Cronograma Capilar



Um dos assuntos mais acessados aqui no blog é cuidados com o cabelo. Então o post de hoje vai ser sobre dicas simples que fazem toda a diferença na hora de ter cabelos bonitos e saudáveis. Muitas vezes a gente reclama que um determinado produto promete maravilhas, mas no nosso cabelo não deu certo, ou pior deixou ele com uma aparência horrível. Bom isso acontece as vezes, mas muitas vezes é a gente que não sabe usar-lo da maneira correta.   

Acredito que muitas de vocês já fizeram ou fazem aquela hidratação em casa de 15 em 15 dias não é mesmo? Mas que tal mudar um pouco sua rotina e aderir ao cronograma capilar? Se você ainda não conhece foi explicar como funciona.

O cronograma capilar tem como finalidade ajudar o cabelo a se recuperar das agressões sofridas seja pelo sol, cloro, químicas e etc... Ele é um programa de quatro semanas onde temos como objetivo: hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Na imagem a baixo vocês podem ver um cronograma base (oficial), ele pode ser adaptado de acordo com a necessidade de cada cabelo. 

Entendendo capa etapa: 

Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água, ou seja a umidade dos fios.  Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação então destaque para essa etapa.
Produtos indicados para esta etapa:  Opte por máscaras que possuem em sua fórmula silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa, vegetais, vitaminas, por exemplo.

Nutrição: A nutrição tem a função devolver os lipídios para os fios.  Ela é a grande responsável por dar oleosidade para os cabelos. Se o seu cabelo está com muito frizz e sem balanço, ele precisa de nutrição.
Produtos indicados para esta etapa:  Opte por máscaras que possuem em sua fórmula óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, abacate, cacau), tutano, proteínas hidrolisadas.

Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por  repor as proteínas dos fios. Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, fino… ele precisa de reconstrução. Antes da reconstrução é indicado que você faça antes uma hidratação e uma nutrição. Nesta etapa o cabelo tende a ficar um pouco "duro" mais é normal. Essa esta deve ser feita no máximo duas vezes ao mês.
Produtos indicados para esta etapa:  Opte por máscaras que possuem em sua fórmula creatinina, proteína do trigo, queratina, colágeno, arginina, aminoácidos, cisteína por exemplo.

Bom meninas agora que vocês já conhecem seu tipo de cabelo e como funciona cada etapa do cronograma capilar, agora é hora de colocar essas dicas em prática e arrasar com um cabelo de diva! Se tiverem outras dicas de como cuidar dos cabelos não deixem de nos contar nos comentários.

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Gostei do cronograma, vou copiar e usar!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sigo todos esses cuidados porque tenho química no cabelo e ele fica ressecado. Você deu uma ótima dica de serviço. Vale a pena :)
    Já estou seguindo o seu blog.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por postagens sobre mas eu nunca consigo seguir um cronograma certinho, sempre esqueço de fazer alguma etapa.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino