Vida de Universitário V



1-Qual seu nome e idade? E nos conte um pouco sobre a sua escolha do curso.
Camila Rocha, 23 anos. Quando estava no último ano do colégio comecei a fazer um curso técnico, a primeira matéria que tive foi Direito, então achei interessante e resolvi cursar.

 2-Qual curso você faz e qual semestre está cursando? Sua faculdade é pública ou particular?
Estou no 4º semestre do curso de Direito em uma universidade particular. Mas já cursei dois semestres de enfermagem em uma Universidade Federal.

3-Este é o curso que você queria desde o Início?
Quando era mais nova queria fazer medicina, mas acabou que no último ano do colégio perdi as inscrições das universidades públicas então acabei fazendo vestibular para Direito na faculdade da minha cidade.

4-Quais eram sua impressão sobre o curso antes e agora que está finalmente o cursando? Você superou suas expectativas?
No começo tive um pouco de medo sem saber bem o que esperar. As pessoas falavam que o Direito não era pra mim por eu ser muito tímida, mas aos poucos fui percebendo que eu sou capaz de superar os obstáculos e ver que tudo agente aprende aos poucos. Estou superando minhas expectativas sim.

 5-O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar? Caso você tenha tido que se mudar como foi todo o processo de adaptação? O que mais você sentiu dificuldade?
O curso de Direito tinha na minha cidade. Mas quando passei na universidade público para enfermagem tinha que ir todos os dias para Porto Alegre de trem e ainda pegar um ônibus, lá eu ficava o dia inteiro, chegava em casa a noite, era muito cansativo e difícil passar o dia todo longe da família, almoçar sozinha, etc...
6-Com a mudança do ensino médio para faculdade existe algumas diferenças. Qual foi a mudança que mais de agradou e qual a você menos gostou?
A faculdade você é só mais um, são muitos alunos, os professores às vezes nem sabe que você existe, eles não querem saber por que você não fez o trabalho ou se você tem dificuldade na disciplina. A melhor diferença é que você é livre, se não quer ficar na aula pode ir embora, somente você é responsável pelos seus estudos.

7-Qual sua dica para quem vai prestar vestibular em breve? Qual foi a estratégia de estudo que você usou e aprovou? 
Eu fiz cursinho pré-vestibular e estudava o resto do dia em casa, devemos manter o foco e acreditar que é possível, que somos capazes, devemos confiar em nós mesmos. E é muito importante tirar as dúvidas com os professores e nunca deixar acumular matéria.

 8-Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens?
 Meu curso começa a ficar mais interessante depois do terceiro semestre, no começo é muita teoria e fica difícil entender, principalmente pra quem acabou de sair do colégio. Mas quanto começa as matérias mais práticas você vai se apaixonando. Como o direito possibilita diversas carreiras temos muitas possibilidades como advogar em escritório, ser consultar de empresas, e principalmente os concursos públicos, defensor público, promotor de justiça, juiz, delegado, etc... As desvantagens é que tem muita gente formada nesse curso.

9- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida? A e também nos conte como foi seu trote?
O que muda é que agora você percebe que tem mais responsabilidade, o seu futuro vai depender do que você fizer agora, o mundo dos adultos se torna uma realidade. Em nenhuma das duas faculdades que eu entrei teve trote.

10-O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?
O importante é pesquisar bem antes de escolher o curso para depois não resolver trocar como eu fiz. Cursei direito depois resolvi trocar para enfermagem, percebi que aquilo não era pra mim, além de sofrer bullying na faculdade (mas isso posso contar outra hora), então voltei para o direito onde estou muito feliz. Também estou fazendo estágio na área tributária e estou adorando, estou até pensando em me especializar nessa área.

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oi, esse post me ajudou muito pois estou indo para o 2ºano do ensino médio e desde a 7º série tenho em mente fazer faculdade de Direito, assim como você sou muito tímida e morro de medo de isso atrapalhar nos estudos futuramente. Você já fez o post falando sobre o bulliyng? fiquei curiosa para saber sobre isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Se dependesse do meu pai eu estaria formado em Direito ha um ano atrás, mas decidi fazer engenharia ambiental. Não tenho jeito para mexer com processos e todas essas coisas do Direito, mas gosto da matéria.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meus pais queriam que eu fizesse Direito, mas acabei fazendo Farmácia em meu primeiro vestibular. Passei, cursei 2 períodos e tranquei. Estou me formando em Letras Português/Espanhol agora...

    Beijos!
    http://meumundoecolorido.blogspot.com/
    @mmecolorido

    ResponderExcluir
  4. Ainda não cheguei na faculdade rs.
    http://bloggiveyourheartabreak.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino