Os 12 Signos de Valentina


Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?
📖Skoob  👍Avaliação Final:  ⭐⭐

Antes de mais anda quero dizer que eu ainda não conhecia a Ray Tavares, mas após terminar Os 12 Signos de Valentina eu fiquei pensando no motivo de não ter conhecido a autora antes e desejando ter mais livros escritos por ela para ler. 

Eu não sou menos ou mais mulher porque decidi curtir um pouco a minha solterice, mas você é menos humano e inteligente por querer ditar o que eu devo ou não fazer da minha vida

A sinopse já nos entrega muito do que esperar da história, e isso já nos dá uma situada do que iremos encontrar, mas não pense que vai ser uma história de uma garota lamentando a perda do amor da sua vida (ok, talvez tenham sim um ou outro momento dramático, o que na vida não tem né minha gente?).  A história aqui contata é de uma garota comum que teve seu coração partido, mas que está tentando a todo o custo dar a volta por cima, juntar os caquinho e ter seu coração inteiro novamente e quem sabe pronto pra um novo amor. 


Durante a leitura é impossível não se identificar com os personagens e com as descrições dos signos. Eu como boa pisciana me vi descrita em vários momentos, mesmo que o signo seja meio que o vilão da história, mas como a própria Isadora diz: "odeie a pessoa, mas não o signo", ainda que ódio seja uma palavra muito forte vocês entendem o ponto de vista.  Também consegui identificar vários amigos, familiares e os crushes da vida principalmente. 

Não é o tempo que você passa com a pessoa que define o comprometimento, e sim a facilidade com a qual vocês desistem um do outro. 

Uma das coisas que mais gostei na narrativa da Ray é que ela criou uma história totalmente nossa. Você consegue visualizar as baladas, a faculdade, o contexto familiar dos personagens, se identificar com os dramas, desejos, as piadas... Ela criou algo com a cara do Brasil, uma história que poderia ser minha ou sua perfeitamente.

Talvez o que tire o nosso sono atualmente seja o motivo de gargalhadas no futuro, mas, até esse dia chegar, tudo parece ser tão intenso. 

Em meio a jornada de Isadora em busca de sua recuperação e o libriano perfeito, a autora por meio da personagem faz várias criticas a nossa realidade como o problema da corrupção, segurança, o drama vivido por mulheres nos transportes públicos, o machismo, a importância da sororidade, o papel da mulher na sociedade, o distanciamento afetivo e a dificuldade de criar laços cada vez mais crescente entre os jovens, são alguns exemplos. Porém tudo é tratado de maneira leve e divertida.  


A diagramação é simples, mas muito bonita. Acredito que combinou muito bem com o tema e com a personalidade da protagonista. Além dos capítulos normal temos acesso as postagens de Isadora como Valente em seu blog narrando os encontros com cada signo, e a cada postagens a gente entende o sucesso do blog que ultrapassa os muros da USP e desejamos ter algo nesse estilo para acompanharmos na vida real. Hoje em dia é tanta tragédia que tudo que a gente quer no final do dia é algo leve que nos faça rir (deve ser por isso o sucesso dos memes e vídeos de gatinhos e cachorrinhos fofos pro aí). 

E, apesar da nossa ânsia por histórias que inovem e fujam do clichê, não existe nada mais gostoso do que assistir a um final feliz. 

De todos os livros livros até o momento neste ano Os 12 Signos de Valentina  ganha o título de ser o mais divertido. Aquele livro que apesar de ter quase 400 páginas é uma leitura rápida, envolvente, leve ao mesmo tempo que crítica e reflexiva. É aquele livro que a gente termina querendo ser amiga da autora, dos personagens. Enfim se você também é uma entusiasta dos signos vai gostar desse livro, se você não curte muito o tema também vai gostar porque o livro não a apenas astrologia. 



2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. A escrita da Ray é maravilhosa, aliás no Wattpad ainda tem alguns livros dela disponíveis, são muito legal além do grupo dela no wpp, dá pra falar com a autora favorita SIM! hahaha Vi ele hoje na livraria e quis levar correndo, uma pena que minha listinha de promessa de livros ele está mais pra baixo, porém juro que está chegando <3 beijo!

    Ray e os Dezoito

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro e logo de cara me interessei por ele. Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para ler ele! Adorei também as citações que você escolheu, são bem interessantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino