Feliz Dia dos Pais


Neste domingo é comemorado o Dia dos Pais e inúmeras mensagens estão sendo compartilhadas neste momento, mas você já se perguntou como surgiu a data? Esta comemoração existe em vários países e cada uma possui a sua origem, então vamos falar sobre como tudo começou aqui no Brasil.

No Brasil, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez em no dia 16 de agosto de 1953. Diferente do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples (a data surgiu como sugestão de Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana). Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.
O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.
Espero que tenham gostando de saber um pouquinho mais sobre o surgimento da data. Desejamos que vocês possam passar a data ao lado de pessoas queridas, afinal ser pai vai muito além do significado da palavra. Feliz Dia dos Pais! 

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

Postar um comentário

@profanofeminino