Técnicas de Memorização – Saiba como Melhorar sua Memória


Olá pessoal eu sou a Elizabeth, a nova integrante do blog Profano Feminino. Já sou leitora há algum tempo e como gosto de escrever resolvi colaborar com o blog. Vou escrever para a categoria de Vestibular, espero que gostem dos meus posts =D. Deixem sempre sugestões e deem as suas opiniões, estarei sempre ligada nos comentários =).

Hoje vou falar sobre técnicas de memorização, dicas que serão importantes para quem vai prestar vestibular ou prova importante.
Agora em época de fim de ano, é chegado o tempo dos estudos estarem a mil por hora, pois é :com tanta matéria para estudar as vezes fica difícil se concentrar, e memorizar tudo que é preciso para um resultado positivo no vestibular ou ENEM.

Muitos estudantes acham que é um bicho de sete cabeças memorizarem, acabam desistindo de estudar, e tentam a “sorte” na prova que vão prestar. Porém existem algumas técnicas para ajudar na memorização.

A memória e como o músculo de um braço, é preciso treinar para ficar forte. Para uma boa memorização é necessário:


1 -  Concentração – Na hora dos estudos concentre-se  ao máximo no estudo, vá para um lugar silencioso,  e que não forneça nenhuma distração. Envolva-se o mais possível com o que estiver estudando.

2 – Observação – Observe todos os detalhes, as vezes pequenos detalhes que parecem insignificantes no contexto,  podem fazer uma grande diferença, busque a profundidade do assunto.

3 – Imaginação – A imaginação é você conseguir produzir mentalmente o que está lendo e, quando alguém perguntar se você entendeu, e você responder que sim, isso significa que você processou a imagem, e por essa razão a necessidade de se  trabalhar a imaginação, para melhorar a memorização.

4 – Organização – Planeje a forma que você quer fixar a matéria, faça uma metodologia eficiente para estudar.

5 – Bloquear – Cuidado com os famosos brancos, para evita-los é preciso tentar ao máximo pensar positivo, imaginar que o vestibular já aconteceu, e  manter-se calmo, deixando a  ansiedade de lado.

6 – Atividades Física e Alimentação – Alie os seus estudos com exercícios físicos, e uma boa alimentação, estas são atividades que melhoram a concentração, e melhorando a concentração você terá uma melhor memorização.

7 – Repetição – Leia, e releia a matéria que estiver estudando, a repetição ajuda a exercitar a memória, por isso o processo de repetição é importante para ajudar nos estudos.

8 – Resumos – Enquanto estiver estudando, faça resumos da matéria, nestes resumos não é necessário detalhar, apenas coloque os pontos importantes, dessa forma você lembrará dos detalhes na hora da prova.

9 – Exercícios – Faça bastante simulados, a repetição de exercícios são ótimos aliados para a memória.
Fazer exercícios ajuda a ter segurança na hora da prova, diminuindo um pouco a ansiedade.

 10 – Invista em você Uma boa alimentação, e dormir bem, são atividades necessárias para um bom rendimento nos estudos. A memória precisa de energia para funcionar bem, por isso é necessário que se alimente bem, antes de começar os estudos.

Seguindo estas dicas, as chances de um resultado positivo para a memorização são altas. Faça o teste e tente praticá-las.


Melhorar a sua memorização é importante para os estudos, por isso procure por técnicas eficientes que certamente irão ajudar a fazer provas.



 

6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ana Paula Carvalho05 outubro, 2012 10:59

    Nossa!!
    Adorei suas dicas :D
    Com certeza eu vou acompanhar os seus posts!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas e que servem para todos.
    Tentar entender o que se está lendo é o primeiro passo para memorizar, que acaba acontecendo de forma natural.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Super útil, vai ser de grande serventia, vou aplicar as tecnicas durante as provas da facul já que já passei desta fase de vestibular...

    Beijos
    http://www.tchucatchurubba.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já executo a maioria das dicas e garanto, da super certo!
    Ainda não cheguei na fase do vestibular (primeiro ano do em, ainda ! haha), mas mesmo assim, esse ano já presto enem e não é só porque não é sério que vou fazer feio, não é?
    Bem vinda Elizabeth, tenho certeza que vou amar seus posts!
    Beijos
    http://sonhodebiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dicas muito legais! Legal também é colocar em tópico os pontos mais importantes. Resumos também são sempre ótimos para aprendermos melhor.
    Beijos! :D

    ResponderExcluir
  6. Tenho concentração ótima pra leitura, mas se for pra estudar, não consigo, logo estou olhando pra parede!

    Fofa, tem alguns produtos novos lá na loja, dá uma olhada ^^

    xoxo
    hannabananastore.b.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino