Confissões de uma adolescente grávida

É janeiro de 2011 e Mirella, de 16 anos, descobre que está grávida de 4 semanas de seu namorado, Fabrício, que também é jovem e nunca esteve tão apaixonado por Mirella. O namoro vai muito bem, obrigado, mas nem por isso a gravidez será uma fase fácil para eles. Mirella precisa lidar com o julgamento das pessoas ao seu redor e com a sua própria insegurança, já que Fabrício acaba de começar a faculdade e conhece pessoas novas, incluindo uma garota superbonita com quem se identifica mais do que com sua namorada. Enquanto passa por desafios diários, Mirella se pergunta como vai lidar com tudo isso.
📖Skoob   👍Avaliação Final: 

Gravidez na adolescência é algo que ocorre com muita frequência atualmente e ainda assim é visto como um tabu. Muitas vezes ouvimos pessoas  que tentam explicar o fato de isso se tornar algo tão comum como a falta de educação, baixa renda familiar, família desestruturada entre outros fatores. Mas o que dizer quando isso acontece com dois adolescentes que cresceram em uma lar estruturado, que receberam as melhores oportunidades e nunca lhes faltou informação? É exatamente esse outro cenário que que o livro Confissões de uma adolescente grávida aborda. 

Acontece que, certo dia, a camisinha estourou. Simples assim. Isso pode acontecer com qualquer um, é verdade, mas o Fabrício (meu namorado) e eu acreditamos que o incidente não teria grandes consequências. Não somos ignorantes, apenas levamos em consideração o fato de que, para uma gravidez acontecer, é preciso um bocado de sorte.


Confissões de uma adolescente grávida conta a história da Mirella uma adolescente de 16 anos que descobre que está grávida do namorado. Diferente do que muitos possam pensar ela não vem de uma família de baixa renda, não é uma garota que vive loucamente, não quis dar o golpe da barrida. Simplesmente aconteceu.   Diferente do que na maioria das vezes acontece ela não se viu sozinha nessa nova etapa, sua família deu total apoio e se namorado não fugiu das responsabilidades. Mas de todo esse apoio encontrado, as coisas não foram mais fáceis para ela. O preconceito ainda existi, comentários maldosos, atitudes machistas aliadas a todas as mudanças que a gestação trás e as inseguranças da adolescência.

O livro é contato em primeira pessoa em forma de diário, e acompanhamos toda a gravidez de Mirella, seus dramas, alegrias, seus sonhos para o futuro, desejos antigos. Mirella apesar da pouca idade, trás uma maturidade em seu jeito de lidar com toda a situação, sem se deixar abalar pelas dificuldades encontradas pelo caminho, que já adianto não sou poucas. 


Uma das coisas que eu mais gostei durante a leitura foi a forma que a autora escolheu para contar a história. O livro fala sobre gravidez na adolescência, mas não se limita a apenas essa temática, por exemplo ao mesmo tempo ele aborda a forma preconceituosa que as mulheres são tratadas qual engravidam fora de um casamento independente da idade, a forma machista que mudam pessoas enxergam o papel da mulher mãe na sociedade, da mulher que prioriza sua carreira em relação a seus relacionamento,  violência na sociedade moderna, preconceito com pessoas com deficiência e a dificuldade de inclusão dos mesmos, auto-estima baixa, homossexualidade, racismo.  Todos esse temas que citei são abordados de uma maneira leve e direta, nos levando a uma reflexão ao mesmo tempo que entretêm.



O livro cumpre bem sua proposta, mas senti falta de um aprofundamento maior dos personagens em si, acredito que isso enriqueceria mais a história.  A capa está incrível e acho que valoriza a história contata. Gostei de ao longo da leitura me deparar com dicas de músicas, livros e filmes compartilhadas pela protagonista.  Acredito que este é um livro que apesar de ter como público algo adolescente, ele é capaz de agradar outros faixar etárias assim como servir como base para um debate sobre o assunto.

E para finalizar gostaria de agradecer a Graciela pela oportunidade de conhecer a história da Mirella e poder compartilha-la com vocês! 

23 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ainda não conhecia esse livro, mas pelas fotos a edição está bem bonita. A obra aborda um assunto que deve ser debatido, e achei interessante pelo fato de falar de muitos outros assuntos importantes além da gravidez na adolescência.

    ResponderExcluir
  2. Oi, concordo contigo quando diz que a gravidez na adolescencia é um tabu e pode acontecer por diversos fatores sem, necessariamente, pobreza, falta de informação, etc. Gosto muito desses YAs que mostram um pouco da realidade de uma forma bem dura mesmo, Às vezes acontece e não há justificativa. Gostei de sua resenha e gostei muito do trabalho gráfico do livro. Pelas fotos, está incrivel!

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Importante o tema abordado pelo livro, achei muito interessante. Vou ler 🤓

    ResponderExcluir
  4. Oi .
    Não conhecia o livro, e apesar de não ser o público alvo, gostei da proposta porque ele aborda uma série de assuntos importantes. Pena que a caracterização dos personagens deixou a desejar.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do tema do livro, é algo que sempre que acontece perto de mim, fico refletindo sobre, vou contar um caso absurdo de uma menina que conheço que engravidou com uns 16, 17 anos e os pais dela expulsaram ela de casa, eu juro que fiquei sem entender porque fizeram isso.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que livro é esse capa lindíssima
    Achei o livro bem interessante,pena ainda não ter conhecido mais com certeza irei ler,um beijo

    ResponderExcluir
  7. E quando a ficção mostra nossa realidade, né?
    Eu não conhecia a obra, mas enxerguei várias pessoas enquanto lia a sua resenha.
    Não deve ser fácil! Não tenho filhos, mas tenho sobrinhos e minhas irmãs passaram por Muito preconceito na gestação =/

    Triste isso
    Anotei a dica

    ResponderExcluir
  8. Que proposta interessante! Me deu muita vontade de ler o livro. Acho que nunca li nenhum que falasse dessa forma sobre o assunto. Achei incrível! Beijos!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas achei a temática bem legal, pena que você sentiu uma falta de aprofundamento nos personagens... Mas vou tentar ler!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bom este livro pelo visto acima! Eu não conhecia mas acho legal ser divulgado para que outras meninas tenha o conhecimento e muitas das vezes passando pela mesma experiencia da Mirella de 16 anos. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom, gravidez na adolescência entre famílias de classe média alta sempre aconteceu, só que é maquiado, isso não é raro a ponto de ser um diferencial para obra. Mas, no geral, gravides na adolescência é um bom tema para um livro. Trazer a ideia de os personagens mesmo com informação engravidarem, acho bacana, mas ligar a gravides na adolescência a famílias de baixa renda, é um problema para mim.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Achei muito interessante a história em geral, afinal há muitas meninas que estão passando pela mesma situação da personagem Mirella!
    Fico feliz que tenha gostado do livro mesmo fazendo algumas observações!
    Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não conhecia o livro, mas achei a proposta dele bem interessante. O modo como a situação abordada, mostrando um outro lado da situação econômica da menina. Parabéns pela resenha, ficou ótima, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, apesar da sua resenha mega positiva, da capa linda e do tema bacana que aborda eu não consegui me empolgar para lê-lo, mas mesmo assim vou deixar anotada a dica e quem sabe no futuro eu não de uma chance para ele =)

    ResponderExcluir
  15. A edição parece bem bonita, lendo a resenha senti falta de algo mais intenso que me desse interesse em ler a história. Infelizmente, não me animei muito com a premissa então vou deixar a dica de leitura passar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oi! Gostei bastante da premissa. Parece bem interessante o fato de ele abordar mais de um tema, embora não fuja da questão principal. A capa está linda! Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  17. Oie
    nossa, ainda não conhecia mas já quero o livro, parece ser muito legal ainda mais para apoiar as adolescentes que engravidam mais cedo, muito legal mesmo, quero para ontem

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Primeiro quero dizer que amei suas fotos. Segundo que capa linda!
    Não conhecia este livros, mas através da sua resenha, já adorei. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Achei a proposta do livro interessante, mas isso dos personagens poderem ser mais aprofundados atrapalharia minha leitura. Preciso conseguir me afeiçoar a eles para curtir um livro, e para isso eles precisam ser muito bem trabalhados, então acho que não leria.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Achei a ideia deste livro super interessante, já li um livro que aborda gravidez na adolescência e considerei ele uma leitura obrigatória, especialmente para o público jovem, porque é algo que preocupa a maioria dos jovens e quando acontece isso muitos acham que seriam o fim das suas vidas, na minha percepção este livro traria a ideia de que todo esse preconceito deve ser quebrado, como você muito bem apresentou. Espero ler brevemente!

    Beijos,
    http://www.justificou.tk/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Esse é justamente o problema, na hora que vão informar esquecem de dizer que ninguém está livre de engravidar, mesmo fazendo tudo direitinho. Então, uma adolescente está correndo risco quando se relaciona intimamente com seu namorado. É isso que precisa ficar claro e também, que tudo o que ela irá perder não vale a pena. Pois no fim, mesmo que ele ajude, é ela que irá perder sua vida, um filho muda tudo e o preço maior é sempre da mulher. Parece um bom livro para se trabalhar nas escolas com os adolescente. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. O enredo desse livro me lembrou uma série antiga que eu adorava, que mostrava isso a vida de uma garota adolescente gravida, eu adorava a série e gostei da premissa do livro, fiquei curiosa em ver como isso foi abordado.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Achei bem fofo este livro, bom ser um livro que "destrói" um dos grandes tabus da nossa sociedade e ser escrito em forma de diário nos aproxima bastante da personagem.
    Amei a sua resenha! Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino