O que seu tipo sanguíneo diz sobre você?

Atualmente os signos tem bobado e as pessoas acreditado ou não eles fazem parte do nosso cotidiano. Aproveitando essa "febre" hoje quero compartilhar com vocês uma "teoria" japonesa que muito se assemelha ao horóscopo que conhecemos só que ao invés de levar em conta sua data de nascimento, ela tem como referência seu tipo sanguíneo

Para os japoneses, o “Ketsueki Gata” (que significa, literalmente, “tipo sanguíneo”) tem a mesma função do nosso horóscopo, e saber o tipo de sangue das pessoas das pessoas que fazem parte do seu meio social faz parte da cultura popular. Para eles o tipo sanguíneo de uma pessoa tem influência em sua personalidade e  caráter.


No início da década de 70, o "Ketsueki Gata Uranai" (Horóscopo do Sangue) passou a fazer parte da cultura popular. Essa ideia de um Horóscopo do Sangue começou a se popular quando o professo de psicologia Takeji Furukawa publicou um artigo denominado "Estudo do temperamento através dos grupos sanguíneos", em 1927, onde ele analisou as características de um grupo de alunos em uma escola de Tóquio. 

O ponto-chave para entender como funciona é simples: cada tipo de sangue levaria à algumas características específicas que se encontram em todas as pessoas de um mesmo grupo sanguíneo. Atualmente, existem várias publicações sobre o assunto, mas podemos destacar o best-seller Ketsueki Gata Wakaru Aisho (o tipo sanguíneo revela afinidades), de Masahiko NomiO livro, escrito em 1971, traz desde as descrições das personalidades até situações econômicas e conselhos de como lidar com os diferentes tipos.

Agora que vocês já sabem um pouquinho sobre como surgiu e como funciona, vamos ao que interessa. 

GRUPO A: Pessoas sérias, criativas, sensíveis, reservadas, pacientes e responsáveis, mas ao mesmo tempo teimosas, são aquelas em cujas veias corre o sangue tipo A. São indivíduos gentis, aqueles que muitas vezes colocam os interesses dos outros na frente de seus próprios interesses. Embora possam parecer exteriormente calmos, na verdade, por dentro são muito agitados e podem sofrer de ansiedade, por isso devem ficar algum tempo sozinhos para poderem descansar. As pessoas do grupo A são bons ouvintes e bons amigos; podem ser artistas, mas também podem desempenhar bem qualquer trabalho em que devam estar em contato com outras pessoas.

Mulheres no amor: perfeccionistas no relacionamento.
Mulheres no trabalho: responsáveis e metódicas.
Homens no amor: prudentes e fiéis.
Homens no trabalho: tímidos, mas muito prestativos.

*Personagens com esse tipo sanguíneo: Sakura Kinomoto (Sakura Card Captor) e Shiryu (Cavaleiros do Zodíaco).

GRUPO B: Pessoas do grupo B são particularmente brilhantes e empreendedoras, não muito confiáveis e um pouco egocêntricas. Cheias de energia e autoconfiança, muitas vezes são líderes que assumem altas posições em seus trabalhos porque confiam muito na própria intuição e pouco em outras pessoas. São pessoas entusiastas, alegres, comunicativas, sociáveis, não se preocupam muito com os riscos e desdenham das regras. Elas também são menos leais do que as pessoas do grupo A, as quais se pode dizer que são o seu exato oposto em tudo.

Mulheres no amor: tendem a apaixonar-se à primeira vista.
Mulheres no trabalho: não suportam monotonia.
Homens no amor: vivem intensamente um grande amor.
Homens no trabalho: não suportam trabalho repetitivo.

*Personagens com esse tipo sanguíneo: Yusuke Urameshi (Yu Yu Hakusho), Seiya (Cavaleiros do Zodíaco).

GRUPO AB: As pessoas do grupo AB, o tipo sanguíneo mais raro, são geralmente muito racionais e controladas, críticas, esquecidas e às vezes irresponsáveis. Apesar disso, elas são sensíveis e profundas. Logo fica claro então, que este tipo de sangue, estando entre o A e o B, vivem uma espécie de ambivalência nem sempre fácil de gerir. São pessoas que sabem muito bem resolver os problemas que surgem e são muito sérias no trabalho.

Mulheres no amor: largariam tudo para viver um grande amor.
Mulheres no trabalho: são criativas e concentradas.
Homens no amor: não se envolvem em casos longos.
Homens no trabalho: são comunicadores natos.

*Personagens com esse tipo sanguíneo: Kenshin Himura (Samurai X), Keitarou Urashima (Love Hina).

GRUPO O: Os homens e as mulheres do grupo O são pacifistas de nascença, otimistas, independentes e generosos por natureza. Eles amam novidades e estarem perto de pessoas que costumam lhes retribuir carinho porque, como eles, são pessoas respeitosas das idéias alheias, compreensivas e abertas. Pessoas do grupo O sabem controlar suas emoções, são cheias de confiança, extrovertidas, pacientes e sempre têm um objetivo muito claro. Por todas estas razões são geralmente excelentes organizadores e podem expressar o melhor de si dentro de um grupo de pessoas. Os indivíduos do grupo O são descontraídos, líderes natos, teimosos, diretos e geralmente populares. Eles gostam de atenção e são geralmente pessoas criativas, determinadas e ousadas. Buscam o poder, são cheias de sonhos e vão atrás de seus objetivos com determinação.


Mulheres no amor: são conquistadoras e sedutoras.
Mulheres no trabalho: procuram status.
Homens no amor: preferem não se envolver profundamente.
Homens no trabalho: tendem a ficar conhecidos na sociedade.

*Personagens com esse tipo sanguíneo: Serena Tsukino (Sailor Moon), Lucy Shindou (Guerreiras Mágicas de Rayearth).

Achei bem bem interessente conhecer um pouquinho mais sobre um costume de uma cultura tão rica como a japonesa. Meu tipo sanguíneo é 0 e achei que teve algumas caraterísticas que se encaixam bem no  meu jeito de ser.

Agora me contem qual o tipo sanguíneo de vocês? Vocês se identificaram com essas características? 

8 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ane adorei conhecer um pouquinho da cultura deles. Meu tipo sanguíneo é A e achei que algumas características batem mesmo. Gostei haha já sou a louca dos signos, daqui a pouco saio perguntando o tipo sanguíneo das pessoas também hahahha Beijão <3

    ResponderExcluir
  2. Achei super legal conhecer um pouco sobre essa cultura totalmente nova pra mim, mas achei que o meu errou feeeeeeio hahaha
    Sou A e não achei que me descreveu nem um pouco (só sou teimosa mesmo).
    Mas é válido o conhecimento haha
    Beijão!
    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
  3. Cada dia eu me surpreendo mais com essa cultura!
    Eu sou do grupo O, algumas coisas tem a ver comigo, outras totalmente opostas!hahaha
    E adorei a comparação com os personagens, Sakura fofa é A <3.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu nunca sei qual é meu tipo sanguíneo! kkkkk Está anotado em algum lugar, mas acho que é o tipo B e algumas características bateram comigo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gente adorei isso! Sou do grupo B e achei que o meu tem realmente algumas coisas parecidas comigo, mas só um pouquinho. Ainda acho que meu signo me descreve muito mais, sou de touro! hahahaha Sempre bom descobrir mais sobre outras culturas! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente que interessante isso! Pior que o meu (tipo A) bateu certinho, eu sou bem assim =D bacana isso, não conhecia, achei incrível!

    ResponderExcluir
  7. Eita, que demais! Não sabia disso não. Agora só preciso lembrar qual meu tipo sanguíneo... hahaha

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante,pena que não sei o meu tipo :/ Mais vou procurar saber e volto aqui pra dizer se as caracteristicas bateram ! Mil beeijos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino