Vida de Universitário XI


1-Qual seu nome e idade? E nos conte um pouco sobre a sua escolha do curso.
R: Meu nome é Ana Carolina, tenho 21 anos, dona do blog Ela só pensa nisso. Eu fiz Análise e Desenvolvimento de Sistemas porque sempre tive uma paixão por computadores e e muita facilidade para usá-los, desde pequena eu aprendi a me virar sozinha, aprendi tudo o que eu queria sobre computadores sozinha, procurava tutoriais de edição de fotos em uma época que isso não era comum (só achava em comunidades do orkut), comecei a entrar em sites que eu gostava só para estudar o código fonte e conseguir fazer igual. Minha família sempre me disse que se eu não trabalhasse com computadores, não trabalharia com mais nada hahaha E também por ser um curso de 2 anos e meio, eu pensei em fazer Ciências da Computação, mas não queria ficar 5 anos na faculdade.

2-Este é o curso que você queria desde o Início?
R: Não. Quando eu era criança queria ser veterinária, mas quando meu cachorro morreu desisti totalmente dessa idéia, percebi que não saberia lidar com perdas. Depois eu decidi que queria fazer jornalismo, e essa é uma vontade que eu ainda tenho, mas acho que é uma paixão e não uma profissão. No fim das contas, me decidi pela informática mesmo.
3-Qual era sua impressão sobre o curso antes, durante e agora que você já se formou? Você superou suas expectativas?
R: Pra falar a verdade, eu não tinha uma impressão do curso antes. Eu fazia um curso técnico em informática, as inscrições pro vestibular abriram e eu queria prestar Sistemas pra Internet, mas meu melhor amigo queria fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas e me atormentou a vida até eu mudar  de curso. No fim das contas, não formaram turma pra Sistemas pra Internet e eu fiz o outro curso mesmo. Eu esperava um curso muito voltado pra desenvolvimento, mas descobri que o curso era quase todo voltado para análise, o que também é muito importante. O curso foi um pouco decepcionante, mas por outros motivos.. Era a primeira turma do curso, então a faculdade não estava completamente adaptada, eu passei um bom tempo do curso brigando por coisas melhores, e aos poucos tudo foi melhorando.



4-O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar? Caso você tenha tido que se mudar como foi todo o processo de adaptação? O que mais você sentiu dificuldade?
R: O curso que eu fiz é um Superior de Curta Duração (também conhecido como tecnólogo), então não é um curso tão fácil de achar. Aqui na minha cidade tem uma faculdade particular com esse curso, então eu nem tentei prestar vestibular em outro lugar. Pensei em tentar uma faculdade federal, mas a única que encontrei com esse curso era no nordeste e eu não pretendia ir pra tão longe.



5-Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens?
R: Como eu disse, o curso tem duração de 2 anos e meio, e eu cursei no período noturno. É muito voltado para a análise dos sistemas, como por exemplo: requisitos do sistema, casos de teste, metodologia usada. Mas também aprendemos um pouco sobre linguagens de programação, banco de dados. Pra mim, a grande vantagem desse curso é a duração, na área da tecnologia não faz muito sentido passar vários anos na faculdade: quando você acabar o curso, o que você aprendeu lá no começo nem existe mais. E a desvantagem é praticamente a mesma, o curso é muito rápido, então tudo é passado para os alunos de forma muito rápida, tem que correr atrás e estudar além do que o professor falou.



6- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida após entrar na faculdade? E agora que você já está formada?
R: Ah, entrar na faculdade é demais! Você conhece pessoas novas, com cabeças diferentes, muito mais maduras. Não tem mais aquela coisa de ensino médio, agora você tem que crescer e se virar sozinha, você tem que correr atrás do seu futuro e do que você quer pra sua vida. Acho que pra quem faz faculdade longe de casa deve ser ainda melhor.. Além de ter um mundo todo novo pra conhecer, você se torna responsável pela sua casa, pelo seu mundo.

7- Qual foi a maior dificuldade que você encontrou após sair da faculdade?
R: Na verdade não foi ao sair da faculdade, foi durante, quando eu consegui um emprego. O que a gente aprende na faculdade é muito teórico, e pra trabalhar a gente precisa da prática. Em um ano no trabalho eu aprendi muito mais do que em dois anos e meio de faculdade.



8- Você trabalha na sua área de formação? O mercado de trabalho correspondeu a sua expectativa?
R: Sim, eu trabalho. Sou desenvolvedora de sistemas em C# (linguagem de programação). Estou na mesma empresa desde que estava na faculdade, mas sei que o mercado de trabalho pra essa área é bem grande, principalmente em cidades grandes.



9- O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?
R: Corram atrás do que vocês querem! Não esperem a faculdade te ensinar tudo o que você precisa, porque não vai. O que o mercado de trabalho precisa não é de alguém com diploma na mão, é de alguém dedicado, que queira aprender sempre mais, que tenha atitude. Estudem, pesquisem, atualizem-se. Se você quer chegar onde ninguém chegou, precisa fazer o que ninguém fez.

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa! Adorei, adorei, adorei essa entrevista. A moça entrevistada fala tudo e mais um pouco. As decisões dela são bem com a verdade, sabe? Também queria fazer jornalismo, mas acho que é mais uma paixão. No momento, estou terminando Design Gráfico e pretendo cursar letras. <333

    Beijos, Arih

    ResponderExcluir
  2. Olhaaaa, minha entrevista! Juro que já não lembrava mais dela hahaha Foi logo no começo do meu blog.
    Mas tudo o que eu disse continua sendo verdade.

    Adorei ver minha entrevista!

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Ah acho tão legal quando descobrimos o que tem por trás da telinha :) sucesso na sua vida profissional sempre :)
    http://indirect-foryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito sucesso em sua vida , amei a entrevista *-*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse tipo de post para ajudar as meninas que estão na fase de escolhas! E a Carol mandou muito bem na entrevista! :)

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino