5 dicas para criar um currículo online

Foto: Brooke Cagle

Há quem diga que janeiro é o mês oficial para se enviar currículos. Talvez isso se deva a sensação de inúmeras possibilidades que a virada do ano traz consigo. Essa sensação de início e encerramento de ciclos nos faz pensar em começar algo novo seja para você que está em busca do primeiro emprego, tentando voltar para o mercado ou desejando fortemente enfim trabalhar no emprego dos seus sonhos! 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como você pode criar seu currículo online, (bem mais prático né?), de maneira fácil e rápida, resultando em um currículo objetivo, completo e com aspecto profissional. Provavelmente este é aquele empurrãozinho básico de início de ano para começar a fazer as metas acontecerem, neste caso criar um bom currículo pode te ajudar a ficar mais pego da vaga de emprego desejada. 
   
Um currículo é o primeiro cartão de visitas que você mostra para uma empresa que está recrutando para uma vaga. É nele que você apresenta seus argumentos de porque você é o profissional ideal para ingressar na equipe de colaboradores. Portanto, a criação de um currículo  é uma das etapas mais importantes para quem está buscando um emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Então confira as dicas!

1 – Reúna A Documentação Necessária

Se você vai começar a escrever seu currículo, reúna seus diplomas e a documentação necessária. Afinal, você terá que colocar em seu currículo sua formação e sua experiência. Você trabalhou em quais empresas durante quanto tempo? Que empresas foram essas? Você fez cursos? Quais?

Lembre-se que tudo que você escreverá no seu currículo deverá ser verdade. Portanto, não invente formações que você não tem. Se nesse ponto você está preocupado por não ter tanta documentação assim, ou pouca (ou nenhuma experiência), pense que as experiências de vida que você tem podem ser importantes: intercâmbios, organizações de eventos, trabalhos voluntários... Tudo isso pode te destacar. Mas tenha sempre bom senso. O importante é incluir o que realmente importa e não apenas ocupar espaço.

2 – Tenha Informações Sobre A Vaga E A Empresa

Logo no início do currículo, abaixo de suas informações pessoais (as quais devem ter nome e como entrar em contato com você – um telefone e e-mail), você pode escrever o objetivo daquele currículo.
Você deve deixar claro o que pretende em relação à vaga. Assim, é importante que você tenha informações sobre a empresa que pretende trabalhar.

3 – Escolha Uma Plataforma Digital De Criação De Currículo Online

Ao invés de pegar um modelo na internet, que pouco tenha a ver com você, por que não usar um aplicativo para criação de currículos online?
O Adobe Spark, com a opção Page é uma ótima opção. Nele, há disponível várias opções de modelos e você também pode dar seu toque pessoal à criação. Há bela tipografia disponível também. Portanto, você conseguirá fazer um belo modelo de currículo online de maneira fácil e intuitiva, sem necessidade de ter conhecimento profundo em design gráfico.

No caso do Adobe Spark, primeiramente, escolha o “Tema” a ser utilizado. Você pode ajustar cores e design, para ficarem mais adequados ao seu estilo pessoal e à vaga que você pretende se candidatar.Depois, você pode destacar algumas informações. A dica aqui é dar destaque àquilo que tem relação direta com a vaga.
Lembre-se sempre do item 2, já que as informações em relação à empresa e à vaga podem te ajudar a desenvolver um design belo e adequado para ao que você almeja.

4 – Cuidados Com Erros De Português

Ao terminar de escrever seu currículo, atente para possíveis erros. Nada pior em um currículo do que erros de português ou de digitação.
Leia e releia o que você escreveu e utilize, caso esteja com dúvidas, alguma ferramenta online de correção de texto. Há várias disponíveis na internet. Ou quem sabe peça ajuda de algum amigo que manda super bem no português. 

5 – Salve O Projeto E Compartilhe

Uma vez terminado seu currículo online, basta salvar o projeto e pronto! Você já poderá divulgá-lo em redes sociais  ou enviar por e-mail para aquela empresa que está buscando alguém específico para uma posição de trabalho.

São dicas simples, mas que certamente farão a diferença no resultado final. Quais outras dicas você acrescentaria a esta lista? Nos contem nos comentários. 

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino