A moreninha

Olá Gente! Como estão? Bom gostaria de avisa-los que a promoção do livro Xadrez foi prorrogada até o dia 03/03/2012. Então quem ainda não está participando não perca a oportunidade. Clique aqui e participe.  Agora vamos ao que interessa dica de leitura da semana.

A Moreninha - Joaquim Manoel de Macedo é um clássico da nossa literatura, antes eu confesso que tinha um certo receio quanto ao clássicos pela linguagem  difícil, contexto um pouco diferente dos nossos dias, mas a partir da leitura desse livro vi que nem tudo é ruim e aprendi a valoriza-los e até me divertir com a leitura.

Este livro é um dos romances inaugurais do Romantismo no Brasil. Um livro maravilhoso, ainda capaz de emocionar e despertar nostalgia. 

A história de “A Moreninha” gira em torno de uma aposta feita por quatro estudantes de Medicina da cidade do Rio de Janeiro do fim da primeira metade do século XIX. Um deles, Augusto, é tido pelos amigos como namorador inconstante. Ele próprio garante aos colegas ser incapaz de amar uma mulher por mais de três dias. Um de seus amigos, Filipe, o convida juntamente com mais dois companheiros, Fabrício e Leopoldo, a passarem o fim de semana em uma ilha, na casa de sua avó, D. Ana. Ali também estarão duas primas e a irmã de Filipe, Carolina, mais conhecida como "Moreninha". Por causa da fama de namorador do colega, Filipe propõe-lhe um desafio: se a partir daquele final de semana Augusto se envolver sentimentalmente com alguma (e só uma!) mulher por no mínimo 15 dias, deverá escrever um romance no qual contará a história de seu primeiro amor duradouro. E é a partir dai que a nossa história começa mostrando como Augusto encontrou seu verdadeiro amor. O livro traz  um detalhe que faz toda a diferença na história o que a torna mais especial que está relacionado a Augusto e Carolina, mas não vou falar mais sobre isso por iria acabar com todo charme e graça da história, vocês terão que ler para descobrir... Mas uma coisa eu posso lhes garantir a história é tão fofa que nós faz acreditar mais uma vez que quando o amor é verdadeiro a época, a idade e a distancia são apenas meros detalhes. E pense pelo lado bom com ela leitura você já vai ganhando uns pontinhos para as aulas de literatura e vestibular.


E ai alguém já leu? Se sim o que achou da história?





1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. li esse livro para a escola (ih, quanto tempo!!!!!) e gostei, achei bem interessante, não achei a linguagem difícil de entender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino