10 lições que aprendi sobre amizade


Amigos são presentes de Deus em nossa vida, transformando nossos dias mais cinzas em algo mais colorido, nos apresentando o lado bom da vida. Ao longo de nossas vidas somos apresentados as diversos tipos de pessoas, logos temos a honra de ter os mais variados tipos de amigos e com eles acabamos por aprender valiosas lições.  Mês passado foi  comemorado o Dia do Amigo e como nunca é tarde demais para se falar sobre amizade hoje vim compartilhar 10 lições que aprendi até agora. 
  1. Confiança: Não sei quando é que começamos a confiar no outro, mas aprendi que amizade é baseada em confiança. Quando você se dá conta seus amigos sabem de coisas que você nem ousaria falar em voz alta por medo de que tudo  se tornasse real. 
  2. Respeito: Aprendi a ouvir sem julgamentos e respeitar as escolhas de outras pessoas mesmo que elas não combinem com as coisas que eu acredito. 
  3. Amor: Percebi que é possível amar uma pessoa que não tem nada em comum comigo e mesmo assim parece que gente combina praticamente em tudo. Que por mais difíceis que sejam as diferenças, defeitos, são exatamente eles que fazem nossos amigos tão especiais. 
  4. Companheirismo: Você sabe que apesar de tudo eles estão ali por vocês, mesmo que você não mereça. Que não importa quão louco seja seus sonhos eles estarão lá para te apoiar. 
  5. Simplicidade: Nossos amigos nos ensinam a alegria da simplicidade, não precisamos de muito para sermos felizes desde que tenhamos ao nosso lado essas pessoas tão queridas. Como dizem não há tempo ruim quando se tem os amigos por perto.
  6. Empatia: Com o passar do tempo e da convivência aprendi a me colocar no lugar dos outros, e por muitas vezes tomei pra mim as dores dos meus amigos como se fossem minha, afinal é nos momentos mais aflitivos que devemos nos fazer mais presentes. 
  7. Responsabilidade: Aprendi que uma vez que eu cativei uma pessoa eu me torno responsável de certa forma por ela. Que devo cultivar todos os dias aquele sentimento que surgiu de maneira tão pura e singela. 
  8. Sinceridade: Não importa o quando doa, o melhor caminho é sempre dizer a verdade. Aprendemos a ouvir as verdades que nossos amigos têm a nos dizer, assim como perdemos o medo de dizer aquilo que precisa ser dito para eles. 
  9. Fé: Não há nada melhor que ter alguém que não desiste da gente mesmo quando a gente já desistiu. Ser amigo é assim lembrar o outro de que ele realmente é e do que realmente importa. Mostrar o caminho de volta quando ele está perdido.
  10. Qualidade:  Como meus amigos aprendi que quando se trata de amigos de verdade as vezes menos é mais. Que o que importa é qualidade dos amigos e não a quantidade. Que esta é uma característica que independente do tempo que passar ela irá se tornar cada vez mais valiosa!
Eu poderia lista várias outras coisas que eu aprendi com os meus amigos, mas de um modo geral acho que esses 10 itens resumem de uma maneira simples e verdadeira o que eles têm me ensinado. E você o que aprenderam  com seus amigos sobre a amizade? 

11 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Muito legais e tudo isso se encaixa ou deveria se encaixar numa amizade legal! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Uhuul! Você falou tudo!!! Sinceridade e qualidade combinam perfeitamente. EU ja bati muito a cara com amizades, que eu achava que eram boas e nao eram

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Amei o post, e realmente amizade depois da família é nosso bem precioso.
    Acredito quando temos pessoas que nos acrescenta tudo isso que citou é consequência né.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossos amigos são nossa segunda família praticamente, se tem uma coisa que eu tenho é empatia pelos meus amigos, sempre todo as dores por eles, as vezes até mais haha
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acredito que amigo é aquele irmão que escolhemos e que nos escolhe, diferentemente da família de sangue. Um dos principais pontos que você mencionou é a empatia. Sem praticarmos esse item, fica impossível uma amizade verdadeira
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amigos são a família que a gente escolhe não é mesmo? Eu me sinto muito mal por na correria do dia a dia ver muito menos do que eu gostaria os meus amigos...

    ResponderExcluir
  7. Amigos são uma parte nossa fora da gente. Sempre gosto de pensar que eles são um reflexo daquilo que somos com eles, ou seja, se há um punhado de coisas boas envolvendo a amizade, também vai haver um punhado de reciprocidade necessária que acolhe ♥ As lições que separou são signas e muito reais. Se damos aquilo ao outro, é o que vamos receber em troca. A empatia, por exemplo, é um dos pontos mais importantes.

    ResponderExcluir
  8. Amizade é uma das melhores coisas do mundo! É algo que não depende de quantidade, você pode ter pouquíssimos amigos mas cada um deles vai ser um presente precioso na sua vida.

    https://maresialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu percebi com sua postagem que tenho muito mais colegas do que amigos. Pois com amigos se aprende tudo isso que você colocou e mais coisas que nem percebemos. Quando se é amigo de verdade, pelo menos. Quando é somente colega, tudo não passa de fases. Eu aprendi, que amigo de verdade é pra sempre. Independente se ele se muda, independente se ele muda, amigo é amigo em qualquer lugar e como ele é, ou como ele se tornou. Todos temos o direito de amadurecer, mudar conceitos, opiniões, e permanecer com nossos amigos, mesmo que eles ainda não tenham amadurecido junto com a gente.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, que lindo seu post! Amizade é tudo nessa vida, né? Amigos são a família que temos a liberdade em escolher e a nona lição é a melhor de todas pra mim: "Não há nada melhor que ter alguém que não desiste da gente mesmo quando a gente já desistiu." <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino