Pão Caseiro


É incrível como essa categoria consegue ficar desatualizada, porque é tanta receita boa para compartilhar aqui com vocês que acabo me atrapalhando e demorando para postar aqui.  Bom já compartilhei aqui com vocês uma receita de pão caseiro super fácil e que não leva muitos ingredientes. Hoje trouxe uma outra alternativa para quem ama pão feito em casa. Essa receita é um pouquinho mais elaborada (e não complicada), mas o resultado final vale super a pena, essa é a receita que mais tenho feito aqui em casa, afinal como não amar pão fofinho e recém saído do forno!?  Chega de conversa e vamos a receita.
INGREDIENTES


2 ovos inteiros
100 ml de óleo
200 ml de leite morno
½ kg farinha de trigo
½ colher (café) de sal
½ xícara (chá) de açúcar
2 envelopes de fermento Biológico seco

PREPARO

Bata, no liquidificador os ovos, leite (o leite deve ser morno, aquela temperatura que você coloque o dedo e não sinta nenhum desconforto), óleo, açúcar e o sal. Por último acrescente o fermento. Bata o suficiente para misturar o fermento com os demais ingredientes. Despeje num recipiente e vá acrescentando a farinha aos poucos, até dar o ponto. Amasse um pouco (não é necessário sovar muito a massa, só o suficiente para se obter uma massa lisa e homogênea) e deixe descansar e crescer, por cerca de 30 minutos. Em seguida, modele os pães e deixe crescer, novamente, por mais 30 minutos. Leve para assar em forma levemente enfarinhada em forno pré - aquecido a 180 ou 230 graus até dourar (o tempo pode variar de 25 a 40 minutos dependendo da potência do seu forno, aqui em casa em uso o forno a 180 graus por cerca de 30 minutos).

DICA: nos dias mais quentes a massa tende a crescer mais rápido, então pode ser que em menos de 30 minutos ela já tenha dobrando de tamanho então fiquei de olho. Para os dias mais frios ou quando você está com um pouco mais de pressa vale a pena ligar o forno em temperatura máxima por 30 segundos (só para dar uma "aquecida") desligue e coloque a assadeira coberta com o pano de prato úmido dentro do forno, logo você verá seus pães crescendo.

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Eu sei que o tema do post é o pão caseiro, que eu acho uma DELÍCIA, mas não posso deixar de amar a estampa de Stormtroopers do fundo da foto, hahahaha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino