Entrevista com a escritora Lorena de Macedo



1)  Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade desta entrevista. Lorena como surgiu a idéia de escrever o livro Essência Vol.I - Encontro de Almas?
Gostaria de agradecer ao blog Profano Feminino pela oportunidade que me foi concedida tão gentilmente para divulgação de meu primeiro romance Essência- Encontro de Almas, cujo lançamento está previsto para maio. Acerca do surgimento da ideia para escrever o livro, não tenho nenhuma resposta mágica, como por exemplo dizer que sonhei com a história ou algo do tipo (rsrsrsrsrsrsrsrs). Ao contrário, costumo responder a essa pergunta dizendo que Essência é o resultado de muitos anos de leitura, rabiscos, transpiração e inspiração. 


2-    Qual foi sua inspiração na hora de criar a história? E o que podemos esperar deste livro? 

Essência é um livro que remonta suas origens ao mito do andrógino, uma figura encontrada em O Banquete, um dos mais celebres diálogos do filósofo Platão. Sendo assim, acredito que a inspiração para escrever a história pode ser encontrada não só em O Banquete, mas em todos as histórias escritas algo longo dos séculos e que tratam de um amor incondicional. Contudo, é preciso salientar que o livro não aborda a questão das almas gêmeas da forma tradicional a que estamos acostumados a ver por aí. Se o leitor está esperando um romance arrasador, certamente vai encontrar! Mas o que difere Essência dos outros romances sobrenaturais, é que não há vampiros, zumbis, anjos, bruxas, ou qualquer criatura comumente utilizada para ilustrar as histórias atuais. Os seres encontrados em Essência "são novos no mercado" e isso vai surpreender! 

3-    Como foi o processo de publicação? E quais foram seus maiores desafios na hora de publicá-lo? E qual sua dica para aqueles que quererem se aventurar neste universo de escritores? 

Após a conclusão do livro, o primeiro passo foi enviar o material para Biblioteca Nacional para fins de registro autoral. Em seguida, começou uma odisseia em busca de editora. Sabemos que o mercado editorial brasileiro é severo quando se trata de novos autores, principalmente autores nacionais. Algumas editoras oferecem programas de incentivo a novos autores, para que os mesmos publiquem seus trabalhos mediante pagamento. O problema é que o custo do trabalho estabelecido por essas editoras, por ser muito alto, acaba inviabilizando a publicação por parte dos autores. Enfim, acredito que posso me considerar privilegiada, pois foram apenas quatro meses de espera até que a Editora Literata se interessasse pelo meu trabalho e abraçasse a ideia. 

Para aqueles que desejam publicar um livro, o primeiro passo é terminá-lo. Pode parecer que minha dica é óbvia, mas acreditem, muitas pessoas começam a escrever e já querem enviar o material para análise das editoras, antes mesmo do fim. E eu garanto que nenhuma editora vai analisar um material incompleto. A segunda é ter auto-crítica. Se sua mãe lhe disser que seu livro está maravilhoso, não acredite! (rsrsrsrsrssrrssrsrsrsr) O melhor a fazer é submeter o material para leitura crítica de um profissional ou de um leitor assíduo do tipo de livro que você escreveu e que seja sincero com você. Mas acima de tudo, não tenha medo de deixar a imaginação fluir. 

4-    Ao que tudo indica Essência não ficará no primeiro livro. Quantos livros você pretende lançar ao todo? 
A história de Essência está programada para ser desenvolvida em três livros. O primeiro volume-Encontro de Almas- apresenta a história ao leitor, mas deixa muitas incógnitas que serão desvendadas no decorrer dos outros volumes. 

 5-    Na hora da escrita quais são os autores que te inspiram?

Acredito que meus autores preferidos como leitora também são aqueles que me inspiram como autora. Sendo assim, cito como exemplo Carlos Ruiz Záfon, Marta Medeiros, Agatha Christie, dentre outros.


6-    Qual seu estilo literário favorito e o que você está lendo no momento? 

Não tenho gênero literário preferido. Atualmente estou lendo André Vianco e Carlos Ruiz Záfon. 

7-   Um livro, um lugar, uma música, um filme e uma pessoa que te marcaram até agora?

Livro: Marina de Carlos Ruiz Záfon. (É um livro fantástico!)
Lugar: Gabinete Real Português de Leitura localizado no Rio de Janeiro. (Considerado uma das bibliotecas mais lindas do mundo!).
Música: João e Maria de Chico Buarque (Minha mãe tocava para mim no violão quando eu ainda era bebê).
Filme: A Casa dos Espíritos 
Pessoa que me marcou: Muitas pessoas me marcaram ao longo da vida, mas minha bisavó materna, Carmélia, é a pessoa ideal para responder essa pergunta, pois ela lia histórias de Monteiro Lobato para mim todas as noites, cultivando em mim o hábito da leitura que culminaria com a escrita.  

8-    O que não pode faltar no seu guarda-roupa e qual tipo de maquiagem você não vive sem? 

Sou bem eclética na hora de me vestir, mas não podem faltar camisas em meu repertório. Gosto do muito de blush e lápis para os olhos. 

9-    Lorena por Lorena?

Sou uma pessoa caseira, que adora passar os dias de folga lendo um bom livro e tomando um cappucino com chantilly. Os dias nublados, com um clima mais ameno, são os que mais me inspiram para escrever. Não como carne vermelha, não fumo, não bebo e me exercito regularmente, mas não pensem que sou "quadrada" por levar uma vida saudável (rsrsrsrsrsrsrsrssr).  Recentemente me casei com meu primeiro namorado e que certamente será meu eterno namorado. 

10- E para finalizar gostaríamos pedir que deixasse uma mensagem para nossos leitores e leitoras.

Existe uma frase de Charles Chaplin que gosto muito de citar: "Não tenha medo dos confrontos, pois até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas". A vida é uma eterno fluir e possibilidades, cabendo a nós escolher se queremos nos renovar e crescer, ou permanecer na poda severa de nossas limitações. Agradeço aos leitores do blog pela atenção dispensada na leitura dessa entrevista e pelo interesse na Saga Essência. Tenho certeza de que vocês vão se surpreender com a leitura. 

abraços 


lorena de macedo

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei a entrevista e é muito bom saber que o livro tem continuação.
    Ansiosa pra ler...

    bju

    Lie

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, nunca li um livro dela, vou procurar ele e ler!
    Beijos
    http://unejeunefillesentimentale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana!

    Vou procurar conhecer os livros dessa moça!

    Bjos

    mulherziceseafins.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino