Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?
📖Skoob 👍Avaliação Final: ⭐⭐⭐⭐⭐
Antes de mais anda quero dizer que eu ainda não conhecia a Ray Tavares, mas após terminar Os 12 Signos de Valentina eu fiquei pensando no motivo de não ter conhecido a autora antes e desejando ter mais livros escritos por ela para ler.
Eu não sou menos ou mais mulher porque decidi curtir um pouco a minha solterice, mas você é menos humano e inteligente por querer ditar o que eu devo ou não fazer da minha vida.
A sinopse já nos entrega muito do que esperar da história, e isso já nos dá uma situada do que iremos encontrar, mas não pense que vai ser uma história de uma garota lamentando a perda do amor da sua vida (ok, talvez tenham sim um ou outro momento dramático, o que na vida não tem né minha gente?). A história aqui contata é de uma garota comum que teve seu coração partido, mas que está tentando a todo o custo dar a volta por cima, juntar os caquinho e ter seu coração inteiro novamente e quem sabe pronto pra um novo amor.
Durante a leitura é impossível não se identificar com os personagens e com as descrições dos signos. Eu como boa pisciana me vi descrita em vários momentos, mesmo que o signo seja meio que o vilão da história, mas como a própria Isadora diz: "odeie a pessoa, mas não o signo", ainda que ódio seja uma palavra muito forte vocês entendem o ponto de vista. Também consegui identificar vários amigos, familiares e os crushes da vida principalmente.
Não é o tempo que você passa com a pessoa que define o comprometimento, e sim a facilidade com a qual vocês desistem um do outro.
Uma das coisas que mais gostei na narrativa da Ray é que ela criou uma história totalmente nossa. Você consegue visualizar as baladas, a faculdade, o contexto familiar dos personagens, se identificar com os dramas, desejos, as piadas... Ela criou algo com a cara do Brasil, uma história que poderia ser minha ou sua perfeitamente.
Talvez o que tire o nosso sono atualmente seja o motivo de gargalhadas no futuro, mas, até esse dia chegar, tudo parece ser tão intenso.
Em meio a jornada de Isadora em busca de sua recuperação e o libriano perfeito, a autora por meio da personagem faz várias criticas a nossa realidade como o problema da corrupção, segurança, o drama vivido por mulheres nos transportes públicos, o machismo, a importância da sororidade, o papel da mulher na sociedade, o distanciamento afetivo e a dificuldade de criar laços cada vez mais crescente entre os jovens, são alguns exemplos. Porém tudo é tratado de maneira leve e divertida.
A diagramação é simples, mas muito bonita. Acredito que combinou muito bem com o tema e com a personalidade da protagonista. Além dos capítulos normal temos acesso as postagens de Isadora como Valente em seu blog narrando os encontros com cada signo, e a cada postagens a gente entende o sucesso do blog que ultrapassa os muros da USP e desejamos ter algo nesse estilo para acompanharmos na vida real. Hoje em dia é tanta tragédia que tudo que a gente quer no final do dia é algo leve que nos faça rir (deve ser por isso o sucesso dos memes e vídeos de gatinhos e cachorrinhos fofos pro aí).
E, apesar da nossa ânsia por histórias que inovem e fujam do clichê, não existe nada mais gostoso do que assistir a um final feliz.
De todos os livros livros até o momento neste ano Os 12 Signos de Valentina ganha o título de ser o mais divertido. Aquele livro que apesar de ter quase 400 páginas é uma leitura rápida, envolvente, leve ao mesmo tempo que crítica e reflexiva. É aquele livro que a gente termina querendo ser amiga da autora, dos personagens. Enfim se você também é uma entusiasta dos signos vai gostar desse livro, se você não curte muito o tema também vai gostar porque o livro não a apenas astrologia.
A escrita da Ray é maravilhosa, aliás no Wattpad ainda tem alguns livros dela disponíveis, são muito legal além do grupo dela no wpp, dá pra falar com a autora favorita SIM! hahaha Vi ele hoje na livraria e quis levar correndo, uma pena que minha listinha de promessa de livros ele está mais pra baixo, porém juro que está chegando <3 beijo!
ResponderExcluirRay e os Dezoito
Já tinha ouvido falar desse livro e logo de cara me interessei por ele. Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para ler ele! Adorei também as citações que você escolheu, são bem interessantes.
ResponderExcluir