como cor principal ou como detalhe (como uma estampa, por exemplo).


Preciso usar?

Como em tudo que você vai ver nessa internet e fora dela: Não.

Você não é obrigada a nada, muito menos a usar alguma cor só porque alguém disse que é a cor do ano, mas é legal saber o que e a razão das coisas que você vai ver surgindo nas lojas nos próximos meses.


Marcas que já investiram nas cores do ano.

A própria Pantone já lançou sua coleção cápsula em parceria com a Monochrome (marca russa) em uma pegada bem oversized e uma com a marca Love your Melon (EUA) de toucas e blusas de moletom.    


Foto de divulgação da coleção cápsula com a Monochromatic. Retirada do Instagram da Pantone. Site para acessar a loja aqui.

Foto de divulgação da coleção cápsula com a Love your Melon. Retirada do Instagram da Pantone. Site para acessar a loja aqui.

Por aqui, está começando a aparecer, mas já consegui achar algumas peças nos sites das principais lojas (Renner, C&A, Riachuelo, Zara). (Separei os amarelos, pq cinza sempre teve kkk)

Montagem criada pela autora, imagens retiradas dos e-commerces de cada loja.

Quero usar, como faço?

Primeiro de tudo, entenda se qualquer uma dessas cores fazem sentido para o seu desejo de imagem e personalidade.

Depois, escolha o melhor tom para você (pensando tanto nas suas características, ou seja, coloração pessoal, quanto na mensagem que você quer: cores mais intensas tem a mensagem mais reforçada enquanto que as mais pastéis tem elas suavizadas).

E aí, se joga nas combinações (aproveita que o cinza é uma cor neutra e pira a cabeça combinando uma com a outra ou com outras mesmo!).

Separei algumas imagens de inspirações para você:


Inspirações fazendo o mix entre as duas cores, desde um visual mais empresarial, como o primeiro e os dois inferiores e um mais descontraído, no caso, o segundo superio. Imagens retiradas da internet. Montagem feita pela autora.

Duas inspirações de look inteiro na cor, uma fazendo combinação entre as duas e uma tem a calça com a cor misturando com outra cor neutra. Imagens retiradas da internet. Montagem feita pela autora.

Aqui temos o uso das cores como principais no look ou em detalhes, como acessório ou um recorte na peça. Imagens retiradas da internet. Montagem feita pela autora.


Eu confesso que amei as escolhas de 2021 e já uso muito cinza. Você vai usar alguma das duas?

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Cores incríveis! Vou sair usando em tudo que é lugar.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de primeira a gente torce o nariz pensando em amarelo e cinza juntos, mas deram um super match né?!

      Excluir
  2. Oi! :)
    Sabe que eu não estava mto animada quando vi as cores, mas agora vendo como elas funcionam na prática, curti! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Amo as duas cores e são, desde sempre, a minha combinação favorita.
    E já tenho alguns suéteres amarelos, vou usar bastante.

    Um beijo,
    Leidiane Holmedal | leidianesbueno@gmail.com
    Watermelon Curly

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino